ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Games

A fantástica história dos cartuchos de Atari enterrados no deserto americano

Edson Godoy | 31/07/2014 07:07
Local onde os jogos foram encontrados.
Local onde os jogos foram encontrados.

Na primeira matéria do especial “História dos Videogames”, falamos rapidamente sobre a história do game E.T. para o Atari 2600 e como seu insucesso foi um dos responsáveis pela grande crise vivida pela indústria do videogame nos Estados Unidos em 1983.

Comentamos também sobre a malfadada história de que a Atari, diante do fracasso do game e do enorme estoque de cartuchos parados nas lojas, resolveu enterrar boa parte desses cartuchos em desertos nos Estados Unidos. Isso foi considerado por um bom tempo entre os gamers como a maior lenda da história dos videogames, pois muito se falava sobre isso, mas poucas evidências concretas da ocorrência desse fato bizarro realmente apareceram.

Diante disso, quase três décadas depois do suposto enterro dos cartuchos, a história voltou à tona e acabou indo para as telas de cinema e também para as telas da internet/xbox através de um documentário.
Nos cinemas a história foi lembrada no filme lançado pelo mais famoso “youtuber” de games: The AngryVideo Game Nerd (O Nervoso Nerd dos Videogames), personagem criado por James Rolfe, um americano apaixonado por filmes e games que em 2006 foi um dos pioneiros em criação de vídeos e programas na internet voltado para o público gamer.

O filme, que se chama “The AngryVideo Game Nerd: The Movie” foi lançado em 21 de julho de 2014, de forma independente, sendo exibido apenas em algumas seletas salas de cinema da América do Norte. Está previsto o lançamento do filme em Bluray, DVD e download até o final do ano. A história do filme gira toda em torno do enterro dos cartuchos, mas que, por se tratar de uma obra de ficção, é o ponto de partida para o início das aventuras do Nerd Nervoso.

Mas um documentário, que foi exibido essa semana com exclusividade na Comic-Con, a maior feira Nerd do mundo, realizada todos os anos em San Diego – California, nos Estados Unidos, promete explicar de uma vez por todas as razões que levaram a Atari a realizar esses enterros. O documentário chamado de Atari: Game Over, foi financiado pela Microsoft, que realizou uma escavação no deserto de Almogordo – New Mexico, nos Estados Unidos, e lá encontrou centenas de cartuchos de Atari enterrados, tornando a lenda, um fato! O documentário será exibido para os proprietários de consoles Microsoft, através da rede Xbox Live, ainda em 2014.

Qual razão teria motivado a Atari a realizar ato tão estranho e extremo? Uma das hipóteses é que, diante do encalhe generalizado de cartuchos de Atari, ficaria mais barato para a empresa “sumir” com os cartuchos do que ter que arcar com custos de distribuição e manejo dos mesmos, considerando que nas lojas os games eram oferecidos pela quantia irrisória de 1 dólar e mesmo assim eram vendidos em quantidade pífia.
Confira abaixo o trailer do documentário, que segundo relatos de quem o assistiu na Comic-Con, é realmente espetacular para qualquer um que se intriga com essa história que já dura 30 anos.

Visite e curta nossa fanpage no Facebook clicando aqui.

A coluna de games do Lado B tem o apoio do Museu do Videogame.

Nos siga no Google Notícias