ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Games

Wii U: console de nova geração ou um Wii turbinado?

Edson Godoy | 08/04/2014 06:24
Wii U foi lançado no Brasil em 2013. (Foto: Divulgação)
Wii U foi lançado no Brasil em 2013. (Foto: Divulgação)

Muitas pessoas se perguntam onde o Wii U se encaixa até agora no mercado de games. No cenário atual é difícil enxergá-lo como um verdadeiro videogame de nova geração, principalmente, se comparado ao Playstation 4 e ao Xbox One. Vamos analisar aqui as razões disso e se realmente essa primeira impressão é verdadeira.

O Wii U foi lançado pela Nintendo nos Estados Unidos em 18 de novembro de 2012 e oficialmente no Brasil um ano depois, pelo preço de R$ 1.900,00. Foi o primeiro console da Nintendo a trazer gráficos de alta definição e também o primeiro console a trazer um controle que funciona quase como um tablet, com tela sensível ao toque (touchscreen) e que ainda possui características de controle de movimentos semelhantes ao Wii remote, o controle do Wii. Além disso o novo console é retrocompatível com toda a biblioteca de jogos do Wii, bem como de seus acessórios.

O Wii original obteve um sucesso estrondoso no mercado, porém, com o lançamento do kinect para o Xbox 360, toda a mística existente quanto ao sistema de controle de movimentos do Wii caiu por terra, fazendo com que o interesse no console diminuísse de forma considerável.

Some-se a isso o fato de que o Wii original ficou conhecido por ser um console para gamers casuais, por não possuir jogos mais voltados para o público adulto, se encaixando bem no perfil de pessoas que não possuíam tanta familiaridade com o mundo dos games até então e que buscavam uma forma rápida e nova de diversão que abrangesse toda a família.

Acontece que o Wii U pouco inovou, deixando a sensação de que se tratava apenas de um “upgrade” em relação ao Wii original, e não um console totalmente novo. O nome também confundiu a cabeça de muito gente, pois não deixava claro se tratar de um produto novo, podendo passar como se fosse apenas uma atualização do produto anterior.

Esses detalhes levaram o Wii U a sofrer severas críticas da mídia especializada. Tudo isso afetou muito as vendas do console, que nunca decolaram como a Nintendo pretendia. Outro ponto negativo é o fato de que o console não roda DVD’s e Bluray’s.

E quanto aos games? Com certeza o mais importante em um console são os games. Quanto a isso o Wii U também tem algumas falhas...

Vejamos, por exemplo, o Zelda lançado para ele: ao invés de criar um Zelda novo para o console, a Nintendo optou por um upgrade do jogo Legend of Zelda: Wind Waker originalmente lançado no Gamecube. New Super Mario Bros U pouco inovou a franquia. Alguns jogos como Batman Arkham City e Call of Duty Black Ops II traziam o mesmo jogo lançado para Playstation 3 e Xbox 360 acrescido apenas de alguns truques e efeitos utilizando o controle do Wii U.

Vantagens - Poxa Edson... Pelo que você está dizendo o Wii U parece ser um console ruim? Só parece...Não é. Na verdade ele está sofrendo um pouco para “se achar” no contexto atual do mercado de games. É sim um excelente console. Alguns de seus jogos são sensacionais. Começo pelo ZombiU, um dos jogos lançados junto com o console. Trata-se de um jogo de ação em 1ª pessoa, com estilo semelhante ao de Resident Evil, porém com uma inovação sensacional: você só tem 1 vida... Se seu personagem morre no jogo, ele morre mesmo...Você volta a jogar com outra pessoa que está tentando sobreviver em meio ao apocalipse zumbi ao que o jogo o insere. O jogo é tensão e terror do começo ao fim. Altamente recomendado!!

Outro jogo muito bom para o Wii U: Super Mario 3D World. Ele segue a linha iniciada com o Super Mario 3D Land lançado para o 3DS. O jogo conseguiu manter a boa jogabilidade do antecessor, mas com gráficos em alta definição e a possibilidade de até 4 pessoas jogarem simultâneamente de forma cooperativa.

Temos ainda previstos para esse ano o novo Mario Kart (em sua 8ª edição) e o novo Super Smash Bros. Ainda temos que levar em consideração que dos 3 consoles da nova geração apenas o Wii U é retrocompatível. Nem Xbox One e nem o Playstation 4 aceitam jogos de seus antecessores.

No mais o Wii U ainda tem muito o que evoluir, mas já se mostrou um console valoroso, com ótimos jogos e um hardware resistente que nesse 1 ano e meio desde o lançamento não possui nenhum caso notável de problemas de funcionamento. É o único console de nova geração que possuo e estou plenamente satisfeito com ele. Jogando o ZombiU eu já percebi que se tratava de um console com muito potencial e tenho certeza que a Nintendo saberá explorar essa potencialidade ao máximo.

É isso galera. Esse é o Wii U. Até quinta-feira com mais uma matéria especial de games aqui no Lado B.

Enquanto isso, veja o trailer do jogo ZombiU:

Nos siga no Google Notícias