ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Faz Bem!

Contra violência obstétrica, enfermeira parteira ajuda mães darem à luz em casa

Paula Maciulevicius | 05/02/2015 07:02
Nos partos domiciliares, doulas trazem banheira e bola feitas especialmente para o parto. (Foto: Raquel Ovelar)
Nos partos domiciliares, doulas trazem banheira e bola feitas especialmente para o parto. (Foto: Raquel Ovelar)

Depois de vivenciar tanta violência obstétrica, quando a vontade da futura mãe em não ter intervenções na hora do parto não é ouvida, a enfermeira Karina Amaral se tornou parteira. Aos 36 anos, a capixaba que mora em uma fazenda próximo a Campo Grande já coleciona a felicidade de ter "assistido" partos em casa. 

A formação dela é em Enfermagem com especialização em Ginecologia e Obstetrícia, mas a paixão pelo parto humanizado surgiu das experiências que viveu, em especial no Estado do Amazonas, onde morou quando o marido foi transferido, em 2007. "Lá conheci sobre as doulas e me encantei desde então pela saúde da mulher", conta. 

O foco dos partos em que assistiu era a população ribeirinha e foi dentro deste contexto que ela passou a conhecer de fato a violência obstétrica. "Presenciei muitas, inclusive em Manaus, com episiotomias sanguinolentas. Uma certa vez um médico me chamou e disse 'olha isso, a tesoura cega, como cortar direito assim? Isso a menina de 17 anos parindo e ele fazendo uma episiotomia com esta tesoura. Eu segurava a mão dela e dizia 'eu estou aqui, não chora'... Aquilo me marcou demais", narra.

Karina é enfermeira com especialização em Ginecologia e Obstetrícia.
Karina é enfermeira com especialização em Ginecologia e Obstetrícia.

Já em Campo Grande, viveu mais 2 anos e meio até passar a lutar em defesa do parto humanizado. O primeiro caminho foram as redes sociais, de onde vieram gestantes do País todo compartilhando medos e dúvidas. "Me senti tão útil que eu disse que era hora de mudar a história".

De cara, eu que não tenho filhos e nunca passei pela experiência de um parto, me surpreendo com o termo adotado por Karina, de "assistir". "Na verdade, fazer o parto eu não faço, quem faz é a mulher. Eu assisto", explica sobre a assistência domiciliar prestada.

A apresentação como "parteira", Karina explica que é para facilitar ao máximo o entendimento das pessoas sobre o que ela faz. "Acho prático e simples", pontua. No dia a dia, Karina descreve que nunca procurou uma gestante, mas que elas chegam até ela por indicação de doulas.

"Eu acompanho o pré-natal, os exames, questiono sobre o desejo da mulher em ter o parto em casa e porque desta escolha. Tudo isso é para analisar se ela está apta ou não a ter um parto domiciliar", explica a parteira. Dentro da triagem, há um termo de consentimento que precisa ser assinado pela gestante.

O parto domiciliar, segundo Karina, acontece quando a futura mamãe começa a perceber que algo já está diferente em seu corpo. "A partir de 37 semanas o bebê pode nascer quando quiser. As contrações começam e a doula e eu somos informadas. Aí vamos para a casa dela, eu monto todo o meu material, monitoro o bebê e a mãe: comportamento, fluidos, pressão...", enumera.

Todo material e equipamento da parteira é levado para a casa da gestante. (Foto: Raquel Ovelar)
Todo material e equipamento da parteira é levado para a casa da gestante. (Foto: Raquel Ovelar)

Adepta do humanizado mesmo, Karina conta que nem sequer faz o "toque". "Não há necessidade, pois a dilatação não quer dizer nada. É uma violência. A dilatação pode estar a 10 centímetros e o bebê não nascer e demorar horas ainda", exemplifica.

Cada mãe tem um corpo e um organismo que trabalham de uma forma. Nos partos domiciliares, Karina não faz nenhuma indução, apenas restringe a mãe aos cuidados básicos. "Ela come, toma líquidos, faz exercícios, anda, dorme, grita, berra..."

Numa primeira gravidez, por exemplo, Karina fala que o parto pode evoluir de 12 horas a 18 horas. "Elas sempre têm as contrações doloridas, eu peço para ela vocalizar quando dói, por pra fora com gritos, ou música, ou assoprar. A força, ela saberá quando fazer".

Seguindo a linha da parteira, o corpo da gestante é que vai pedir, implorar por força. "É o famoso 'puxo'. Às vezes se fizer força antes, podem haver riscos de hemorragias, entre outras consequências. Por isso eu só assisto a mulher se transformando", detalha a parteira.

O que orienta Karina são os batimentos fetais e o bem estar da mulher. Num dos últimos partos, depois de 9 horas de trabalho, a enfermeira pediu que a mãe fosse dormir. "Ela estava exausta e todo mundo me olhou com aquele olhar: 'você está doida?' Pois bem, ela foi dormir, fiz escurinho no quarto e depois de meia hora a bolsa estourou, com ela dormindo, sem esforço", conta.

No caso de qualquer complicação, ou se a enfermeira detectar que o bem estar da mãe ou do bebê está em risco, a equipe solicita e providencia o transporte imediato para o hospital. "O principal objetivo é um parto e nascimento seguro para a mãe e seu bebê. Apesar disso, há o risco inerente ao nascimento humano, sobre o qual não temos poder, mesmo sob a melhor e mais completa assistência. Por isso, o que podemos garantir é que faremos tudo o que está ao alcance profissional para garantir a melhor experiência de parto e nascimento, com a maior segurança existente dentro da sua faixa de risco", frisa a enfermeira.

Os partos domiciliares não são feitos às escondidas, a parteira faz questão de dizer que parte do consentimento assinado pela mãe prevê que em caso de risco, um médico ginecologista estará de 'stand by'. "Já até marcamos pediatra também, é tudo acordado antes".

Karina sustenta que receber cuidado por parteiras qualificadas durante o parto traz mais benefícios do que o modelo atual que se tem no Brasil, centrado basicamente na figura do médico obstetra. "Menos intervenções, mais resultados positivos para mãe e bebê. Quando a mãe, o casal, me procura, eles já sabem muito o que querem, empoderar não é preciso, eles já vem sabendo", afirma a parteira.

Karina tem uma Página no Facebook onde tira dúvidas de futuras mamães, a Florescer Parto em Casa. "Eu, na verdade me envolvo emocionalmente em tudo, até porque, ser parteira não é só assistir", resume. 

No currículo, Karina tem os cursos de: Cuidador de Idosos, Assistência em Enfermagem em UTI Geral e Coronariana, Curso de Capacitação e Atualização em Urgência e Emergência, de Pronto Socorrismo resgate 40h no Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, Emergência Obstétrica, Treinamento em reanimação Neonatal e Curso de Capacitaçao para Assistência ao Parto Domiciliar.

Nos siga no Google Notícias