ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Faz Bem!

Naquela quadra de areia perto de casa, efeito de exercícios aparece mais rápido

Thailla Torres | 02/08/2016 06:27
De corrida, a partida de vôlei, areia é opção forte para quem quer perder peso e ganhar condicionamento. (Foto: Fernando Antunes)
De corrida, a partida de vôlei, areia é opção forte para quem quer perder peso e ganhar condicionamento. (Foto: Fernando Antunes)

É possível deixar a preguiça de lado e o tênis na hora de encarar um exercício. Nas quadras de areia em parques ou praças perto de casa, a atividade pode ser ainda mais puxada, sem muita parafernália. Muita gente nem imagina a variedade de atividades a ser feita ali, que vai dos minutos de corridinha até aos agachamentos.

Saulo Vieira Silva, de 34 anos, é professor de Educação Física e explica que a diminuição do impacto é a principal vantagem para quem faz atividades na areia. “É menos prejudicial para as articulações, por exemplo, em casos de pessoas acima do peso ou com problemas no joelho, a areia é realmente indicada para exercícios em períodos menores. O impacto é menor e por isso diminui as lesões”, esclarece.

Basicamente, a maioria dos exercícios feitos nas pistas de asfalto pode ser feita no solo mais macio. “Geralmente as pessoas costumam correr e caminhar, mas agora com os treinos funcionais, tem mais opções de movimentos que ajudam a fortalecer a musculatura”, explica.

Saulo orienta caminhadas e movimentos alternados na areia. (Foto: Fernando Antunes)
Saulo orienta caminhadas e movimentos alternados na areia. (Foto: Fernando Antunes)

Além da corrida, há os exercícios de deslocamento e multidirecionais. “A gente alterna os movimentos, fazendo uma corrida em zig zag, agachamentos, exercícios coordenativos que fazendo um movimento durante a corrida, levantando uma perna ou braço”, diz.

Os exercícios vão depender do objetivo de cada um, mas ele ressalta que para os iniciantes a caminhada de minutos é o indicado, com o decorrer das semanas, aumenta o tempo de caminhada e segue para as corridas, mas sempre em passos mais curtos e lentos. Depois, com orientação de um professor de Educação Física, é possível avançar na atividade. “As pessoas utilizam cones, para correr em ziguezague ou de lado, mas é importante que os exercícios sejam orientados”, afirma.

Usar a areia sempre significa um exercício mais forte. “Na areia você tem um cansaço muito maior, exige mais força da musculatura inferior, principalmente das pernas. Acaba sendo um efeito mais rápido, para as pessoas que buscam um melhor condicionamento. Porque você faz mais força na perna”, explica.

Os benefícios são a perda de calorias, ganho de força, fortalecimento da musculatura das pernas e do abdômen. No entanto, essa opção exige cuidados como qualquer outra atividade física. “O cuidado vai ser o mesmo que qualquer outra atividade física, passar por um médico e estar apto aos exercícios físicos. Se possível, encontrar um profissional de Educação Física para orientar qual o melhor exercício”, sugere.

Kleber faz 30 minutos de corrida por dia como preparo físico. (Foto: Fernando Antunes)
Kleber faz 30 minutos de corrida por dia como preparo físico. (Foto: Fernando Antunes)

Além das atividades no ritmo da caminhada, 1 hora de esporte na areia também é indicado. Nos parques onde há quadras, muita gente aproveita para jogar vôlei, futebol e futevôlei. E por conta do calor é preciso estar atento ao horário, o indicado é fazer atividades no início da manhã ou à tarde a partir das 16h, quando a areia está mais fria.

Aos 60 anos e cheio de disposição na areia, Kleber Dittmar não abre mão do bem estar que a corrida lhe proporciona. “Corro 30 minutos por dia, gosto de correr descalço, sinto um bem estar e aproveito para treinar. Vou participar de uma corrida no aniversário de Campo Grande. É preciso estar em forma”, ri.

Curta o Lado B no Facebook.

Nos siga no Google Notícias