ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Games

Como manter a diversão no mundo gamer em tempos de crise?

Edson Godoy | 24/03/2016 12:59
Como manter a diversão no mundo gamer em tempos de crise?

A crise econômica enfrentada pelo Brasil nos últimos meses tem afetado a todos em diversas frentes. É claro que o lazer é um dos primeiros itens a serem cortados de qualquer lista familiar em momentos como esse. Mas para um gamer, isso é bastante complicado. Por isso hojenossa missão é identificar os problemas ocasionados pela crise e encontrar soluções para que você, gamer de carteirinha, consiga conjugar seus compromissos do dia-a-dia com a diversão dos jogos eletrônicos.

Com certeza o primeiro reflexo sentido no ramo dos videogames com a crise brasileira foi o aumento dos preços, puxados pela alta do dólar. Lançamentos para consoles da nova geração que antes custavam 200 reais, passaram a custar 300 e as vezes até mais! Imaginando que isso ocorre em um momento em que o poder de compra do gamer está ainda menor, acaba duplicando a dificuldade em conseguir adquirir os lançamentos.

Outro importante ponto: mais do que o consumidor final, quem mais sente o tamanho da crise são os lojistas, em especial os menores, pois possuem menor capacidade de suportar períodos ruins por mais tempo. Assim nos conta André Rocha, proprietário da loja Press Start aqui da capital e parceira da nossa coluna aqui do Lado B.

André diz que esses aumentos de preço complicaram muito a vida do consumidor, que muitas vezes “acaba deixando de comprar o jogo ou até mesmo parte para as mídias digitais, que em alguns casos saem mais em conta”. Porém, no caso das mídias digitais, há uma grande desvantagem em relação à mídia física, pois após terminar o jogo, nesta última é possível revender o jogo, conseguindo abater bastante o gasto inicial, o que não é possível com as mídias digitais.

Mas nem tudo está perdido! Mesmo em tempos difíceis, é comum que boas oportunidades apareçam. E no mercado de games essa máxima também se aplica. Com a queda nas vendas, as lojas investem pesado em promoções agressivas, que tornam os preços dos jogos ainda mais acessíveis. É o caso também da Press Start que desde sua inauguração vem fazendo diversas promoções, mostrando que mesmo em tempos de crise é possível continuar comprando novos jogos e mantendo o nível de diversão. “A ideia é atrair e fidelizar o consumidor e para isso temos que oferecer além de um bom atendimento, um preço que seja realmente atrativo nesses tempos difíceis”, nos conta André.

Todas as quartas-feiras, aproveitando que o próprio shopping Bosque dos Ipês oferece estacionamento mais barato, a loja oferece a Quarta Maluca, com desconto de 15% nas compras acima de 100 reais. E neste final de semana vai rolar uma promoção com descontos progressivos que variam de 15% a 25%. Então, fica a dica aí para uma boa oportunidade de fugir da crise na Press Start.

Outra boa dica é aproveitar para adquirir aqueles jogos que já estão há mais tempo nas prateleiras. Aqueles que foram lançados há um ou dois anos atrás e que já podem ser encontrados com ótimos preços. Além disso, é sempre mais fácil chorar um pouquinho mais por desconto nesse tipo de jogo, pois os lojistas possuem maior margem neles do que nos lançamentos.

Por fim, não poderíamos também deixar de falar dos jogos usados. A própria Press Start também trabalha com esse segmento, inclusive aceitando jogos usados em bom estado como parte do pagamento para adquirir um jogo novo. Jogos usados, quando oferecidos com garantia, proporcionam a mesma diversão com um custo que pode chegar até a metade de um jogo novo.

Em épocas de crise, quando a vida normalmente já nos apresenta diversos dissabores, cuidar do lazer é fundamental e nada melhor do que conseguir manter esse hobby saudável que é jogar videogame e ainda gastando menos, né? Abaixo confiram algumas dicas de jogos que já foram lançados há algum tempo e que podem ser adquiridos com preços camaradas.

Aproveitem as dicas e não deixem de visitar meu site, o Vídeo Game Data Base, o museu virtual brasileiro dos videogames.

Nos siga no Google Notícias