ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Faz Bem!

Para quem acha difícil ou está em tratamento, yoga restaurativo é alternativa

Thailla Torres | 01/10/2016 07:20
Método utiliza posturas adaptadas para que todos possam praticar. (Foto: Debra McClinton/Getty Images)
Método utiliza posturas adaptadas para que todos possam praticar. (Foto: Debra McClinton/Getty Images)

Quanto o assunto é Yoga, o medo é não dar conta daquelas posturas que normalmente vemos em postagens de redes sociais. Por isso o estilo Restaurativo, pode ser a oportunidade de dar o primeiro passo em busca de equilíbrio e relaxamento profundo. O exercício também é o ideal para pessoas que estão em tratamento médico e desejam continuar com Yoga, apesar de limitações físicas.

"É uma experiência que pode mudar a vida. A proposta é que a pessoa saia do ritmo acelerado do dia a dia e também consiga praticar algo suave, dentro das próprias condições, se conhecendo com mais tranquilidade e melhorando a respiração", explica a professora Giselle Silva Moreira, do Shanti Yoga Stúdio. 

Giselle é professora de Yoga Restaurativo no Shanti. (Foto: Alcides Neto)
Giselle é professora de Yoga Restaurativo no Shanti. (Foto: Alcides Neto)

Com práticas mais suaves, segundo ela, é um caminho que toda pessoa pode encontrar para ficar bem. "Aqui trabalhamos as posturas utilizando suportes como almofadas, mantas e outras ferramentas que ajudam a colocar a pessoa em uma condição que ela consiga se desenvolver de maneira mais tranquila. Para que nesse momento, consiga olhar para si, sempre com muito cuidado e atenção", detalha.

Sem tanto esforço, o aluno é capaz de atingir o estágio de serenidade. Mas claro, é importante levar em consideração os objetivos e o estado emocional de cada um. Em sua maioria, além dos alunos que buscam uma aula menos intensa, há também os que estão em tratamentos contra o câncer, doenças crônicas, lesões, insônia e ansiedade, que buscam no restaurativo um caminho para chegar a recuperação.

"É uma alternativa, claro, sempre considerando o tratamento médico, mas geralmente o método tem efeito, porque o paciente pode praticar sem sofrimento e sem um desgaste físico. E quando as pessoas chegam é uma surpresa, porque as vezes descobrem o quanto mudar apenas a respiração pode melhorar cada vez mais o dia a dia", ressalta Giselle.

Também alivia ombros cansados, a tensão, e a pessoa consegue recuperar as energias durante 1h de aula. O número de práticas por semana vai depender da vontade e condição de cada aluno. "É para relaxar, mas sempre respeitando o limite das pessoas. Isso dá a chance de qualquer um praticar, conseguindo relaxar e levando essa tranquilidade para a vida lá fora", esclarece.

Rita dá aula de Tantra que ajuda no equilíbrio e foco. (Foto: Alcides Neto)
Rita dá aula de Tantra que ajuda no equilíbrio e foco. (Foto: Alcides Neto)

Outra ponta - Para quem prefere algo mais intenso, a professora Rita de Cássia Sant'Anna sugere o método Tantra, um dos mais antigos do Yoga, que conduz o corpo ao equilíbrio e um estado profundo de bem estar. "É a modalidade que considero bem completa, Com aulas de 1h30, começamos com uma meditação, seguida de posturas, automassagem, relaxamento profundo e finaliza com a meditação. Trabalhando principalmente o estresse", explica.

Usando temas durante as aulas, é uma caminho para melhorar o foco no cotidiano tumultuado. "Hoje em dia, as pessoas não olham pra si e dificilmente conseguem ter foco no olhar. Isso é extremamente difícil. Por isso, o tantra é um mergulho dentro de você, deixando menos impulsivo e ansioso", descreve.

Em um ambiente calmo e agradável, as aulas são realizadas de segunda a sábado. E o espaço oferece aula experimental aos alunos que desejam conhecer as modalidades. "Vale a pena, é uma sensação que muda sua forma de ser e ver a vida", garante Rita. 

O Shanti Yoga Stúdio fica na Rua Sergipe, 1393, Vila Célia. O telefone para contato é (67) 3027-5904.

Curta o Lado B no Facebook.

O espaço funciona de segunda à sábado. (Foto: Paula Cayres)
O espaço funciona de segunda à sábado. (Foto: Paula Cayres)
Nos siga no Google Notícias