ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Faz Bem!

Musculação adaptada fortalece quem sofreu lesão e dá qualidade de vida a idosos

No Estúdio Corpo & Saúde, até alguns aparelhos são adaptados para potencializar exercícios sem riscos

Informe Publicitário | 02/10/2017 06:10
Todo o treino é acompanhado muito de perto pelo professor. Foto: André Bittar
Todo o treino é acompanhado muito de perto pelo professor. Foto: André Bittar

A cada estudo publicado, a musculação se consolida como grande aliada na recuperação de quem sofre com dores na coluna ou teve algum tipo de lesão. Para potencializar os treinos, sem qualquer risco, o Estúdio Corpo & Saúde oferece metodologia exclusiva em Campo Grande, com equipamentos e exercícios adaptados para fortalecer a musculatura, independente da condição física ou da idade do aluno.

Já são 15 anos de experiência em atividades físicas e ao longo do tempo a necessidade de atender pessoas com algum tipo de dor, lesão ou fragilizadas pelo envelhecimento, fez Paulo César Sanguina Pinto investir em especializações em atividades físicas adaptadas e saúde.

A esposa, Silvia Fiten, que também é professora em Educação Física tem mestrado em saúde coletiva, os dois juntos coordenam uma equipe que vem especializando-se na musculação adaptada, usada para acabar com crises de dores crônicas, na prevenção de doenças e no combate aos efeitos do envelhecimento.

No estúdio do bairro Jardim Autonomista, senhores e senhoras, alguns com mais de 80 anos, mostram na rotina de exercícios o quanto a metodologia é eficiente. "Temos uma aluna de 92 anos, super ativa. Há também caso de uma pessoa que chegou com andador aqui e após a musculação recuperou a mobilidade, a autonomia e a qualidade de vida", conta Paulo.

Estrutura do Estúdio é ampla na unidade do Jardim Autonomista.Foto: André Bittar
Estrutura do Estúdio é ampla na unidade do Jardim Autonomista.Foto: André Bittar

Todo o corpo é trabalhado, para atingir o reequilíbrio muscular de forma integral. Os treinos são personalizados com acompanhamento permanente. O segredo do método é usar a carga exata para fortalecer sem sobrecarregar. Todas as variáveis são consideradas na hora de elaborar o plano individual, de acordo com o grau de fragilidade do aluno e a meta a ser atingida. 

Aloísio Andrade enfrentou uma cirurgia de hérnia de disco e agora o desafio é fortalecer a musculatura para não encarar de novo mesmo sofrimento. “Após a cirurgia, fiz quase seis meses de fisioterapia para recuperação e desde o começo fui orientado, em função do problema, que teria que fazer o fortalecimento da musculatura para compensar o problema e ter uma melhor condição física. Em março de 2011, após a liberação médica, comecei a fazer academia, procurando por ajuda profissional que me desse suporte e atendimento para continuidade ao meu tratamento. Desde então tenho uma rotina de exercícios físicos, onde busco muito mais do que uma boa condição física - com seus benefícios, procuro uma condição de vida saudável”, comenta.

Normalmente, o treino começa de forma muito suave e vai evoluindo gradativamente na carga utilizada, amplitude do movimento e frequência dos exercícios. "São doses super controladas de exercícios. Mesmo assim, em poucas semanas algumas dores já são amenizadas", explica Paulo.

Aos 70 anos, dona Ana Ignácia também foi levada pela dor a procurar a academia Corpo & Saúde. “Sentia dor nos braços devido a minha profissão de professora. Sofria com dor nos joelhos provocada por quedas por falta de equilíbrio. Hoje, sem dor, sou mais feliz. Tenho mais disposição para caminhar, dançar e viajar”, conta.

Alguns equipamentos usados pela Corpo & Saúde foram criados por José Maria Santarém, médico fisiatra, reumatologista, doutor em medicina pela USP, consultor científico da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte e uma das maiores autoridades em exercícios para pessoas idosas, com doenças sistêmicas ou do aparelho locomotor.

Autor do livro Musculação em Todas as Idades, ele defende que qualquer pessoa, mesmo com lesões nos joelhos ou na coluna "consegue praticar musculação confortavelmente, já que é um exercício intervalado (interrompido para descanso) e controlado em todos os seus aspectos: cargas, amplitudes, grau de esforço e outros. Com a melhora da aptidão física conseguida pela musculação, atividades que antes não podiam ser praticadas, como os exercícios aeróbicos, passam a ser possíveis”, garante José Santarém.

Equipamentos especiais que aliviam a sobrecarga nas articulações e otimizam o trabalho muscular. Foto: André Bittar
Equipamentos especiais que aliviam a sobrecarga nas articulações e otimizam o trabalho muscular. Foto: André Bittar

No mesmo caminho que leva a atividade física para muito além da definição muscular, o Corpo & Saúde incentiva a prevenção desde a infância. Por isso, criou treinos funcionais só com crianças de 6 a 11 anos. As aulas têm, no máximo, 5 participantes e priorizam postura, fortalecimento, agilidade e coordenação motora, com o plus do alto gasto calórico. Além dos exercícios na academia, os professores também passam tarefas e desafios para que em casa os alunos façam escolhas saudáveis, inclusive, na alimentação.

Corpo & Saúde também tem como vantagem o horário ampliado. Funciona de 6h ao 12h e de 15 às 21h. Os interessados podem ter mais informações pelo telefone 3042 5400 e 99259 1670 (Whatsapp). O Estúdio fica na Rua do Forte, 180, esquina com a Rua Amazonas no Jardim Autonomista.

Você pode conhecer melhor o trabalho desenvolvido no Corpo e Saúde seguindo o Estúdio no Facebook.

Equipe da Corpo & Saúde tem formação específica para musculação adaptada.Foto: André Bittar
Equipe da Corpo & Saúde tem formação específica para musculação adaptada.Foto: André Bittar
Nos siga no Google Notícias