ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Games

Expectativa pelo novo console NX faz crescer os boatos envolvendo a Nintendo

Edson Godoy | 29/03/2016 08:47
Suposto controle do novo Nintendo NX, rumor fabricado por um designer gráfico.
Suposto controle do novo Nintendo NX, rumor fabricado por um designer gráfico.

Os boatos sempre fizeram parte da indústria dos games. Antigamente era comum as páginas das revistas serem infestadas por desenhos ou informações de supostas novidades, que tempos depois eram ou desmentidas ou esquecidas, diante do seu não acontecimento. Com a internet, os boatos ganharam uma proporção incrível, tamanha a velocidade e o alcance com que esses rumores se alastram pela rede de computadores.

Na semana passada a Nintendo foi protagonista de dois boatos que agitaram a comunidade gamer. O primeiro foi uma suposta foto do suposto novo controle do (suposto?) novo console da empresa, de codinome NX. Um controle bastante estranho, digno de pertencer a uma tecnologia alienígena de qualquer filme de ficção científica. Ele chegou até a receber o apelido de “controle retrovisor” diante do seu estranho formato.

Não demorou muito para o designer Frank Sandqvist vir à público e anunciar que ele foi o autor do falso protótipo, inclusive publicando um vídeo onde mostrou como tudo foi produzido, desde um falso desenho feito em Photoshop, até um “protótipo” físico mesmo, feito com o uso de uma impressora 3D. Sem dúvida uma forma de aparecer e se promover, mas fazer isso através de pegadinhas é uma prática no mínimo questionável né? Todos devem lembrar do fuzuê que o suposto protótipo do Super Nintendo CD – que acabou se transformando no Playstation – causou no ano passado.

Dificilmente 2016 será o último ano do WiiU.
Dificilmente 2016 será o último ano do WiiU.

Mas a notícia mais importante veio na segunda-feira dia 22 de março, do importante jornal japonês Nikkei. Segundo a notícia, a Nintendo deixaria de produzir o WiiU ainda em 2016. Isso caiu como uma bomba no mercado. Afinal, seria algo extremamente incomum a empresa anunciar que irá descontinuar um console antes mesmo de anunciar oficialmente o seu sucessor. Não só isso: é prática para lá de comum – e inteligente – no mercado que o console anterior seja descontinuado apenas depois que o novo aparelho já possua uma base instalada suficiente para manter o fluxo de vendas da empresa, isso é claro, se existir demanda pelo aparelho.

Por mais que o WiiU não seja um sucesso absoluto de vendas, não precisa ser nenhum expert para perceber que a atitude de tira-lo tão precocemente do mercado não seria muito inteligente. Por isso mesmo tal notícia casou tanto espanto. Mas não tardou para a Nintendo desmenti-la, em declaração à Famitsu, uma das mais importantes mídias gamers do Japão. A Big N garante que o WiiU continuará a ser produzido “no próximo trimestre e além”. Disse ainda que não foi a Nintendo que forneceu a informação equivocada à revista Nikkei.

Apesar do até aqui insucesso comercial, o WiiU ainda tem gordura para queimar. Afinal, em abril chega Star Fox Zero, que tudo indica que será um ótimo jogo, sem contar o novo Zelda, que até segunda ordem, continua previsto para ser lançado no WiiU. Rumores fortes indicam que o NX pode sair ainda este ano, então não seria surpreendente que o novo Zelda saia também para o NX. E quem sabe, se o NX for retrocompatível com o WiiU, isso também pode ser um fator que acelere a saída do console do mercado. Enfim, melhor eu parar por aqui antes que eu seja o causador de um novo rumor (risos).

Abaixo confira o vídeo onde Frank Sandqvist mostra como criou o falso futuro controle do Nintendo NX e mais alguns vídeos de jogos que fazem (fizeram?) parte da história do WiiU.Não deixe de conferir a promoção que rola sempre às quartas-feiras na loja Press Start, parceira aqui da coluna de games do Lado B: comprando acima de 100 reais, você ganha 15% de desconto! A Press Start está localizada no Shopping Bosque dos Ipês.

Não deixe de visitar meu site, o Vídeo Game Data Base, o museu virtual brasileiro dos videogames

Nos siga no Google Notícias