A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

26/12/2011 14:54

Curso aposta no mercado de bolsas e segunda turma já tem fila de espera

Ângela Kempfer
Bolsas produzidas pelas alunas do curso. (Foto: Simão Nogueira).Bolsas produzidas pelas alunas do curso. (Foto: Simão Nogueira).

Alunas com o diploma universitário de Moda ou apenas curiosas que já produziam artesanalmente são a primeira turma formada pelo Senac/MS no curso de produção e designer de bolsas.

Veja Mais
Canal masculino de moda tem tradução em libras para democratizar acesso
Tem gosto pra tudo...Agora, até para combinar gravata de madeira com camisa

Antes do desfile oficial de encerramento, desenhos e materiais espalhados pela mesa mostravam como foi o processo até as peças ficarem prontas.

O Senac é a primeira instituição no Brasil a conseguir esse tipo de certificação e quer profissionalizar o setor que lá fora criou um mercado de luxo internacional.

“Fiquei surpreso com o potencial criativo das alunas, com a facilidade ao lidar com os materiais”, conta o professor do curso, o estilista conhecido pelo designer de bolsas, César Anunciação.

O interesse é tamanho, que a segunda turma – a ser aberta em abril, já tem lista de espera. Não há produção significativa em Mato Grosso do Sul, o que vira oportunidade para os estilistas recém formados.

Primeiro, as aulas levam à interpretação da modelagem de bolsas ícones internacionais, como Hermès, Marc Jacobs, Louis Vuitton, Gucci...

É preciso aprender como a peça é feita, entender os cortes, a costura, o acabamento, para depois reproduzir o processo e, após dominar a técnica, criar.

“Só depois de compreender o processo é que uma pessoa consegue fazer algo diferente, colocar identidade na peça”.

César Anunciação mostra como processo ocorre.César Anunciação mostra como processo ocorre.

Nesse caminho, o curso apresenta texturas, estampas e metais que são tendências internacionais, do couro ao tecido.

Em uma das bolsas executadas durante o curso, 4 cores diferentes e estampas variadas transformaram o modelo famoso em versão inédita.

O laboratório de experimentação, em período extra de aulas, serviu para ampliar as possibilidades, e até sapatos passaram a aguçar a imaginação das alunas. “A partir das bolsas, abrimos uma extensão para outros acessórios”, explica César.

O desfile já ocorreu no dia 15 de dezembro, noite especial para Ana Cristina Marques, de 43 anos. Ela veio do Rio Grande do Sul, só para o curso. “É o único no Brasil e sempre tive esse sonho”.

Dentista, Ana já “brincava”, de fazer bolsas em tecido e deu o primeiro passo importante para criar de forma mais profissional.

Edir Silva, de 56 anos, também produzia em casa e agora descobriu o universo da modelagem ao acabamento. “Para todo sapato tenho uma bolsa, sou apaixonada e agora aprendi como fazer.”

Jaqueline Teixeira, concluiu o curso de Moda na Anhanguera, passou a fazer Direito e no quinto semestre tem cada vez mais certeza de que quer mesmo ser estilista. “A cada semestre fico pensando se faço ou não a rematrícula. Gosto mesmo é de Moda. Antes fazia as bolsas na base do improviso, agora sei como é a técnica e vou continuar”.

Jaqueline concluiu o curso de Moda e agora aprendeu a técnica da produção de bolsas.Jaqueline concluiu o curso de Moda e agora aprendeu a técnica da produção de bolsas.
O acabamento, um dos segredos das boas peças.O acabamento, um dos segredos das boas peças.



Vocêsestão de parabéns. Confecciono bolsas, mas não tenho o curso.Gostaria de saber se tem limite de idade para esse curso?
 
Lourdes c ruz em 22/04/2013 09:32:09
eu sei quem é esse menino ae hein aishauihsuiahsuiha ... SUCESSO !
 
jefferson rodrigues em 27/12/2011 12:26:13
Parabéns ao senac por investir no curso e no profissional maravilhoso que é o César.
Seu trabalho é único e especial.
Quero muito fazer este curso.
 
Divanilza Jacques Palhano em 27/12/2011 12:22:22
Amei o curso!
A confecção de bolsas em couro sempre me pareceu uma coisa além das minhas possibildiades.
Sempre quis costurar couro e nunca me aventurei, com o curso e as tecnicas impressionantes aprendidas com prof° Cesar Anunciação vi quanta coisa poderia fazer e me animei bastante! Agora estou com a minha produção a todo vapor.

Obrigada Prof° por dividir com os alunos todo o seu conhecimento!
 
Jaqueline Teixeira em 26/12/2011 11:44:48
Acho lindo o trabalho do César, as bolsas são maravilhosas e tenho certeza que se trata de um ótimo campo de trabalho. Parabéns Senac e César Annunciação.
 
Poliana Nunes em 26/12/2011 06:40:34
César, parabéns pelo seu brilhante trabalho. Prova disso são essas turmas e mais turmar que irão formar. O Mato Grosso de Sul precisa de empreendedorismo, e vc é um deles.
 
Edu Lima em 26/12/2011 06:17:27
Trabalho lindo, já estudei no Senac, conheço a qualidade dos cursos. Estou encantada com o trabalho dos alunos desse curso, muito lindo, queria ver mais bolsas, mais fotos...
 
Dulce Hugo em 26/12/2011 06:14:00
Excelente curso! Campo Grande se destaca mais com esse grande empreendimento! Ainda mais com profissionais capacitados como o estilista designer de bolsas, César Anunciação. Parabéns César!
 
Franco Boeira em 26/12/2011 06:07:22
Não sabia que acontecia curso desse nível no Senac/MS e em CG, as bolsas são lindas, fiquei surpresa, não quero fazer o curso, não levo jeito algum nas costuras, mas quero deixar os meus parabéns pela iniciativa, fazer moda em Campo Grande não deve ser fácil!
 
Luciana Guimarães em 26/12/2011 05:49:35
Olá boa tarde.
As bolsas são m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a-s, parabéns ao Senac e ao docente César. Vocês do Lado B estão em todos os momentos maravilhosos que acontecem na cidade, fico feliz por isso!
Obrigada.
 
Claudia Guimarães em 26/12/2011 05:42:52
Que ótimo esse curso..otima oportunidade no campo de emprego.!!
 
Fernandino em 26/12/2011 04:32:11
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.