ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Faz Bem!

Com método de atleta olímpico de natação, Vithal ganha mais 1 unidade

Vithal Academia usa método Gustavo Borges para ensinar natação sem competições

Informe Publicitário | 09/02/2017 06:40
Toucas vão mudando de cor de acordo com os níveis das crianças na água. (Foto: Alcides Neto)
Toucas vão mudando de cor de acordo com os níveis das crianças na água. (Foto: Alcides Neto)

É só o pediatra liberar e as aulas começam nas piscinas da Vithal Academia. Assim, bebês de 4 meses já vão para a água com a toquinha branca, cor de quem está conhecendo a natação. Como nas artes marciais, a academia não cuida só da parte física das crianças, trabalha afetividade, cooperação, disciplina e valores como a amizade e o respeito. Para incentivar, no lugar das faixas do judô ou do karatê, quem vence os desafios na água vai mudando a cor da touca.

Pelo desenvolvimento integral, a academia ensina natação com o Método Gustavo Borges, criado pelo campeão olímpico não com o objetivo de formar atletas, mas de usar a atividade como forma de potencializar habilidades individuais.

Este método trabalha com a sistematização pedagógica e funcional da natação. Dividido em níveis, objetiva desenvolver habilidades específicas de cada fase da criança. Os alunos são estimulados através do lúdico, superando os desafios de cada nível e, o mais importante, adquirindo o gosto pela prática da atividade.

Enquanto o filho aprende, os pais ou avós podem aproveitar outras atividades nas unidades da Vithal, agora com mais um endereço, na Rua Espirito Santo, 1264, Jardim dos Estados.

Pais acompanham etapa de adaptação. (Foto: Alcides Neto)
Pais acompanham etapa de adaptação. (Foto: Alcides Neto)

Para os bebês e crianças ainda não familiarizadas com a piscina, o processo começa com ambientação e adaptação ao meio líquido, etapas acompanhadas pelos pais dentro da água, até que a confiança dos pequenos seja transferida ao professor. Com meses de vida, já é possível trabalhar a socialização, o controle da respiração, equilíbrio e habilidades de sobrevivência.

Quando estão prontos para a touca amarela, começam os primeiros deslocamentos na piscina. Na touca laranja tem movimentação alternada de pernas e braços, saltos e até cambalhotas. Na cor vermelha, os alunos descobrem os nados crawl, costas e as pernadas do nado peito.

Depois, vem o aperfeiçoamento, com aulas de nado borboleta, condicionamento aeróbico e preparação para nadar metragens longas, até chegar à touca de tom azul escuro e, se o aluno quiser, se dedicar à vida de atleta.

Durante o ano, as aulas são intercaladas com projetos e festivais, sem a cobrança sobre quem vai chegar primeiro. O que avalia o desenvolvimento não são os torneios, mas a analise individual realizada nas avaliações feita pelo professor.

Relatórios são gerados e repassados aos pais com observações dos avanços. Para passar de nível, além do desempenho na natação, o aluno também tem de cumprir requisitos de comportamento e socialização.

A estrutura é especial para as crianças. As duas piscinas são aquecidas e tratadas com ozônio, gás que não resseca a pele e não irrita os olhos. Também há banheiros específicos para os pequenos e um mezanino, de onde os pais têm visão privilegiada das aulas.

Bebês começam assim que pediatra libera. (Foto: Alcides Neto)
Bebês começam assim que pediatra libera. (Foto: Alcides Neto)
Aulas têm vários recursos para ensino. (Foto: Alcides Neto)
Aulas têm vários recursos para ensino. (Foto: Alcides Neto)

Grávidas - Ainda na gestação, basta o médico garantir que está tudo certo para as mães iniciarem o programa especial que prepara as gestantes para o parto. Em 1h30min de aula, elas têm 45 minutos de exercícios de solo, englobando alongamento e fortalecimento de musculaturas específicas, equilíbrio, trabalho respiratório. Os 45 minutos restantes o trabalho é na piscina, onde o foco maior é a parte cardiorrespiratória e a drenagem realizada pela água.

As aulas ocorrem duas vezes por semana, as terças e quintas, ou segundas e quartas. O objetivo do programa específico para gestantes é reduzir os efeitos das alterações morfológicas e fisiológicas próprias desta fase, proporcionando bem estar para mamães e bebês.

Depois do nascimento, a mulher continua na Vithal para recuperar a forma. A academia tem treinos para todas as idades, inclusive, os que gastam muitas calorias sem o impacto das atividades em solo. Uma dessas modalidades é o Spinning Aquático, com uso de bicicletas o praticante pode consumir em média, 600 calorias por aula.

Para começar já uma atividade física na água, em fevereiro a Vithal Academia tem promoção, dá 20% de desconto na matrícula.

Os telefones para outras informações são: (67) 3211-4711 /3382-0223 / 99224-3159 / 99253-8604. Para saber mais, siga a academia no Facebook e Instagram.

A Vithal tem duas unidades em Campo Grande, na Rua Espírito Santo, 1264 e na Rua Arthur Jorge, 789.

Nova unidade fica na Rua Espírito Santo, 1264.(Foto: Alcides Neto)
Nova unidade fica na Rua Espírito Santo, 1264.(Foto: Alcides Neto)
Nos siga no Google Notícias