A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 20 de Janeiro de 2017

15/07/2014 09:09

Sony PSP se despede do mercado. Relembre a história e os principais games

Edson Godoy
Sony PSP se despede do mercado. Relembre a história e os principais games

Em Junho a Sony anunciou que não irá mais fabricar e distribuir o Sony PSP (Playstation Portable) no Japão e na Europa. Nos Estados Unidos esse “final da vida” do PSP se deu em janeiro. Natural a Sony abandonar o PSP, pois o seu sucessor, o PS Vita, foi lançado no mercado em dezembro de 2011 e enfrenta uma batalha duríssima com o rival da Nintendo, o 3ds. Diante disso, a Sony achou que já estava na hora de mover todos os esforços da parte de portáteis da empresa em prol do PS Vita. A verdade é uma só: o PSP vai deixar saudades.

Veja Mais
Tectoy lança campanha para público escolher caixa do novo Mega
Cansado de jogar sozinho? Veja dicas para fazer seu próprio evento gamer em casa

Lançado em dezembro de 2004, o PSP foi o primeiro portátil da Sony. O console foi bastante inovador. Tinha uma tela enorme para os padrões dos consoles portáteis e com uma qualidade de imagem de encher os olhos. Ele utilizava um sistema prioritário de mídia chamado UMD – Universal Media Disc, que é um disquinho envolto em uma carcaça plástica, capaz de armazenar 1.8 gigabytes de memória o que para época era uma capacidade considerável. Os jogos tinham qualidade muito semelhante aos jogos do Playstation 2, que na época era o console reinante no mercado.

O PSP teve ao todo 5 modelos diferentes, sendo sempre um a evolução do outro, com melhorias como qualidade da tela, possibilidade de transmitir a imagem para a TV, entre outras. A exceção fica pelo modelo PSP Go, que era praticamente outro console, pois eliminou o drive de disco, trabalhando apenas com jogos para download, algo que o mercado à época não aceitou bem. O PSP Go durou aproximadamente um ano e meio, com vendas insignificantes. Já o PSP tradicional chegou à incrível marca de 80 milhões de consoles vendidos em todo mundo, se posicionando como o 9º console mais vendido da história. Apesar do sucesso, na batalha com a concorrência o PSP levou a pior, pois o Nintendo DS vendeu cerca de 154 milhões de consoles (2º console mais vendido da história).

A Sony também apostou no PSP como uma plataforma multimídia portátil, onde o proprietário do console poderia desfrutar além dos jogos, filmes (em discos UMD), música e internet, em uma visão semelhante ao que os tablets hoje possibilitam (com a diferença de que o PSP não possuía tela sensível ao toque).

Edson, e quanto aos jogos? Como foi o PSP nessa área? Caro leitor, posso dizer com tranquilidade que ele foi muito bem. Foram lançados ao todo a quantia aproximada de 800 jogos para ele. Destacamos os seguintes:

- Castlevania: The Dracula X Chronicles – remake do game Castlevania X do PC Engine, que muitos dizem ser a melhor Castlevania de todos os tempos. De lambuja o jogo ainda traz a versão original desse game, bem como o game Castlevania: Symphony ofthe Night, o famoso Castlevania do Playstation One e do Sega Saturn. 3 games excelentes em 1 disco.

- Final Fantasy: 7 jogos da série Final Fantasy foram lançados no PSP, sendo 3 deles remakes: Final FantasyAnniversaryEdition e Final Fantasy II: AnniversaryEdition e ainda Final Fantasy IV: Complete Collection. Pra quem gosta de Final Fantasy, um dos RPG’s de maior sucesso da história dos games, o console é uma ótima pedida.

- Godof War: o PSP teve dois games dessa série: Godof War: Chainsof Olympus e Godof War: Ghost ofSparta, que inicialmente eram exclusivos no console, mas depois foram portados em HD para o Playstation 3. Ambos são excelentes. Imperdível para quem tem um PSP.

- Metal Gear: para os fãs da série do SolidSnake, o PSP é um prato cheio. Ao todo foram lançados 5 jogos da série: Metal Gear Acid 1 e 2, Metal Gear PortableOps e PortableOps Plus e o mais recente Metal Gear Solid: Peace Walker.

- Coletâneas: o console foi brindado com diversas coletâneas de jogos que fizeram grandes sucessos. Empresas como Capcom, EA, Taito, SNK e Midway lançaram UMD’s contendo diversos jogos de sucesso, tais como Metal Slug, Street Fighter2, DesertStrike, The King ofFighters e muitos outros.

- Emuladores e homebrews: o console da Sony ganhou muitos simpatizantes através do jailbreak realizado por hackers, que possibilitou que o console rodasse emuladores de diversos consoles como NeoGeo, Super Nintendo, GameboyAdvance, Playstation One e muitos outros, todos com qualidade excelente, possibilitando uma biblioteca de jogos gigantesca para o console.

Mencionamos apenas alguns games que se destacaram, mas existem muitos e muitos outros na vasta biblioteca disponível para o console. Hoje um PSP usado pode ser encontrado facilmente no mercado por volta de R$ 250. Se você procura um console portátil de boa qualidade e não quer gastar muito, é uma excelente opção.

A coluna de games do Lado B é patrocinada pelo Museu do Videogame.

 




Excelente matéria. Vale mencionar também a série Monster Hunter, o Ultimate Ghosts'n'Goblins, a série Patapon, o fato de poder rodar toda a biblioteca do PlayStation 1 (convertendo as imagens), entre outras coisas.

Enfim, esse é um portátil que, ouso dizer, ainda será muito procurado durante alguns anos dada a versatilidade dele.

Querendo ver 164 vídeos de vários jogos dessa plataforma, acesse a playlist de meu canal no YouTube. https://www.youtube.com/playlist?list=PL719E0CDD0E9B9519
 
Caio Graco P. S. Araujo em 15/07/2014 12:13:49
imagem transparente
Busca

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2017 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.