A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

27/01/2015 06:56

Em Campo Grande ou Aquidauana, veja o que nossos gamers produzem para o Youtube

Edson Godoy
Gustavo e Felipe, do canal The Game Replay.Gustavo e Felipe, do canal The Game Replay.

No começo de novembro do ano passado mostramos aqui diversos campo-grandenses que se aventuraram no mundo do youtube, site da Google que hospeda vídeos feitos pelos próprios usuários e que cada vez mais cai no gosto das pessoas. Desde então, este colunista conheceu diversos outros youtubers de nossa terra, fazendo valer a pena uma reedição daquela matéria, para apresentar mais gente que produz conteúdo de qualidade na internet, muitas vezes sem ganhar um tostão para isso.

Veja Mais
Last Guardian e Mario Maker no 3DS puxam lançamentos de dezembro
Dos três modelos da linha PlayStation 4, qual se encaixa melhor para você?

Dois desses caras são os amigos Gustavo Malheiros (20) e Felipe Rezende (21), estudantes do último ano de Publicidade e Propaganda. No final de 2013, eles começaram a amadurecer a ideia de criar um canal no youtube que mostrasse às pessoas os games que valem a pena jogar de novo, em especial aqueles de séries clássicas, como Super Mario: “Quem não gosta de jogar Super Mario World do Super Nintendo de novo? Então a gente relembra o game para as pessoas, contando toda a sua história também”, conta Gustavo.

Foi aí que nasceu o The Game Replay em 2014. Para trazer essas lembranças para a tela do Youtube, Gustavo e Felipe utilizam toda a experiência de anos de jogatina. Ambos jogam desde pequenos. Gustavo conta que começou quando tinha 7 anos de idade no computador e no Super Nintendo de um amigo, “mas só fui ter meu videogame mesmo aos 10 anos, quando ganhei um Playstation”, completa.

Mariana resolveu virar youtuber e criar o canal Mari Entei.Mariana resolveu virar youtuber e criar o canal Mari Entei.

A paixão pelos games também faz parte da vida do analista de TI Caio Graco Pompeu Sabino de Araujo (38). Jogador de videogame desde seus 5 anos, Caio usou a experiência de 33 anos como gamer e sua coleção digital de jogos para criar o canal King´s Lair. A ideia surgiu há alguns anos, quando percebeu que faltava no Youtube um canal dedicado a mostrar os jogos que buscava. Hoje ele tem a pretensão de um dia conseguir gravar todos os jogos, de todas as plataformas.

Os vídeos de Caio são diferentes, neles não há a aparição e nem mesmo a narração dele. “Eu procuro transpor para o Youtube a experiência de quem está na frente do jogo mesmo”, justifica. Além de gameplay dos jogos, Caio também faz vídeos sobre tudo aquilo que tem relação com o mundo dos games, como propagandas e as trilhas sonoras.

Mariana Rosa Jordão, campo-grandense estudante de Artes Visuais, é outra que cultiva a paixão pelos games desde cedo, desde quando ganhou o primeiro videogame: um Super Nintendo. Perguntei se ela se considera uma colecionadora. “Não, sou uma simples estudante, por esse motivo só tenho dinheiro para o essencial, mas costumo roubar jogos do meu namorado para jogar em casa (risos)”.

Mariana resolveu virar youtuber e criar o canal Mari Entei ao ver que poucas mulheres faziam parte desse universo. “Vi que os canais de games eram apenas de homens e as meninas que tinham canais jogavam apenas os jogos da moda, como minecraft. Comecei então com jogos clássicos que eu tinha mais facilidade de jogar”.

Depois, ela passou a fazer vídeo sobre jogos de terror, seu gênero preferido.  “Todo mundo adora ver as pessoas se assustando e se desesperando nesses jogos. Daí resolvi fazer vídeos assim, para rir dos meus próprios sustos junto com quem assiste (risos)”.

Mas nem só de campo-grandenses se faz um Youtube (risos). Um grupo de amigos das cidades de Aquidauana e Anastácio, há cerca de 140 quilômetros de Campo Grande, movidos pela admiração aos youtubers brasileiros mais famosos, como Zangado Games e Guilherme Gamer, resolveu se juntar e criar o canal Playlandia XOP4 para mostrar notícias, gameplays, unboxings e tudo mais relacionado ao mundo dos games e também ao mundo da tecnologia.

O canal reúne os amigos Eduardo Barboza (18), Yasmin dos Santos (18), Bya dos Santos (16), Taynara dos Santos (15) e Lucas Albuquerque (18). Eles contam que o primeiro vídeo foi feito bem no improviso: “foi um fiasco!! Não sabíamos direito como falar e nem como se portar”, nos conta o grupo. “Agora já temos mais ou menos 3 meses de canal e com uma audiência muito boa para um canal pequeno.

Isso é uma coisa legal nos canais do youtube: ver a evolução dos apresentadores e dos conteúdos que apresentam, pois como geralmente são pessoas que não tem prática alguma com gravações de vídeos, a qualidade aumenta muito rapidamente, à medida que os componentes vão adquirindo experiência, tanto na apresentação, quanto em todo o restante que envolve a criação de conteúdo no youtube (edição de vídeos, desenvolvimento de textos, criação de pauta, etc. É um trabalhão!!!).

E como já havíamos dito na matéria anterior, todos eles acabam assistindo muito mais ao youtube do que a televisão. Essa é uma tendência que estamos observando: o youtube virou uma espécie de mega televisão, onde se pode achar canais que falam sobre todo o tipo de assunto, a qualquer hora do dia e com muito conteúdo de qualidade. E sem pagar nada por isso, bastando ter uma conexão com a internet.

Por hoje ficamos por aqui. Deixo vocês com o novo vídeo do meu canal, o Video Game Data Show, onde conto tudo sobre o último videogame lançado pela Atari e também o primeiro console de 64 bit da história: o Atari Jaguar. Saibam mais sobre esse importante pedaço da história dos videogames.

Visite também o meu site, o Video Game Data Base. A coluna de games do Lado B tem o apoio da loja Game Square

 




imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.