ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Games

O melhor game de terror de todos os tempos está de volta. Confira

Edson Godoy | 07/08/2014 06:34
O melhor game de terror de todos os tempos está de volta. Confira

Foi anunciado essa semana que a Capcom lançará no início do ano que vem, uma versão remasterizada, em HD, do clássico Resident Evil, game que consolidou o gênero de terror (conhecido como Survival Horror) e que marcou a vida de muitos gamers, inclusive, a deste colunista. Vamos relembrar um pouco da história do gênero e também detalhar tudo sobre esse relançamento que agitou o mundo dos games nessa semana.

O Survival Horror não é criação da Capcom, pois antes de ResidentEvil, o mercado tinha o game Alone in theDark, game lançado em 1992 para computadores, sendo lançado em 1994 para 3DO, a única versão de console que o jogo teve.

Alone in theDark fez relativo sucesso na época, mas devido às limitações de hardware da época, o jogo era bastante lento, o que deixava os momentos de ação um tanto prejudicados. Ainda em 1994 foi lançado Alone in theDark2, que evoluiu o jogo graficamente e na história, porém as limitações de hardware ainda tornavam a ação monótona, não deixando com que o gênero deslanchasse.

Foi então que em março de 1996 chegou ao mercado ResidentEvil. O game era claramente uma evolução de Alone in theDark, pois possuía mecanismo de controle semelhante, porém a velocidade com que o jogo fluía era sensacional, o que tornava as cenas de ação eletrizantes. Além disso, a atmosfera do jogo, juntamente com a história desenvolvida (cheia de mistérios, zumbis e quebra-cabeças para resolver) tornava o game realista e assustador. Era difícil um jogador que não tomasse sustos durante a jogatina.

Os gráficos também eram ponto forte do game, trazendo junto vários vídeos em FMV (Full-Motion Video), bem no estilo filme B de Hollywood, que ajudaram a incrementar a atmosfera de terror do game.

Vários outros ResidentEvil foram lançados no decorrer dos anos. Em 2002, para alavancar o lançamento de seu novo console, a Nintendo, que havia fechado parceria com a Capcom para produzir jogos da franquia ResidentEvil exclusivamente para o Cube, lançou o remake do primeiro ResidentEvil, tornando-se um dos carros-chefes do console. O game conseguiu melhorar o original em todos os aspectos, com novos gráficos e efeitos, além de novas áreas e inimigos, porém sem perder a atmosfera de terror. E é com base nesse remake de 2002 que a Capcom fará a versão remasterizada anunciada essa semana.

O game está previsto para ser lançado apenas em meio digital (download) para Xbox 360, Xbox One, Playstation 3, Playstation 4 e PC’s para o início do ano que vem, ainda sem valor anunciado.

O game trará o mesmo jogo de 2002, mas com gráficos em HD, com resolução de 1080p, som com efeito surround 5.1, opção de tela em widescreen e ainda a possibilidade de se jogar com duas configurações diferentes de controle: um clássico (em que o personagem gira sobre seu próprio eixo) ou com um estilo modificado, em que o personagem anda diretamente para a direção apontada pelo jogador.

Às vezes temos a impressão de que o mercado anda meio saturado de remakes, porém o charme deles é inegável. É aguardar pra ver como ficará essa versão em HD e quanto custará o game.

Visite e curta nossa fanpage no Facebook clicando aquiA coluna de games do Lado B tem o apoio do Museu do Videogame.

Nos siga no Google Notícias