ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Faz Bem!

Treino promete emagrecimento com só 15 minutos de exercícios

Aline Araújo | 25/05/2015 06:34
Os exercícios são simples e rápidos. (Foto: Fernando Antunes)
Os exercícios são simples e rápidos. (Foto: Fernando Antunes)

Já pensou em fazer 15 minutos de exercício dia sim, dia não, e no final de três meses ter um resultado de emagrecimento incrível no espelho? Nada de milagre, pelo menos, é o que promete o Hiit (High Intensity Intermittent Training), um plano de exercícios intensos que, aliados à boa alimentação tem a propaganda de resultados expressivos para quem quer emagrecer.

Mas nada de moleza. Para acelerar os batimentos cardíacos e fazer o seu metabolismo trabalhar durante o dia inteiro, você precisa suar! Os exercícios são bem simples, em séries curtas, mais de alta intensidade.

Bolinha
Bolinha

“O método surgiu de uma pesquisa japonesa. Depois os americanos aperfeiçoaram e hoje tem gente praticando no mundo todo. E eu comecei a aplicar aqui com os alunos”, explica o profissional de Educação Física Carlos Alberto Pontes, conhecido como Bolinha.

O Hiit é diferente, entrou na academia Vila Olímpica como um programa que alia a aula com o acompanhamento de uma nutricionista esportiva, que vai orientar os alunos a seguirem uma alimentação adequada para alcançarem o resultado esperado.

O plano tem a duração de três meses e o resultado vai depender do desempenho e da frequência do aluno. Tudo é documentado, para que no final do projeto os resultados possam ser comprovados. São 30 segundos de exercício rápido e 30 de descanso. Essa aceleração e desaceleração frequente o diferencial.

Correr, pular o maximo que puder em 30 segundos. (Foto: Fernando Antunes)
Correr, pular o maximo que puder em 30 segundos. (Foto: Fernando Antunes)

“O que acontece é uma atividade que trabalha até a sua frequência cardíaca chegar em 90%, muito rápido, em um nível celular intenso, que torna a queima de gordura prolongada por conta da ausência da criação de ácido lácteo, o que faz o metabolismo acelerar cerca de cinco vezes. Então, uma pessoa que em atividades do cotidiano queima cerca de 100 calorias por hora, passa a queimar quase 500”, detalha.

Dá para perceber o esforço dos alunos enquanto fazem os exercícios cronometrados, mas as atividades são bem conhecidas como corrida, polichinelo entre outras.

A publicitária Janaína Lott, de 37 anos, está no projeto e desde que começou já percebeu alguns resultados como a melhora na atividade respiratória e a perda de gordura corporal.

“Você consegue perceber que o seu metabolismo está realmente acelerado e o acompanhamento da nutricionista é muito bom, minha alimentação está muito melhor e a qualidade de vida também”, conta.

Cada um faz os exercícios no seu tempo limite. (Foto: Fernando Antunes)
Cada um faz os exercícios no seu tempo limite. (Foto: Fernando Antunes)

Para que o método funcione, um detalhe é indispensável, segundo o professor, comer de três em três horas.

Se você não se alimenta corretamente, o organismo faz reservas, "por conta desse trabalho com o metabolismo é preciso enganar o corpo, para que ele não se acostume com as atividades", diz.

Por isso, o programa tem três meses, depois é recomendada uma pausa de dois meses, antes de voltar a fazer, se a pessoa desejar outros resultados.

Nos siga no Google Notícias