ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Faz Bem!

Pole Dance Fitness: mais um exercício divertido que pode ajudar a emagrecer

Elverson Cardozo | 24/01/2014 07:08
Modalidade ajuda a queimar até 500 calorias. (Foto: Divulgação)
Modalidade ajuda a queimar até 500 calorias. (Foto: Divulgação)
Tamires na aula de pole dance. (Foto: Arquivo Pessoal)
Tamires na aula de pole dance. (Foto: Arquivo Pessoal)

Tamires Coelho Cardozo Carbonaro pratica exercícios desde os 16 anos, mas, em todo esse tempo, o período máximo que levou o treino a sério, sem se autossabotar, não passou de dois meses. A pedagoga detesta academia, acha tudo muito monótono, mas nem por isso deixou de se cuidar. Este ano, aos 24, ela descobriu o Pole Dance Fitness.

“Me encontrei de verdade. É uma coisa viciante. Não tem chatice”, garantiu, bastante empolgada. Ela treina há três meses, em um estúdio de Campo Grande e não pretende parar porque se apaixonou pela modalidade, até então desconhecida por ela.

Tamires, como a maioria, pensava que o pole era focado apenas na dança, na sensualidade, mas se surpreendeu quando soube da “categoria fitness”, que ajuda, inclusive, no processo de emagrecimento.

“Já perdi dois quilos, mas ganhei em massa magra”, contou, ao comentar que o esporte, além de além de trabalhar o corpo, mexe com a autoestima da mulher.

Como funciona? - De fato. O exercício, na barra, é mais um aliado na busca por um corpo em forma. Professora de pole dance, Lyanne Mello, de 22 anos, explica que, em uma aula de 60 minutos, é possível perder até 500 calorias, mas isso depende da intensidade, técnica aplicada e desempenho do aluno.

Só que essa “marca” só é alcançada, geralmente, nos níveis intermediário e avançado, que contam com movimentos estáticos e mais arriscados. Em média, perde-se, no básico, que consiste em manobras mais fáceis, como giros e alongamentos, de 380 a 450.

No Pole Dance Fitness, a dança e a sensualidade não são trabalhadas porque o foco não é a performance. A intenção é aumentar a resistência física, tonificar a musculatura, ajudar na coordenação motora, e equilíbrio. Por isso, até alguns movimentos do ioga são incorporados.

Mais um exemplo do Pole Dance Fitness. (Foto: Divulgação)
Mais um exemplo do Pole Dance Fitness. (Foto: Divulgação)

É um esporte que atrai mais mulheres que homens, mas eles também podem fazer só que, neste caso, o nome é Mastro Chinês. Com os garotos, explicou a professora, o treino é direcionado para a força.

“Eles têm mais resistência e, por isso, os movimentos são arriscados, parecidos com os do Circo de Soleil. Com as mulheres nós trabalhamos muito a flexibilidade e o alongamento para elas ganharem força”, disse.

De maneira geral, não há mais benefícios que contraindicações, afirmou. “Só não pode fazer quem tem labirintite ou problema sério de coluna, como hérnia de disco ou bico de papagaio”, orientou.

Serviço – As aulas de Pole Dance Fitness ministradas por Lyanne Mello acontecem na Academia Winners, localizada à Rua João Akamine, 713, bairro Santa Fé, em Campo Grande. O valor da mensalidade é de R$ 100,00 para aula uma vez por semana e R$ 180,00 por dois dias na semana.

Nos siga no Google Notícias