A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

05/04/2016 06:12

Sem gastar quase nada, mãe dá festa de aniversário para filha com trilha na mata

Adriano Fernandes
O presente de aniversário da pequena Ludmila, de 5 anos, foi uma manhã de passeio em contato com a natureza ao lado dos amiguinhos. (Foto: Sirlene Nunes) O presente de aniversário da pequena Ludmila, de 5 anos, foi uma manhã de passeio em contato com a natureza ao lado dos amiguinhos. (Foto: Sirlene Nunes)

Uma manhã inteira em contato com a natureza, com direito a trilha ecológica em meio a mata, piquenique e até plantio de árvores. Foi esse o pedido da pequena Ludmila Queiroz, para comemorar o aniversário de 5 anos, ao lado dos colegas de escola e amigos.

Veja Mais
Para fazer o mundo sorrir, grupo sai às ruas doando bons sentimentos
Clínica realiza palestras para sanar dúvidas sobre infertilidade conjugal

O passeio aconteceu no último domingo, dia 03, mas as atividades já eram um desejo antigo da menina e de sua mãe, a economista Márcia Regina de Souza Queiroz, de 41 anos. As duas mostram como datas importantes podem ficar inesquecíveis.

“Desde quando ela deu os primeiros passinhos eu a levava em parques, para que ela tivesse esse primeiro contato com a natureza. Fazer esse tipo de aventura, sempre foi uma vontade de nós duas, mas eu nunca soube como organizar esse tipo de passeio”, comenta.

No dia 29 de março, Ludmila completou 5 anos e na ausência da festa, o único desejo da menina, foi o pedido de uma aventura com os amiguinhos. “Foi uma sugestão que partiu dela mesma e eu apoiei. Eu também quis fugir da mesmice dos salões de festa, para proporcionar para minha filha e os coleguinhas dela, um domingo em total sintonia com a natureza”, conta.

Antes da trilha ecológica, teve claro um alongamento. (Foto: Sirlene Nunes)Antes da trilha ecológica, teve claro um alongamento. (Foto: Sirlene Nunes)
Aproximadamente 30 crianças, acompanhadas pelos pais acompanharam o passeio do último fim de semana. (Foto: Sirlene Nunes)Aproximadamente 30 crianças, acompanhadas pelos pais acompanharam o passeio do último fim de semana. (Foto: Sirlene Nunes)

Depois de muita pesquisa, o lugar escolhido foi o Centro de Educação Ambiental Odilza Fernandes Bittar, também conhecido como CEA Imbirussu, na Vila Popular. O local oferece até palestra de conscientização ambiental para os visitantes e tem trilha pela mata, demonstrando a diversidades de plantas e animais silvestres.

“Como a data exata do aniversário dela foi em um dia de semana, eu procurei encontrar um melhor dia durante o fim de semana para o passeio. Até conseguir a autorização do local. Além dos amigos dela e da escola, também convidei os pais para que eles me auxiliassem no dia de visita”, explica.

E a expedição no parque teve participação de pelo menos 30 aventureiros mirins. Mas antes da exploração da trilha em meio a mata, a criançada também fez alongamento para aguentar o mini-percurso a pé.

No decorrer da trilha do parque, que fica as marges do córrego Imbirussu, as crianças também foram acompanhadas por um guia, que explicou as mais variadas espécies de plantas e pássaros e deu lições de preservação ambiental.

Ao lado das amiguinhas, Ludmila esbanjava estilo. (Foto: Sirlene Nunes)Ao lado das amiguinhas, Ludmila esbanjava estilo. (Foto: Sirlene Nunes)

“Eles foram sendo instruídos sobre não jogar o lixo na mata ou nas ruas, por exemplo, devido ao risco destes resíduos irem parar nos rios. Sobre a importância de preservação das plantas, desde uma samambaia até um coqueiro, dentre outras lições, como se fosse uma espécie de capacitação ambiental”, completa.

Durante o percurso, Márcia relembra que a satisfação da filha e das outras crianças era evidente, no brilho dos olhos e no sorriso. “Elas ficaram encantadíssimas e o fascínio dos próprios pais, também foi surpreendente. Elas se impressionavam com cada espécie, algumas até comentavam que não queriam mais sair de lá”, comemora.

Depois de aproximadamente 1 hora de caminhada, o descanso foi com o "Picnic da Ludmila". No cardápio do café da manhã ao ar livre, teve bolos, doces, sucos, cachorro-quente, café e leite. O banquete serviu de aquecimento para a segunda fase da ação: o plantio de 100 mudas da espécie protelaria.

A planta é uma das cultivadas no centro de educação e é utilizada na arborização de alguns bairros da cidade e em fase adulta, também é conhecida por ajudar no combate a dengue. “E para Ludmila foi uma alegria a parte, porque ela também sabe tudo contra a proliferação do mosquito. Comemorou muito dizendo que tinha feito a parte dela no combate”, se orgulha Márcia.

O passeio teve inicio 8h30 e terminou 11h. Mas mesmo tendo sido rápido, serviu de lição não só para as crianças, mas também para os próprios pais das meninada.

“A ação foi importante, porque brincar em meio a natureza, correr entre as árvores é uma forma saudável de se divertir e faz bem para qualquer criança. Mas é tão necessário quanto isso e também a conscientização dos próprios pais de levarem os seus filhos, para esse tipo de atividade”, conclui.

Outras informações sobre o funcionamento do CEA Imbirussu podem ser obetidas pelos números (67) 3363-9914; (67) 3363-7208.

Curta a página do Lado B no Facebook. 

O Picnic da Ludmila teve direito até a plantio de mudas de árvore, que ajuda no combate ao mosquito da dengue. (Foto: Sirlene Nunes)O "Picnic da Ludmila" teve direito até a plantio de mudas de árvore, que ajuda no combate ao mosquito da dengue. (Foto: Sirlene Nunes)
Ludmila e os amiguinhos observando o curso d´água. (Foto: Sirlene Nunes)Ludmila e os amiguinhos observando o curso d´água. (Foto: Sirlene Nunes)



imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.