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Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

10/07/2016 07:20

Kibe com cenoura e linhaça é opção para a dieta e também os vegetarianos

Naiane Mesquita
Kibe com cenoura e linhaça é opção para a dieta e também os vegetarianos

O mais interessante de algumas receitas saudáveis é a capacidade de adaptar pratos tradicionais a versões com menos calorias. No Menu da Nutricionista, Ana Paula Paiva, ensina o preparo de um kibe com cenoura e linhaça, que é rico em antioxidantes e fonte de vitaminas do complexo B.

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A receita é simples, sendo que cada pedaço de 100 gramas tem aproximadamente 140 calorias. A opção também é ótima para vegetarianos.

“O trigo para quibe, ou triguilho, é um ingrediente versátil e nutritivo “O triguilho é o grão de trigo que não cresceu. Assim, ele concentra todas as propriedades nutricionais do cereal integral. O farelo, a parte mais externa do grão, é fonte de vitaminas do complexo B. Rico em fibras auxilia no funcionamento intestinal quando associado a uma boa ingestão de água”, explica.

A receita ainda leva linhaça, que é rica em gordura boa, fibras e vitamina E. A cenoura tem antioxidantes e ajuda a diminuir o risco de câncer.

“Estudos descobriram que a cenoura pode ajudar a prevenir três dos tipos mais comuns de câncer: mama, pulmão e câncer de cólon. Eles são uma das poucas fontes alimentares de falcarinol, um pesticida natural e álcool graxo que a pesquisa constatou que podem prevenir o câncer. São ricas em fibras, o que é importante para manter o sistema digestivo funcionando corretamente”, ressalta.

Ingredientes:

250g de trigo para quibe;
2 colheres de linhaça dourada batida no liquidificador com 3 colheres de sopa de água;
3 cenouras grandes bem lavadas e raspadas 1 xícara (chá) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de hortelã picada;
1 colher (sopa) de azeite de oliva
Sal rosa à gosto;

Preparo:

Coloque o trigo de molho na água durante pelo menos duas horas (de preferência, faça isso na véspera). Escorra, apertando bem para extrair toda a água. Rale as cenouras no ralador fino. Misture o trigo, as cenouras, a linhaça batida, a salsinha, a hortelã e o sal. Junte o azeite até obter uma massa homogênea. Unte com óleo uma forma refratária. Espalhe a massa, faça riscos na superfície formando quadrados. Leve ao forno quente, pré-aquecido, por 20 minutos. Depois, é só cortar.

 




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