ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Faz Bem!

Criança tem depressão sim, apesar da resistência dos adultos em aceitar

Naiane Mesquita | 24/05/2016 06:15
Crianças tendem a mudar o comportamento com o surgimento da doença
Crianças tendem a mudar o comportamento com o surgimento da doença

“Ninguém acredita que criança tem depressão”, sentencia a neuropsicóloga Kelly Glay Sakehama, 43 anos. Quando os primeiros sintomas aparecem, como queda do rendimento escolar, irritabilidade constante e até a tão falada hiperatividade, os pais ou responsáveis tendem e pensar que o pequeno tem qualquer outro transtorno, menos, a doença dos “adultos”.

“Normalmente no ambiente escolar vai ocorrer alguns relatos de dificuldade de atenção, memorização. É o caso da professora que nunca reclamou daquela criança, que é mediana, nem boa, nem péssima, mas que começa a ter um déficit significativo”, afirma Kelly.

Enquanto os adultos tendem a ficar chorosos, a criança caminha para o outro lado, apresentando quadros de irritabilidade. “A criança vai ter dificuldade de atenção, mudança de comportamento, o choro que parece birra. A mudança de comportamento é o mais importante. Se seu filho está mais lento, esquece de anotar a tarefa, pode indicar algo que precisa ser estudado por um profissional”, pontua.

O tema começou a ser analisado mais profundamente por psiquiatras e psicólogos a partir dos anos 90. Agora, a depressão infantil é o foco de cursos voltados para profissionais da área de saúde, como o oferecido pelo médico psquiatra Rodrigo Abdo, no Sapiens – Estudo de Pesquisas Psicossociais. “Eu estudo as patologias relacionadas a criança desde a época da residência médica, em específico o transtorno depressivo. No próprio meio científico até os anos 60 não se acreditava que existia a depressão infantil, dos anos 90 para cá que mudou”, ressalta.

Abdo diz que a depressão normalmente é confundida com o TDHA (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade). “A criança pode não ficar apenas triste, mas sim hiperativa, explosiva, irritada. A história clínica da criança deve ser analisada. Do ponto de vista da literatura, a doença pode aparecer na idada pré-escolar”, aponta.

Kelly atendeu durante anos, um garoto de apenas quatro anos que havia perdido a mãe com poucos dias de vida. O pai precisou trabalhar e ele foi criado a maior parte do tempo pela avó. Foi a madrasta que notou uma mudança no comportamento e procurou ajuda médica. “Foi um processo muito difícil para ele. Perdeu a mãe, ficou sem pai, mas com oito anos de idade ele saiu da depressão. É um menino lindo, maravilhoso. O apoio familiar é essencial para o desenvolvimento da criança na doença e para sair desse processo. Pode ser o melhor psicólogo, mas ele não vai ajudar sem o apoio da família”, ressalta.

Em outro caso que atende, a mãe tem um quadro de depressão, o filho já a viu durante um surto e ele não sabe lidar com essas situações. “A mãe é fantástica, mas ela também estava passando por um momento difícil. Os sinais podem aparecer também em crianças que fazem muito cocô nas calças, tem distúrbios do sono e geralmente quando a escola fala que ele não está bem. Na maioria dos casos, o ambiente favorece a evolução do quadro”, descreve.

Ambos os profissionais acreditam que não há tratamento completo sem a psicoterapia. “Não adianta só o medicamento, ele vai funcionar por um tempo, produzir serotonina, mas é necessário uma mudança comportamental. O filho que sempre escuta que não presta, que não dá para nada, parece com o seu pai, esse tipo de frase, terá dificuldades. É preciso mudar o ambiente externo, saber o que está acontecendo. Normalmente a criança é um radar, ela percebe quando o ambiente não está bom para o desenvolvimento dela”, frisa.

Informações sobre o curso de depressão infantil para profissionais de saúde pelo Facebook ou no telefone (67) 3327-0072. 

Nos siga no Google Notícias