A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

01/10/2016 07:20

Para quem acha difícil ou está em tratamento, yoga restaurativo é alternativa

Thailla Torres
Método utiliza posturas adaptadas para que todos possam praticar. (Foto: Debra McClinton/Getty Images)Método utiliza posturas adaptadas para que todos possam praticar. (Foto: Debra McClinton/Getty Images)

Quanto o assunto é Yoga, o medo é não dar conta daquelas posturas que normalmente vemos em postagens de redes sociais. Por isso o estilo Restaurativo, pode ser a oportunidade de dar o primeiro passo em busca de equilíbrio e relaxamento profundo. O exercício também é o ideal para pessoas que estão em tratamento médico e desejam continuar com Yoga, apesar de limitações físicas.

Veja Mais
Para fazer o mundo sorrir, grupo sai às ruas doando bons sentimentos
Clínica realiza palestras para sanar dúvidas sobre infertilidade conjugal

"É uma experiência que pode mudar a vida. A proposta é que a pessoa saia do ritmo acelerado do dia a dia e também consiga praticar algo suave, dentro das próprias condições, se conhecendo com mais tranquilidade e melhorando a respiração", explica a professora Giselle Silva Moreira, do Shanti Yoga Stúdio. 

Giselle é professora de Yoga Restaurativo no Shanti. (Foto: Alcides Neto) Giselle é professora de Yoga Restaurativo no Shanti. (Foto: Alcides Neto)

Com práticas mais suaves, segundo ela, é um caminho que toda pessoa pode encontrar para ficar bem. "Aqui trabalhamos as posturas utilizando suportes como almofadas, mantas e outras ferramentas que ajudam a colocar a pessoa em uma condição que ela consiga se desenvolver de maneira mais tranquila. Para que nesse momento, consiga olhar para si, sempre com muito cuidado e atenção", detalha.

Sem tanto esforço, o aluno é capaz de atingir o estágio de serenidade. Mas claro, é importante levar em consideração os objetivos e o estado emocional de cada um. Em sua maioria, além dos alunos que buscam uma aula menos intensa, há também os que estão em tratamentos contra o câncer, doenças crônicas, lesões, insônia e ansiedade, que buscam no restaurativo um caminho para chegar a recuperação.

"É uma alternativa, claro, sempre considerando o tratamento médico, mas geralmente o método tem efeito, porque o paciente pode praticar sem sofrimento e sem um desgaste físico. E quando as pessoas chegam é uma surpresa, porque as vezes descobrem o quanto mudar apenas a respiração pode melhorar cada vez mais o dia a dia", ressalta Giselle.

Também alivia ombros cansados, a tensão, e a pessoa consegue recuperar as energias durante 1h de aula. O número de práticas por semana vai depender da vontade e condição de cada aluno. "É para relaxar, mas sempre respeitando o limite das pessoas. Isso dá a chance de qualquer um praticar, conseguindo relaxar e levando essa tranquilidade para a vida lá fora", esclarece.

Rita dá aula de Tantra que ajuda no equilíbrio e foco. (Foto: Alcides Neto) Rita dá aula de Tantra que ajuda no equilíbrio e foco. (Foto: Alcides Neto)

Outra ponta - Para quem prefere algo mais intenso, a professora Rita de Cássia Sant'Anna sugere o método Tantra, um dos mais antigos do Yoga, que conduz o corpo ao equilíbrio e um estado profundo de bem estar. "É a modalidade que considero bem completa, Com aulas de 1h30, começamos com uma meditação, seguida de posturas, automassagem, relaxamento profundo e finaliza com a meditação. Trabalhando principalmente o estresse", explica.

Usando temas durante as aulas, é uma caminho para melhorar o foco no cotidiano tumultuado. "Hoje em dia, as pessoas não olham pra si e dificilmente conseguem ter foco no olhar. Isso é extremamente difícil. Por isso, o tantra é um mergulho dentro de você, deixando menos impulsivo e ansioso", descreve.

Em um ambiente calmo e agradável, as aulas são realizadas de segunda a sábado. E o espaço oferece aula experimental aos alunos que desejam conhecer as modalidades. "Vale a pena, é uma sensação que muda sua forma de ser e ver a vida", garante Rita. 

O Shanti Yoga Stúdio fica na Rua Sergipe, 1393, Vila Célia. O telefone para contato é (67) 3027-5904.

Curta o Lado B no Facebook.

O espaço funciona de segunda à sábado. (Foto: Paula Cayres)O espaço funciona de segunda à sábado. (Foto: Paula Cayres)



imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.