A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

27/09/2012 14:00

Loja de colchão, farmácia, boteco... O que sobra e o que falta em Campo Grande?

Ângela Kempfer
Ravi Amorim e Mariana Maia param diante da pergunta e respondem: Ravi Amorim e Mariana Maia param diante da pergunta e respondem:

O empresário Joel Dibo levantou a bola há meses e agora resolvi pesquisar. Desiludido, depois de fechar uma casa noturna de Campo Grande, ele soltou a frase que ficou na cabeça de muita gente: “Aqui é a terra das farmácias e das lojas de colchão”. Mas não é bem assim.

Veja Mais
Boate Neo fecha e proprietário promete nunca mais investir em Campo Grande
Parque das Nações terá Jota Quest de graça, além de Curimba e Bella Xu

É só olhar pela cidade para perceber. Tem muito pet shop, academias em pencas, lanchonetes. O casal Ravi Amorim e Mariana Maia não acha que a cidade tem algo de sobra. “Só sertanejo, que tem demais”. Já sobre o que falta, a resposta é na lata. “Precisamos de delivery que funcionem 24 horas. Não tem nada para comer de madrugada aqui”, lembra Ravi.

As amigas Camila Valensuellos e Jessika Ferreira também parecem ter combinado a resposta. “Sobra igreja. Meu Deus, têm demais”, diz Camila. Mãe de uma menina de um ano e meio, ela reclama não ter nada para fazer no Jardim Itamaracá, bairro onde mora. “tenho de levar ela em shopping ou em praça em outro lugar, longe”.

Segundo JUCEMS, existe 1 ótica para cada mil habitantes.Segundo JUCEMS, existe 1 ótica para cada mil habitantes.

Para não ficar apenas na constatação visual ou na base da opinião pública, o Lado B procurou fonte oficial, a JUCEMS (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul), o que embaralhou ainda mais a história.

As informações são de comércio ativo em Campo Grande, de empresas que continuam abertas ou não pediram a exclusão no sistema do órgão.

Para a surpresa de quem achava que campo-grandense só gosta de tomar remédios e dormir, a onda do momento são as óticas.

Na avaliação do presidente da Junta, Wagner Bertoli, houve uma proliferação desse tipo de comércio, principalmente na periferia. “É impressionante”, comenta.

Enquanto são 585 farmácias registradas e 563 lojas que vendem colchões, a cidade tem oficialmente 832 óticas. Isso inclui qualquer loja que venda óculos, inclusive as lojas de vestuário.

Os empresários do setor acham que o número é exagerado. “Sei que são dados da JUCEMS, tá certo, mas não tem mais de 200 óticas aqui. Será que estão na periferia”, comenta o dono de ótica na 14 de Julho, Roberto Nakasse.

O vizinho de ponto também discorda. Nilton Fernandes é gerente da ótica que há 40 anos funciona no mesmo prédio da 14 e aposta no mesmo número. “São 200. Não entendo esses dados porque óticas não fecham muito, então nem tem como dizer que a maioria está inativa”, avalia.

Bem, relembrando a reportagem que deu origem à pesquisa, as estatísticas colocam no topo justamente o setor que o empresário da noite diz que menos vinga por aqui. O recordista são bares, lanchonetes e restaurantes, com 1032 empresas registradas.

Anderson Pelintro é garçom e confirma. “Tem muito boteco. Não sei como sobrevivem”. Sobre o que falta em Campo Grande ele vai bem longe. “Praia, né. Com esse calor, o que falta é praia”.

Em tempo - Os números da Associação Comercial de Campo Grande são muito diferentes, mas confirmam. Tem mais ótica na cidade do que lojas de colchão ou farmácias. São 63 óticas associadas, 34 farmácias, 24 lojas de colchão e 22 bares.

As amigas Camila Valensuellos e Jessika Ferreira dizem que sobra igreja.As amigas Camila Valensuellos e Jessika Ferreira dizem que sobra igreja.
Anderson Pelintro é garçom e confirma. “Tem muito boteco.Anderson Pelintro é garçom e confirma. “Tem muito boteco.



Ahhh, falta também uma padaria no centro da cidade! Tem uma muito fraquinha, mas nem dá pra considerar, não tem variedade de nada, é suja e o atendimento deixa a desejar na educação. Empresários, pensem nisso, por favor... uma PADARIA DE QUALIDADE NO CENTRO DA CIDADE seria excelente!!!
 
Jacqueline Nascimento em 03/10/2012 11:16:36
Faltam livrarias!!!! Como é possível uma capital desse porte não ter uma livraria decente? Um espaço charmoso com cafeteria e sofás e um incentivo pra produção de literatura local.
Falta também um restaurante da rede Outback!!! Enquanto sobram barraquinhas de cachorro-quente e lanchonetes meia boca.
E falta principalmente educação no trânsito! Respeitar semáforos e limite de velocidade, ligar a seta antes de virar, estacionar usando uma vaga apenas, ultrapassar corretamente pela esquerda, não parar em fila dupla... poxa, é mesmo tão difícil de aprender?
 
Jacqueline Nascimento em 03/10/2012 11:00:48
Falta uma boa padaria no Bairro Cachoeira quem mora no bairro tem que ir longe comprar um pãozinho.
 
Joana Barbosa em 01/10/2012 12:07:49
O que falta em Campo Grande é gente educada, hospitaleira e divertida; o que sobra é gente reclamona e sem-criatividade.
O problema não é o lugar, mas as pessoas é que definem a identidade de uma cidade.
 
Gabriel Lourenço em 28/09/2012 10:56:11
Gente...paracuisso...o que falta em Campo Grande na verdade é só um marzão azul com praias bonitas, de resto falta é criatividade para esse povão que fica sentado em bandos em torno de tererê, arguile ou cachaça, falando de carros cavalos ou bundas. Temos espaço pra tudo.
 
Rodolfo de Toledo em 28/09/2012 10:21:50
Alguem falou q falta um parque tipo o Beach Park, concordo. E feriados prolongados no tempo de calor vai todo mundo p Bonito, gastam lá o que poderiam gastar aqui. Falta parques de diversão, com brinquedos interessantas.Falta bons restaurantes, falta boas churrascaria nas saídas da cidade mais que tenha segurança, senão vira bagunça.Falta muita coisa......Publico tem, é só fazer direito.
 
nandyalla aranda em 28/09/2012 09:55:33
Graças a Deus que temos muitas e boas igrejas em Campo Grande,porque de tudo na vida o que mais precisamos é de Deus mesmo!Mais para um lazer em familia o que precisamos aqui é um bom parque aquático com tudo que tem direito,porq é muito quente a nossa terrinha,boteco,boate o que tem já basta,normalmente nesses lugares só acontecem desgraças e tristezas nas familias.
 
ARLETE LIMA em 28/09/2012 09:29:41
Galera !!!! o que falta é planejamento urbano de VERDADE, sem privilégios como já estamos calejados, por conta de interesse de algumas poucas pessoas que ainda mandam na cidade. Não é justo que somente os bairros que receberão shopping ou mesmo condomínios de luxo que devem receber infraestrutura da Prefeitura. Isso tem que valer para toda a cidade. Taí uma boa causa para TODOS os vereadores.
 
Flávio Márcio em 28/09/2012 09:03:14
Acorda povo que acha que modinha sertaneja vai dar futuro á vcs ... Precisamos de Cultura muita cultura pois CG deixa muito a desejar, Grandes peças Nunca chegam até nós pq será ...Livrarias como em Brasilia.
 
rogerio caetano em 28/09/2012 08:33:34
Concordo com Gustavo Ribeiro, faltam livrarias, temos poucas no centro, mas nos bairros não existem!!! Boteco e igreja tem aos milhares, mas nenhuma biblioteca ou livrarias. E o povo daqui não está acostumado com pessoas que gostam de ler sem compromisso. Todas as vezes que entrei na Maciel e Hamurabi atras de boa literatura, o vendeor não entendeu que eu ainda não sabia o que queria ler...
 
Leticia Mello em 28/09/2012 08:29:54
Um ranking da Veja mostra 15 estabelecimentos que funcionam 24h ou até mais tarde em SP. 1 só faz entrega. São 660mil pessoas por estabelecimento. A Subway em CG funciona 24h e há várias lanchonetes que vão até de madrugada. São 800mil habitantes na cidade. É só vcs procurarem. Campo-grandense reclama de barriga cheia demais. Vcs precisam rodar mais pelo Brasil pra entender.
 
Luciana Souza Reino em 28/09/2012 08:27:45
tinha que ter mais lugares para nos divertir, aki só tem bar, eu nao bebo vou pra onde? shopping? trabalhei la 3 anos, nao quero ver nem pintado de ouro kkk
 
mirian machado em 28/09/2012 08:24:31
Graças a Deus que tem muita igreja evangelica aqui em campo grande e mesmo assim o povo não toma vergonha na cara e procura o melhor lugar para ir que sem duvida são as igrejas ficam por ai enchendo a cara e matando gente e pelo menos voçe não ve falar que uma pessoa evangélica ficou a noite bebendo e pegou seu caro e foi pra rua e matou alguem procurem Deus enquanto se pode achar
 
thiago augusto em 28/09/2012 08:18:47
O que falta: educação e cidadania nos estacionamentos (todos) e no entorno de escolas e igrejas (filas duplas e triplas).

O que sobra: complexo de vira-lata e a mania de copiar tudo o que há ruim em SP e nos chamados grandes centros. O que tem de bom não se copia, não entendo a razão
 
Franz D. Silva em 28/09/2012 07:49:07
Com certeza esses dois da entrevista sao daqueles tipos de paulistas malucos, que querem comer pizza as 03hda madrugada, adquiriu esse habito porque em sampa ninguem consegue dirigir no horario das pessoas normais, aqui as pessoas sabem a hora de trabalhar e de se divertir.
 
joao de deus em 28/09/2012 07:42:10
Estou fora de CG a 3 anos mas estou sempre na city, achei que a cidade ganhou novos lugares para passear. Lanchonetes abertas na madrugada, supermercados, onde moro tem que correr para ir no mercado até as 20:30hrs depois 24hrs só o pão de açucar que é superrrr carooo....então parem de reclamar de barriga cheia. Problemas toda cidade tem, mas CG está de desenvolvendo super bem.
 
Evelyne Costa Torres em 28/09/2012 07:40:10
O que falta aqui mesmo são postos de saude , alguém que queira trabalhar na areia com vontade pois quando vamos ao posto de saude atende nos como se fossemos animal , e nem animal pode tratar tão mal assim , e falta gastronomia adequada em campo grande,falta muito lazer ,todos os lugares já são muito repetitivos não tem lazer deferente .
 
Danilo Santana em 28/09/2012 07:26:01
Campo Grande precisa de escolas boas, pois a educação do povo daqui é lastimável
Campo Grande precisa de postos de saúdes e hospitais pediátricos pois a saude daqui é lastimável inclusive para os que tem plano de saúde, imagine para os que não tem.
Campo Grande precisa de segurança no transito afinal todo dia morre um motoqueiro aqui.
 
ADAILTON QUEIROZ em 28/09/2012 06:57:18
CAMPO GRANDE TEM MUITO MENTIROSO! MUITOS QUER MOSTRAR O QUE NÃO TEM . VOCE QUER VER ISSO QUE ESTOU FALANDO ABRE UM COMERCIO E ABRE A MÃO PRA VOCE VER SÓ PRA ONDE VOCE VAI , AQUELE QUE CONCEGUE FAZER NEGOCIO COM O ESTADO VAI PRA CIMA RAPIDO , MAS O RESTO FICA NO TOCO TRABALHANDO PRA BURRO,FALTA SIM RESTAURANTE QUE FICA ATENDENDO ATÉ MAIS TARDE SE VOCE FICAR SEM ALMOÇAR ATÉ O MEIODIA VOCE FICA SEM
 
paulo g dias em 28/09/2012 06:19:15
(continuação) que gosta de diversificar como uma balda de forró, reggae, mpb, mas não aquelas de fundo de quintal, mas sim de boa qualidade, organizadas e bem feitas.
 
Andressa Petro em 28/09/2012 02:01:17
Acho que como o Carlos Atila Falou faltam realmente um Madero Burger & Grill esse lugar é maravilhoso, bonito, sofisticado. Falta restaurantes diferentes por exemplo um rodízio de pastéis, uma casa de comida mexicana, coisas diferentes. Falta com toda certeza um park aquático de ótima qualidade como já foi citado, falta casas noturnas diferentes que atendam a todos os estilos ou para quem gosta de
 
Andressa Petro em 28/09/2012 02:00:09
Gloria a Deus que temos muitas igrejas, estão formando pessoas melhores, mais felizes, mais satisfeitas, e mais casamentos felizes porque se você tiver bom casamento, filhos, os lugares serão o de menos!!! E quem e casado nao fica até amanhecer o dia , então come cedo, encontra restaurantes bons e vive mais felizzzzzzz se e que vcs entendem! Aos solteiros ore, e busque por que Deus e fiel
 
Cintia Boazal em 27/09/2012 10:54:00
Sentimos falta em Campo Grande de uma churrascaria na saída de Rochedinho em direção à Universidade dos padres para atender a clientela da CLC - Parque do peão. E quanto mais longe mais a procura desses espaços retirados para sair do tumulto da cidade é só caprixar que a clientela vai. A Farmácia que fica nessa avenida da universidade precisa ficar aberta 24horas em dias de eventos no parque.
 
Alceu Bueno Minayo em 27/09/2012 10:14:31
Falta uma boa padaria no centro da cidade bem organizada como uma que já existe na cidade que conheci a poucos dias "café leão" que fica no caminho da Universidade Católica. Temos muitas farmácias e poucas abertas 24horas. Falta aquelas feiras tradicionais em praças/ruas de bairros com artesanatos, alimentação, verduras nas regiões (carandá/monte castelo/são francisco/coophasul).
 
Sônia Reivi Okada em 27/09/2012 09:58:49
Sou de outro país e estou especulando Campo Grande a 1 mês. Gostaria de investir aqui, mas prefiro outro estado ao qual minha família está instalando. Deixo a sugestão para os investidores. A cidade morre à noite e existem pessoas circulando.Precisa de um centro comercial aberto até as 00:00 com artesanto regional e uma boa padaria. Falta pousada/casa para deixar idosos e crianças por dia.
 
Roberto Okite Uiaiohj em 27/09/2012 09:50:59
Falta um Madero Burger & Grill em Campo Grande...aí sim vai bombar! =)
 
Carlos Atila em 27/09/2012 09:38:29
Gustavo Ribeiro disse tudo!!!
 
Christian da Costa em 27/09/2012 08:58:53
Iiiih,tem muitos estabelecimentos vendendo óculos made in hong kong, made in china,esses tipos de óculos.Nossa população precisa de esclarecimento sobre a saúde de nossa visão.As lentes ruins dos óculos de sol que não tem proteção contra raios UV e UVB,pode lesar a retina,e as lentes de grau que nos ajuda a enchergar são de péssima qualidade.Senhores consumidores,procurem ÓTICAS de QUALIDADE !!!!!
 
Lu Rodrigues em 27/09/2012 08:23:53
Faltam livrarias de ponta, com cafés sofisticados, onde exala cultura e bom gosto.
 
Gustavo Ribeiro em 27/09/2012 07:59:56
Esqueceram de citar o Pit Lanches, que atende nas madrugadas e as vezes até quase às 6 da manhã. Sei porque fica perto de casa e diga-se de passagem o lanche é uma delicia.
 
Maria Alvares em 27/09/2012 07:51:00
discordo totalmente de seu comentário, viajo muito e se isso serve como base para poder comparar, digo:estamos muito bem servidos de taxi em nossa cidade, pois na grande maioria são veiculos novos e muito bem distribuidos na cidade e não é isso que vejo pelo Brasil a fora, agora, em qual transporte não se torna um caos em "momentos" de chuva??!!
 
Joao Araujo em 27/09/2012 07:02:58
Povo de campo grande precisamos mais de TAXIS também, é inadimissível uma capital q está se projetando para um milhão de hab. e só tem 490 taxis. em dias de chuva, final prolongado de feriado é um caos pra se pegar um. Só existem duas radio taxi, a coopertaxi e campo grande. .. e queriam q a copa viessem pra cá...acordam empresários.
 
lindomar teodoro em 27/09/2012 06:39:05
Bem que os administradores do nosso estado e da nossa capital poderiam dar os incentivos suficientes para que um "Beach Park" ou similar pudesse ser instalado, como por exemplo na saída de Três Lagoas, água para alimentar, espaço para implantar e público para prestigiar não faltaria, oq falta é interesse político.
 
Elaine Oshiro em 27/09/2012 06:13:40
Se campo grande fosse dez por cento de Cuiaba a nossa vida noturna seria outra tem vários empresários de campo grande que prefere investir em outro estado do que aqui em campo grande.
 
Cosme Esquibel em 27/09/2012 06:05:10
Ta faltando lava-carro na cidade. Não aquele onde você leva o carro de dia, mas aquele quase sem funcionário, que você passa dirigindo por meio das escovas, funcionando 24/7, e pelo menos após as 19:00, simplesmente passando rapidinho no caminho para casa. Ou seja: um que vc não se atrapalha com o trabalho para lavar o carro de noite, e onde vc não precisa entregar a chave do veiculo.
 
Marcos da Silva em 27/09/2012 06:01:10
Senhores empresário, quandos vocês vão ouvir a população? Precisamos de estabelecimentos, principalmente para alimentação (boa) e diversão (fora casas noturnas), que funcionem principalmente na madrugada. Será que é dificil entender isso? Será que os senhores não querem ganhar dinheiro? Então chega farmácias, bares, lojas de roupas, sejam esperto e saiam do mais do mesmo!
 
Andre de Lima em 27/09/2012 05:12:15
Somente 22 bares em CGR???!!!! A Associação Comercial precisa atualizar o seu cadastro, pois por bairro devem existir mais de 30 botecos em CGR!!!! E igreja evangélica está na concorrência forte...principalmente nos bairros mais pobres, já vi igreja em garagem!!!!
 
João M Souza em 27/09/2012 04:32:59
Sai da boite sertaneja, vai comer um burgão, passa na conveniência leva umas breja prá casa e dorme ( num bom colchão claro). Tão reclamando do que?
 
Paulo Roese em 27/09/2012 04:30:18
Com 563 lojas de colchões a cidade precisa mesmo é de delivery, o resto pode fechar. O povo só levanta do colchão prá atender o rapaz da pizza!!!
KKKKKKKKKKKKK
 
Paulo Roese em 27/09/2012 04:24:45
Se pensar bem, o que são 2 ou 3 lugares abertos na madruga para uma capital? Só em CG mesmo, se for esperar por tele entrega morre de fome.
Aonde ta cheio de botecos? Sempre a mesma coisa, já conheço todos botecos dessa cidade e cansei de sair por não ter nada diferente, uma mesmice.
Realmente esse pessoal adora tomar remédio e dormir, nunca vi igual...
 
Renata Farias em 27/09/2012 04:15:00
Já passou da hora de termos um site em que os moradores poderiam fazer petições onde poderiam sugerir alternativas para diversão, serviços úteis.
Falando da matéria, poderia haver estacionamentos grandes próximos ao centro, cerca de 1 km que poderiam levar os clientes aos centros de compra. Ou ter estacionamentos com vários andares.
 
Marlon Albuquerque em 27/09/2012 04:09:47
Realmente o povo de nossa city não a conhece ou faltam propaganda para todos, pois para começo os "lugares para comer"- restaurantes e bares, ficam abertos até 2,3 hs da madruga ou mais. E ainda há certos lugares em lanchonetes q ficam até qse amanhecer, como Burgão, MC Donald drive, lanchodromo, Subway da MT, Carlinhos Lanche, Come come e o saudoso Gugu Lanches. Ao menos todos já frenquentei 4hs
 
Lúcio Borges Ortega em 27/09/2012 03:56:21
Temos o burgão que funciona até de manhã...
 
eloisa queiroz em 27/09/2012 03:44:34
O Ravi e a Mariana mataram a charada! Falta delivery! Se você sair de um evento 22h e quiser jantar, não vai encontrar um restaurante decente aberto! Para uma cidade de 800.000 habitantes, basta prestar um pouco de atenção e descobrirá o tanto de coisa que falta. Em Curitiba, tinha, ou tem, a Rua 24H, onde tem diversos estabelecimentos abertos para a população...um exemplo a ser seguido.
 
Érico Correa Lopes em 27/09/2012 03:21:35
As coisas não dão certo em Campo Grande por um simples motivo - os empresários não fazem um plano de negócio, não fazem uma pesquisa sobre o público que querem atingir para decidir se é viável abrir o empreendimento. Querer comparar CG com grandes metrópoles é um erro, pelo simples fato de Campo Grande não ser uma, então vale a pena fazer uma pesquisa de mercado senão acaba jogando dinheiro fora.
 
Ana Terra em 27/09/2012 03:04:43
Realmente igreja nos bairros viro um comercio cada esquina tem uma, quanto mais longe do centro mais igrejas...
Morar em bairro e realmente complicado nao tem nada pra fazer sempre a mesma coisa tomar terere na casa dos amigos...