ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Games

Saiba mais sobre a PSN, a rede online da Sony para consoles

Edson Godoy e Patrick Weiller | 29/04/2014 06:34
Saiba mais sobre a PSN, a rede online da Sony para consoles

Há alguns anos, quando se pensava em jogos online, imediatamente pensávamos em coisas ruins como “lags”, quedas no “framerate” e toda a sorte de problemas, quase todos relacionados com a péssima conexão de internet que estava disponível no Brasil. Veio então o século XXI, que trouxe a internet de alta velocidade (que no Brasil ainda está muito aquém da velocidade dos países mais desenvolvidos) e com ela a jogatina online se popularizou, pois a qualidade aumentou de forma exponencial.

As redes online nos consoles começaram a se popularizar com a Xbox Live, criada ainda no primeiro Xbox. Naquele tempo a qualidade já era boa e a experiência que a Microsoft adquiriu no primeiro Xbox foi fundamental para que a Xbox Live se consolidasse como referência em se tratando de rede online. É claro que a Sony não deixaria barato. Foi então que em 2006 a Sony criou a PSN – Playstation Network. Nela você pode jogar online com usuários do mundo todo, comprar conteúdo digital como filmes, seriados, jogos e seus complementos. A rede estava disponível tanto no Playstation 3 como no PSP.

De início a qualidade da PSN era visivelmente menor que da Xbox Live, com downloads lentos, jogatina online complicada, dentre outros problemas, que com o tempo e experiência da Sony, foram sendo minimizados. Hoje ela está disponível também no PS Vita e no Playstation 4. Os produtos podem ser comprados via cartão de crédito ou através de créditos que podem ser comprados por cartões vendidos na internet ou em lojas especializadas.

Um ponto importante a se ressaltar é que cada país/região possui a sua PSN própria, com conteúdos próprios. Porém o critério para escolha da localidade do serviço é feito com base no endereço cadastrado e não por rastreio de IP. Isso possibilita que qualquer um tenha acesso a qualquer PSN, desde que cadastre o endereço do país/região respectiva. Nesse aspecto a Microsoft também tem o pioneirismo no Brasil, pois foi ela a primeira a trazer a rede online (Xbox Live) para o Brasil.

Quando a Sony resolveu criar a PSN brasileira (2011), de início não havia sequer um conteúdo para download, mas apenas a possibilidade de realização de cadastro. Com o passar do tempo, a Sony começou a disponibilizar conteúdo para download, sendo que hoje praticamente todo o conteúdo lançado lá fora também fica disponível na rede brasileira (com poucas exceções), ficando de fora apenas conteúdo mais velho, que não chegou a ser oferecido por aqui. Isso representa sim uma perda, pois tem muita coisa boa do início da rede da Sony que ficou indisponível na rede brazuca.

Considerando a facilidade de se comprar crédito através da PSN nacional, e com a considerável melhora na quantidade de produtos oferecidos nela, já se mostra viável utilizá-la. Se você ainda quer usar a rede americana, a coisa fica um pouco mais complicada, pois não são aceitos cartões de crédito internacionais emitidos no Brasil, nem mesmo os pré-pagos. Assim a única forma de se comprar créditos para efetuar as compras é através de lojas especializadas, tais como a Retro Gamers em Campo Grande. Lá você também poderá tirar qualquer dúvida adicional sobre a PSN nacional e as gringas.

É isso aí galera!! Até quinta-feira, quando traremos uma reportagem especial sobre nosso eterno campeão Ayrton Senna e sua ligação com o mundo dos games.

Nos siga no Google Notícias