A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

15/01/2014 06:54

Médica lança “desafio” e consegue amigos para eliminar açúcar durante um mês

Elverson Cardozo
Campanha lançada no Instagram. (Foto: Reprodução)Campanha lançada no Instagram. (Foto: Reprodução)

Em 2013, de janeiro a dezembro, a dermatologista Cristina Yuri Katayama, de 39 anos, conseguiu cortar pelo menos 90% do açúcar na alimentação. A decisão tinha um motivo: Atleta amadora, ele queria estar mais em forma para participar da Meia Maratona do Rio de Janeiro.

Veja Mais
Para fazer o mundo sorrir, grupo sai às ruas doando bons sentimentos
Clínica realiza palestras para sanar dúvidas sobre infertilidade conjugal

O objetivo foi cumprido. Depois que notou o resultado no próprio corpo, a médica resolveu lançar o mesmo desafio aos amigos. Pelo menos 30 já aceitaram tirar o doce do cardápio durante um mês.

A campanha foi lançada no início deste mês, no Instagram. “Em 2013, desde Abril, cortei muito açúcar da minha alimentação (uns 90%) e foi excelente. Comi doce no Natal até ontem, mas agora vou fazer 30 dias ‘no sugar’ com algumas amigas! E depois manter 2014 com pouquíssimo açúcar! Mais alguém topa? Vamos?”, escreveu.

Várias pessoas, disse, toparam e agora enfrentam o desafio de não comer doces ou nada que contenha açúcar. Não há punição, nem prêmio, muito menos fiscalização. É a própria consciência que vai acusar qualquer deslize. Se falhar, não haverá chibatadas, brincou Cristina, mas a recompensa também não será vista.

Ela, depois que cortou o açúcar para participar da corrida, não emagreceu, mas diz ter desinchado bastante. Notou que a porcentagem de gordura caiu e a massa magra aumentou. É claro que não foi só isso. O treino de musculação ajudou bastante.

Mesmo que os resultados não sejam notáveis, a atitude merece destaque por incentivar hábitos mais saudáveis. A intenção, disse, não é eliminar o açúcar completamente, mas usá-lo de forma moderada. Não precisa “atacar” doces, comer um bolo inteiro ou um pote de sorvete. “Se estiver com vontade, vai lá e come um pedacinho”, disse.

Cristina na São Silvestre. (Foto: Arquivo Pessoal)Cristina na São Silvestre. (Foto: Arquivo Pessoal)

Funciona ? - Na avaliação da nutricionista Jaqueline dos Santos Ortegas Vieira, o movimento criado pela dermatologista é saudável porque atitudes como essa trazem, de fato, alguns benefícios, mas eles dependem de outros fatores.

A retirada do açúcar da alimentação proporciona uma redução calórica, explicou, mas não leva ao emagrecimento, por exemplo, a não ser que o indivíduo seja um devorador voraz de bolos, doces e cafezinhos adoçados. Mesmo assim, a diferença não seria notada de imediato.

O ideal, caso o objetivo seja perder peso, é adotar uma alimentação equilibrada, de baixas calorias, fazer exercícios e procurar, sempre, a ajuda de um especialista.




otima iniciativa
 
maria almida em 16/01/2014 21:47:36
otima iniciativa, eu fui um pouco mais depois que atingi 110kg, segundo um farmaceutico amigo meu, me disse corta ou pelo menos diminua bastante estes cinco itens.

gordura/fritura/massa/refrigerante e alcool.

com 15 dias ja desinchei 6 kg principalmente por abolir a cerveja.

ha nao podemos esquecer de exercicios isso é fundamental

boa sorte a dr.
 
jose gomes da silva neto em 15/01/2014 15:39:42
Dra Cristina, como sempre linda e de bem com a vida.
Ah, vale lembrar que a mesma tem uma pele maravilhosa, execelente DERMATOLOGISTA.
 
Neyde de Oliveira em 15/01/2014 12:36:39
Acho que já passou da hora de entender o que os alimentos refinados fazem muito mal ao organismo! É possível viver sem açúcar branco, massa branca, arroz branco e outros refinados pois retira-se todas as vitaminas desses alimentos, assim como eu vivo e muitas outras pessoas tb. Carboidrato é necessário pra todos e alimentos integrais deveriam ser a escolha de todos que buscam saúde. A perda de peso é consequência e é também a única forma de viver bem com o diabetes, como é meu caso. Leiam, informem-se a respeito e elimine o açúcar pois vários problemas de saúde desaparecem uma vez que um dos grandes obstáculos à saúde é eliminado: alimentação que não nutre e ainda estraga o organismo!!!
Dra. Cristina, parabéns pelo projeto, mas que isso vire rotina!!!!!
 
Lilian Mello Hodgson em 15/01/2014 12:36:36
Excelente iniciativa!
 
Juliana Silva em 15/01/2014 11:28:33
Parei de consumir açúcar, trigo branco e arroz branco há nove meses e emagreci 10 kg, sem restrição de quantidade dos outros alimentos. A saúde melhorou de uma forma geral. Os danos causados pelo consumo contínuo de açúcar são amplamente conhecidos pelo meio médico científico há muito tempo e não são divulgados porque o mercado alimentício atual é baseado no uso do açúcar.
 
Fernando Valejo em 15/01/2014 10:21:27
Estou consumindo açúcar MASCAVO, e quero participar dessa campanha.
como me inscrever???
Nei Salviano
publicitário
 
NEI SALVIANO em 15/01/2014 09:41:12
Então dra.Cristina, acredito que essa atitude sua vai chamar a atenção de muita gente, não só de atletas, porque na verdade o açúcar é um vilão p. muitas doenças.Fui orientada p. minha cardiologista a abolir de vez o açúcar de minha alimentação, não foi nada fácil, mas confesso que minha saúde melhorou 100%, inclusive a dor de cabeça que era constante, a pressão arterial tmb. normalizou.Portanto,que essa campanha que ora está fazendo possa ter muitos seguidores, com certeza aqueles que aderirem e perseverarem, vão ser muito mais felizes!
 
mercedes rodrigues de brito em 15/01/2014 07:28:07
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.