ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Games

Saiba como foi o encontro de alguns dos maiores colecionadores de games do País

Edson Godoy | 14/04/2015 06:56
Grupo de gamers reunido em São Paulo.
Grupo de gamers reunido em São Paulo.

Já falei aqui de alguns dos colecionadores de videogame da região, como Cleidson Lima do Museu do Videogame e Patrick Weiller da loja Retro Gamers. Mas é claro que essa mania não é de agora e não pegou apenas em Campo Grande. Temos grupos de colecionadores de games no Brasil, formados há anos (mais de 15!!). E no final de semana passado, este colunista, que faz parte de um desses grupos, foi a São Paulo conferir o 37º Encontro de Colecionadores do Canal 3.

O grupo é provavelmente o de maior prestígio no colecionismo brasileiro, principalmente pela heterogeneidade do grupo: há colecionadores para os mais variados gostos. Alguns focam em colecionar microcomputadores antigos como o MSX, o X68000 e Amiga; outros se concentram em consoles antigos e clássicos, como o Atari 2600 e o Odyssey; há ainda aqueles que colecionam de tudo um pouco no mundo dos games: desde computadores antigos até os consoles mais modernos. Nesse último grupo, eu me incluo (risos).

Material de colecionador não faltou.
Material de colecionador não faltou.
Fotos de Ricardo Domingos.
Fotos de Ricardo Domingos.

Além dessa diversidade de foco colecionista, há também outra característica bastante distinta: os membros do grupo são provenientes das mais diversas áreas: desde operadores do direito até empresários, administradores, médicos, analistas de TI e por aí vai. Os bate-papos entre os colecionadores rolam no Facebook e, principalmente, em uma ferramenta mais antiga e pioneira do Canal 3: o Yahoo grupos, onde as conversas rolam por e-mail. Todas as discussões ocorrem em um ambiente extremamente amigável e divertido.

É claro que pessoalmente a diversão fica muito maior. No encontro, colecionadores participantes do Canal 3 em todo o país (esse ano estavam presentes mais de 100 colecionadores) se encontraram para trocar experiências, conhecer novos games e inclusive antigos novos. Sempre conheço algo antigo que nunca havia visto antes nesses encontros. Nesse encontro mesmo, estavam presentes consoles raríssimos como o Atari branco (provavelmente a única peça existente no Brasil), o Splicevision, clone do Colecovision lançado em nosso país na década de 80, o Atari Jaguar com diversos jogos raros, diversos computadores raros como o Sharp X68000, além é claro dos videogames clássicos que todos conhecemos como Mega Drive, Nintendinho, Master System e Atari 2600.

O principal organizador do evento é Rodrigo Pasetchny, 34 anos, Gerente de Projetos, membro do Canal 3 desde 2003, tomou para si a tarefa de organizar esses encontros, que dão uma trabalheira danada. Apesar disso, Rodrigo faz questão de realizar o evento sempre que pode (geralmente duas vezes ao ano em São Paulo). “Ver o pessoal reunido, se divertindo e interagindo é bom demais. O melhor é que a cada novo encontro conhecemos novos colecionadores. Até mesmo as crianças vão acompanhar os pais e se divertem muito lá”, nos contou Rodrigo. “O objetivo é sempre criar um ambiente em que os colecionadores de verdade se encontrem, troquem experiências e realizem também trocas de games lá. É um ótimo local para aumentar sua coleção ou para negociar aquele item repetido que está sobrando em casa”.

O youtuber paulista Celso Affini gravou o encontro e lançará nos próximos dias um vídeo mostrando como foi. Assim que for ao ar, trago o vídeo aqui para o Lado B, para vocês conferirem como funciona esse grande encontro. Enquanto isso, deixo ao final da matéria o último episódio do meu programa, o Video Game Data Show, onde eu falo sobre a origem da franquia Metal Gear, juntamente com Patrick Weiller, colecionador de Campo Grande que mencionei no início da matéria e um dos maiores aficionados pela série.

Talvez fosse a hora de criarmos um grupo de colecionadores campo-grandenses né? O que vocês acham dessa ideia? Escrevam aí nos comentários suas opiniões, que dependendo, criamos um.

A coluna de games do Lado B tem o apoio do evento Parada Nerd, que vai rolar na nossa capital nos dias 2 e 3 de maio.

Visite também o meu site, o Video Game Data Base.

Nos siga no Google Notícias