ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Faz Bem!

Dr. Saúde já alerta para a importância do check-up a partir dos 35

Informe Publicitário | 04/04/2016 07:00
Dr. Renato realizando um exame de ultrassom - Foto Divulgação
Dr. Renato realizando um exame de ultrassom - Foto Divulgação

Na correria do dia-a-dia, muitas pessoas acabam deixando a saúde de lado e só pensam em procurar atendimento médico quando acometidas por algum sintoma de doença.

Todo mundo já ouviu dizer que a prevenção é o melhor remédio. É verdade! A prevenção de doenças é feita a partir da mudança de hábitos, principalmente com a prática de atividade física regular e alimentação. Porém, antes de iniciar a prática de exercícios e começar uma dieta, é fundamental a realização do check-up, tudo sob orientação médica.

O brasileiro, em geral, está acostumado a tratar das doenças e não a evitá-las preventivamente. Pesquisas indicam que 35% da população brasileira nunca fizeram check-up, por motivos como desconhecimento sobre a necessidade e a falta de dinheiro. Os homens são a maioria, pois se negam a fazer consultas e exames preventivos.

Fazer um check-up significa realizar vários exames médicos, a partir de uma consulta, para verificação do estado de saúde da pessoa. “Dessa forma, é possível diagnosticar precocemente alguma doença que pode ainda não ter manifestado sintomas”, explica o Dr. Renato Figueiredo, diretor médico da clínica Dr. Saúde Já.

Dr. Renato prescrevendo medicação - Foto Divulgação
Dr. Renato prescrevendo medicação - Foto Divulgação

“A partir da bateria de exames solicitados no check-up, ficamos sabendo melhor das particularidades da saúde do paciente, podendo então orientá-lo às melhores práticas que estejam dentro de seus limites, de acordo com a realidade dele”, esclarece o dr. Renato Figueiredo.

O check-up anual é recomendado a todos, principalmente a partir dos 35 anos de idade. “É preciso desmistificar a ideia de que as pessoas só devem fazer exames quando estão gravemente doente”, explica o Dr. Renato Figueiredo, diretor médico da clínica Dr. Saúde Já.

“O procedimento é considerado uma das pontas da medicina preventiva e se diferencia de um exame isolado, porque faz a união de dados da história clínica e exames, vinculados a uma análise do histórico pessoal do paciente, com o objetivo de detectar doenças em estágio inicial”, comenta o Dr. Renato.

A dona-de-casa Dalva Lima Menezes, 64 anos, moradora do bairro São Jorge da Lagoa, fez check-up recentemente na clínica Dr. Saúde Já. Ela diz que demorou a tomar a iniciativa mas que foi determinante para sua saúde: “Posso dizer que o check-up foi fundamental. Os exames salvaram minha vida pois fui diagnosticada com diabetes. Eu estava prestes a infartar. Com a orientação médica muito atenciosa que recebi na clínica Dr. Saúde Já e o tratamento seguido à risca, mudei meus hábitos e vivo com mais tranquila”.

O empresário Fabio Coelho, 39, achava que estava em boa forma física, mas por sugestão da família, também resolveu fazer check-up: “Estava com sobrepeso e níveis de colesterol e triglicérios altos. Após os exames o médico me indicou a prática de atividades físicas regularmente e alimentação saudável. Atualmente estou praticando natação, passei a cuidar mais da alimentação, emagreci e restabeleci meu índices de colesterol, glicose e triglicérios. Não é fácil entrar na linha, mas certamente é melhor do que ficar doente ou internado”.

Enfermeira aferindo pressão - paciente Dalva Lima, acompanhamento de hipertensos. - Foto Divulgação
Enfermeira aferindo pressão - paciente Dalva Lima, acompanhamento de hipertensos. - Foto Divulgação

A recomendação médica é que a periodicidade do check-up seja anual, porém em alguns casos esse tempo pode e deve ser menor, como em indivíduos portadores de hipertensão, colesterol alterado, diabetes, entre outros males, evitando que algumas destas doenças se tornem graves.

Lembrando que uma das principais causas de internação hospitalar e consequentemente de sequelas físicas são as doenças cardiovasculares e respiratórias que tem como desencadeadores a hipertensão, diabetes, tabagismo, obesidade e aumento do colesterol doença está são passíveis de controle e tratamento podendo evitar infarto do miocárdio , AVCs (derrame cerebral) e doenças pulmonares e cânceres!
E sempre é melhor mantermos saúde do que tratarmos a doença!

Pessoa na esteira (teste ergométrico)
Pessoa na esteira (teste ergométrico)

A clínica Dr. Saúde Já conta com um corpo de excelentes profissionais da medicina para oferecer um atendimento diferenciado, especial, que proporcione uma melhor qualidade de vida para nossos pacientes. Com equipamentos modernos, acompanhando as tendências tecnológicas, e totalmente acessíveis às pessoas que não têm plano de saúde, os exames realizados pela clínica Dr. Saúde Já permitem mais exatidão no diagnóstico.

Uma ótima opção em Campo Grande para fazer check-up, principalmente para aqueles que não têm plano de saúde, é a clínica Dr. Saúde Já, idealizada para atender de forma humanizada e ágil a todos. Além disso, possui uma infraestrutura moderna, de qualidade e com atendimento especializado de diversas especialidades.

A clínica Dr. Saúde Já fica na Rua Coronel Antonino, 1756, Sala 5, em frente ao Terminal General Osório, em Campo Grande, MS. O atendimento é realizado das 7h às 18h. O telefone é 67 3351-8100 e o Whatsapp é 67 9815-8100. Facebook.

Nos siga no Google Notícias