ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Faz Bem!

Para mãe de 1ª viagem, calma: endurecimento da barriga pode ser só um "treino"

Maria Auxiliadora Budib | 25/05/2014 07:35
Atenção:  As falsas contrações, ou de treinamento, acontecem só algumas vezes ao dia.
Atenção: As falsas contrações, ou de treinamento, acontecem só algumas vezes ao dia.

Descritas pela primeira vez em 1872 , pelo médico obstetra inglês , John Braxton Hicks, as contrações de "treinamento do útero" deixam muitas futuras mamães angustiadas pelo medo do parto pré-termo, ou seja, antes dos 9 meses completos de gestação.

Após a metade da gestação, a maioria das mulheres percebe um "endurecimento da barriga", uma sensação de contração, que surge sem motivação e desaparecem rapidamente, quase sempre sem dor. A percepção das contrações de treinamento é muito individual e também, na mesma mulher, pode ser diferente de uma gestação comparada à outra.

Com a progressão das semanas, elas vão se tornando mais frequentes, como se preparassem o útero e o colo do útero para as contrações verdadeiras.

Lembro-me da minha gestação, quando eu, médica residente em Ginecologia e Obstetrícia, surpreendia-me insegura e com medo do Henrique chegar antes da hora quando sentia "meu útero endurecer"...

Ah, e a fantasia de "médica" não conseguia confortar meu coração de mãe e meus colegas diziam: relaxa, quando for a contração de verdade você vai saber.
Confesso que a angústia só aumentava com esse consolo. Não era a dor, pois não doía, mas a sensação de que algo poderia não estar bem com meu bebê.

Essa experiência como gestante permitiu-me confortar outras futuras mamães e explicar alguns pontos importantes:

1) As falsas contrações, ou de treinamento, acontecem só algumas vezes ao dia, duram menos de um minuto, são indolores e param quando você " muda " de posição. Por exemplo: você está muito tempo em pé e elas surgem. Quando você sentar, elas tendem a desaparecer... Ou você está deitada ou sentada há muitas horas e quando elas aparecem , você se movimenta e elas cedem...

2) As falsas contrações são irregulares, sem ritmo, e nunca aumentam de intensidade.

3) Muitas vezes elas são ocasionadas pelos movimentos do seu bebê e quando ele se aquieta, as Braxton Hicks desaparecem.

4) Procure se acalmar e perceber a "ritmo" das suas contrações. Respire fundo, hidrate-se e comece a perceber quais os momentos do dia que seu bebezinho está mais ativo. Isso vai ajudar a sua percepção sobre as contrações.

5) Esvaziar a bexiga também pode aliviar o " desconforto" das Braxton Hicks.

6) Saiba desde agora, que a medida que a sua gestação vai chegando ao fim, essas contrações vão se tornando mais e mais comuns, assim como a intensidade também aumentará.

6) O ponto de " viragem" entre as contrações de Braxton Hicks e as contrações verdadeiras, está na regularidade e intensidade da dor. A contração verdadeira nunca diminuirá, e sim aumentará a intensidade.

Na dúvida, procure um atendimento obstétrico 24 horas ou entre em contato com seu médico obstetra. Mesmo que seja o famoso "alarme falso", você ficará mais segura com o exame físico.

Mas lembre-se, na gestação a termo, as contrações desencadeiam o lindo fenômeno do trabalho de parto, evidenciando que em breve seu bebe estará em seus braços! Nada de medo, afinal, nossas mães, nossas avós, nossas bisas, enfim, toda mulher que escolheu a maternidade já passou, está passando ou passará por isso.

Nos siga no Google Notícias