ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Faz Bem!

Funesp planeja aumentar em 30% aulas de aeróbica em parques e praças

Helton Verão | 15/04/2014 10:48
Promessa é por manutenção de academias ao ar livre, intensificação de projetos e criação de centros de treinamentos
Promessa é por manutenção de academias ao ar livre, intensificação de projetos e criação de centros de treinamentos

O novo presidente da Funesp (Fundação Municipal de Esportes), José Eduardo Amancio da Mota, ou mais popular “Madrugada”, traça planos para intensificar em até 30% os aulões de ginástica, atividades físicas, entre outros projetos em praças e parques que incentivem a população ter uma qualidade vida melhor, sem o sedentarismo.

De acordo com Madrugada, a intenção é passar de 12 a 16 locais, consequentemente aumentando o número de profissionais. “O desejo é aumentar o quantitativo do polos do programa Movimenta. Atualmente temos 12, quem sabe chegar até 16. Também ver a situação desses parques e praças para eventuais reparos”, almeja José Eduardo.

Renata mora há 10 anos na região e pratica e participa das caminhadas e projetos
Renata mora há 10 anos na região e pratica e participa das caminhadas e projetos
Sandra perdeu 15 kg em dois meses e meio com reeducação alimentar e principalmente as atividades no parque do Sóter
Sandra perdeu 15 kg em dois meses e meio com reeducação alimentar e principalmente as atividades no parque do Sóter

Entre os adeptos da caminhadas e dos projetos, a notícia foi muito bem recebida, entre todos a avaliação é de que nem todos tem condições de pagar uma academia ou talvez não goste de frequentar uma. “Quanto mais melhor. Nem todos tem condições de pagar uma academia, gosta de frequentar ou é também uma forma de economia. Quase sempre acontecem eventos que estimulam as pessoas se movimentarem aqui”, comenta a vendedora Renata Jornada, 28 anos e que viu o Parque do Sóter ser construído e desde então pratica caminhada e participa dos projetos.

Já a funcionária pública Sandra Montalvão, 34 anos, reeducou sua alimentação, chegou a fazer algumas aulas de muai thay, mas prefere muito mais a caminhada e os aulões. Resultado, 15 kg perdidos em dois meses e meio. “É fundamental a população ter esta oportunidade para a qualidade de sua vida. Moro aqui desde que nasci e ter o parque e as atividades que ele oferece ao lado da minha casa, com certeza foi um incentivo para os exercícios físicos”, ressalta Sandra.

Mesmo frequentando uma academia, a estudante Bruna Natiely, 22 anos, corre todos os dias no Sóter e trata como um complemento aos exercícios da academia. “Cada vez mais pessoas praticam as caminhadas e participam dos projetos. Acompanhados de profissionais é melhor ainda. Bom para até mesmo a pessoa ter o que fazer”, comenta Bruna, que mora no bairro Coronel Antonino há pouco mais de um ano.

Mesmo matriculada em academia, Bruna não dispensa a corrida diária
Mesmo matriculada em academia, Bruna não dispensa a corrida diária
Madrugada tomou posse no último dia 18 de março
Madrugada tomou posse no último dia 18 de março

A expectativa da Funesp é de dobrar o número de participantes em cada polo. Hoje o número gira em torno de 150 a 200 pessoas, Madrugada espera chegar a 400. “Queremos contemplar áreas que ainda não tenham polo ou não recebem ainda os projetos”, adianta José.

“Ainda queremos a viabilização de centros que ofereçam treinamentos para adolescentes em modalidades olímpicas, além de jogos comunitários, classistas, escolares, abertos, da comunidade negra, indígenas e paradesporto”, completa Madrugada.

Porém o novo presidente pede calma, pois ainda é preciso alçar valores dos materiais necessários para que se qualifique os projetos relacionados ao bem estar e claro das burocracias para liberação de verbas. “Conseguimos nomear os novos secretários e funcionários nesta semana. Ainda não houve tempo para colocar em pratica muita coisa”, finaliza.

A Funesp promete ainda reformar o Guanandizão e recapear o Autódromo Internacional de Campo Grande em sua nova gestão.

Madrugada foi empossado presidente da Funesp no último dia 18 em solenidade na Câmara Municipal.

Nos siga no Google Notícias