ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 20º

Faz Bem!

Passeio especial de bike terá parada em sítio cheio de quitutes regionais

Naiane Mesquita | 03/06/2015 06:45
Todos os sabores servidos no café são produzidos no sítio sem agrotóxicos ou conservantes (Foto: Leo de França)
Todos os sabores servidos no café são produzidos no sítio sem agrotóxicos ou conservantes (Foto: Leo de França)

No dia 21 de junho, às 7 horas da manhã, o grupo vai arrumar as garrafinhas de água e os mantimentos que servirão de apoio para o percurso da saída para Rochedinho até o Sítio Harmonia.

São 30 km muito bem vindos para a turma, que adora pedalar por lazer, esporte e, principalmente, pela junção dos dois e qualidade de vida. No final, como recompensa, lá estarão bolos, biscoitinhos, quitutes de fazenda, produzidos no Sítio Harmonia.

A ideia do Pedal do Café no Sítio é da empresária campo-grandense Aline Stochi, 26 anos. Formada em gastronomia e ciclista há mais de 2 anos, ela resolveu unir as duas paixões e se aventurar na estrada.

"Os donos da fazenda são meus amigos, já conhecia eles. Um dia resolvi montar esse grupo. Nós vamos até o sítio, comemos, conhecemos os produtos que eles produzem lá e gasta as calorias na volta", brinca.

São cerca de 30km da saída de Rochedinho até o Sítio Harmonia
São cerca de 30km da saída de Rochedinho até o Sítio Harmonia

Aline conta que começou a usar a bicicleta como transporte quando cursava gastronomia, no CEPEF (Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima), localizado próximo a avenida Zahran. Todos os dias, a empresária saia dos Jardim dos Estados e pedalava até a escola.

"Como eu não sou daqui, eu não conhecia muita coisa, e era mais fácil ir de bicicleta. Depois comecei a me interessar por trilhas de pedal até cachoeiras, alguns locais bonitos, fiz amizades e um dia resolvi montar o grupo", explica.

O dono do sítio, Anderson Medeiros é o responsável pelo café com jeitinho de fazenda. Ele conheceu Aline durante o curso de gastronomia e atualmente investe em pratos que se aproximam do slow food, uma filosofia que prega o prazer de comer e de se aproximar das raízes gastronômicas que existem nas culturas de todo o mundo.

"O Anderson é chef de cozinha, ele faz as comidas de um jeito de fazenda, mas meio gourmet. Quem vai no passeio fica deslumbrado, o espaço é todo decorado, e a comida tem toda a filosofia do slow food, tudo feito em casa, orgânico, ninguém imagina que tem um sítio daquele em Rochedinho", diz Aline.

Crianças conhecem a criação de caprinos do local; sítio produz queijo de cabra e usa nas receitas feitas por um chef
Crianças conhecem a criação de caprinos do local; sítio produz queijo de cabra e usa nas receitas feitas por um chef

Preparando o 2º Pedal do Café no Sítio, Aline conta que metade das vagas já foram preenchidas, apesar da pouca divulgação.

"São 2 horas de pedalada, então quem está iniciando agora pode ter dificuldade, apesar do percurso ser plano, é bem puxado. Mas, vale muito a pena, dependendo da época do ano, o Anderson faz até uma feirinha orgânica onde os ciclistas podem comprar os alimentos e trazer para Campo Grande", garante.

Quem confirma toda a beleza do passeio é o analista de sistemas, Francis Mattos, 32 anos. "Eles tem uma criação de caprinos, de vegetais, é tudo produção deles mesmo, orgânico, sem agrotóxico, o ambiente remete aquela ideia de antigamente", relembra, saudosista.

Acostumado com o ritmo puxado da bicicleta no dia a dia e até em viagens de longas durações, Francis afirma que o passeio é uma forma de estar em contato com a natureza, com o prazer de pedalar e, especialmente, de comer. "Você come devagar, conversando, tem toda a questão rústica. Muito bacana", elogia.

Novo pedal será realizado no dia 21 de junho
Novo pedal será realizado no dia 21 de junho

Para os apaixonados pelo casamento entre a arquitetura e natureza, Aline ainda conta que no local é possível visitar uma capelinha no meio do campo. "Tudo é de uma beleza simples e encantadora no sítio. Todos saem muito felizes e com uma paz grande de lá".

Em breve, além de outras edições do pedal, Aline já está com uma nova ideia. "Estou organizando o Beercicleta, onde vamos fazer o pedal e conhecer uma cervejaria. Mas, ainda não temos data", adianta.

O 2º Pedal do Café no Sítio acontece no dia 21 de junho, às 7 horas da manhã, na saída para Rochedinho. Informações pelo telefone 8108-2849.

Nos siga no Google Notícias