ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Games

Konami pesquisa o que os fãs querem e Ubisoft adia novo Rainbow Six

Edson Godoy | 25/08/2015 06:56
Konami pesquisa o que os fãs querem e Ubisoft adia novo Rainbow Six

O mercado de games mudou. Antes tudo girava em torno das grandes softhouses como Konami e Capcom. Hoje referidas empresas vivem um momento de crise e perda de identidade. Isso talvez seja reflexo do crescimento dos jogos independentes, os “indie”. Com a popularização do mercado de jogos digitais tanto nos PC’s (Steam, GoG, etc.) quanto nos consoles (com a PSN e a Xbox Live) e dispositivos móveis (iOS e Android), esses jogos ganharam cada vez mais espaço no mercado. E notoriedade também.

Diante disso, as grandes precisam se reinventar. A Konami deu o primeiro passo. Prestes a lançar o novo game da série Metal Gear (que está bombando em todos os reviews especializados até o momento) a empresa demostra estar um tanto perdida. Depois de romper vínculo com dois de seus maiores desenvolvedores, Hideo Kojima (da série Metal Gear e que faria o novo Silent Hill) e Koji Igarashi (responsável por alguns dos maiores sucessos da série Castlevania) e do fracasso que foi o desenvolvimento do “quase-game” Silent Hills, a Konami está sem rumo.

Percebendo isso, ela lançou na semana passada uma pesquisa apontando algumas de suas franquias e perguntando aos fãs qual delas eles gostariam de ver um novo jogo sendo lançado. Há séries como Contra, Castlevania, Gradius e até Sunset Riders, esquecida desde os tempos de Mega Drive e Super Nintendo.

Além disso a pesquisa possui campos de perguntas abertas, onde os participantes podem colocar lá suas ideias e desejos. Para participar basta clicar aqui. A pesquisa possui inclusive texto em português do Brasil.

Ao contrário do que muita gente pensa em relação a essa pesquisa, este colunista a vê com bons olhos. Não há porque tampar o sol com a peneira. A empresa está sim passando por um momento turbulento e ninguém melhor do que os fãs para indicarem o melhor caminho a seguir. Ponto para a Konami. Esperamos que dessa pesquisa saiam bons jogos para nós gamers.

Outra empresa que parece ter ouvido o clamor dos fãs é a Ubisoft. O novo game da série Rainbow Six, denominado Siege, estava previsto para ser lançado em 24 de setembro. A empresa decidiu adiar o lançamento para 1º de dezembro. A justificativa é deixar o jogo ainda mais polido, utilizando o feedback recebido pelos jogadores durante a E3 e a Gamescom. E quem fez a pré-venda do game não ficará desamparado, pois no antigo dia do lançamento (24 de setembro) começa o beta teste fechado do game.

Essa foi outra ação que agradou este colunista. Uma das maiores críticas que a Ubisoft vem sofrendo nos últimos anos é o lançamento rápido demais de alguns de seus jogos. Isso faz com que os jogos cheguem extremamente “bugados” no mercado, queimando forte o filme da companhia. Tomara que não seja uma atitude isolada e que de agora em diante a Ubisoft dê um polimento mais caprichado em seus jogos, mesmo que isso implique em alguns atrasos. Melhor demorar mais alguns meses do que lançar um jogo todo quebrado no mercado.

Confira nos vídeos abaixo o trailer de Rainbow Six: Siege e de algumas das franquias mencionadas na pesquisa da Konami.

A coluna de games do Lado B tem o apoio da loja Retro Gamers. Visite também o meu site, o Vídeo Game Data Base.

Nos siga no Google Notícias