A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

22/05/2012 11:18

Estilistas em lojas de tecido: raridades que hoje vão muito além do desenho

Ângela Kempfer
Jorge Afonso em dia de trabalho na Triana.Jorge Afonso em dia de trabalho na Triana.

Cresci com roupas desenhadas por estilistas de lojas de tecidos de Dourados (onde morei até os 15 anos). Era só chegar com minha mãe, escolher o pano e aqueles homens, sempre muito falantes, desenhavam de roupa de festa e peças do dia-a-dia em minutos. Até bermuda era feita nesse esquema.

Veja Mais
Canal masculino de moda tem tradução em libras para democratizar acesso
Tem gosto pra tudo...Agora, até para combinar gravata de madeira com camisa

Hoje, depois de 23 anos em Campo Grande, resolvi procurar quem ainda faz moda desse jeito e encontrei apenas três, nenhum com menos de 35 anos. As lojas de tecidos também são raridade. Há poucas com produtos mais sofisticados e outras pequenas bem populares no Centro.

Estilista mesmo só encontrei na Riviera Tecidos e na Triana, dedicados ao desenho para festas, principalmente. São nomes que há muito tempo desenham, bordam e, com os anos, passaram a desempenhar ainda mais funções, transformando um pouco a profissão.

Jorge Afonso Torres, da Triana, garante que atende mais de cem clientes por dia. “É por telefone, ao vivo, por e-mail. Vivo em contato com alguém”, explica.

Já são 30 anos trabalhando em lojas, 18 deles na Triana. As noivas são as que mais aguçam a criatividade do estilista que se orgulha de ter formação na área. “Fiz faculdade de moda e pós-graduação”.

Ele ajuda a escolher o tecido, desenha o vestido, encaminha à costureira, monta a roupa e por fim faz as aplicações de pedrarias.

O homem vive para o que faz. De manhã, tarde e até de noite, diz estar até o último fio de cabelo envolvido com o ofício. “Também dou consultoria de estilo, presto serviços para casas de noivas e para boutiques. Estou sempre fazendo algo para minhas clientes”, comenta.

Jorge Afonso hoje é a cara da loja e sabe disso. “É a diferença. Atendo da mulher do governador a gente que mora nos bairros mais afastados. Consigo fazer um vestido por mil reais e ainda sobra dinheiro para o cabelereiro”, brinca.

O modelo e a cliente.O modelo e a cliente.

Na concorrente Riviera, são dois profissionais que também não economizam tempo na profissão. Lecler (na versão abrasileirada) tem nome de estilista de novela e não é à toa. Há 20 anos desenha, um “talento de criança”, diz.

Em Campo Grande há apenas 5 meses, ele ainda conta nos dedos as clientes, mas aposta que não há riscos para os estilistas de loja. “Desde que comecei me perguntam se eu não acho que isso vai acabar. Bem, até hoje tenho serviço”.

Antônio de nascimento, Lecler aprendeu a costurar com a irmã, foi convidado a trabalhar em Mato Grosso do Sul e deixou Rondônia para apostar na clientela daqui. “Recebi um convite do dono da loja, que tinha dificuldade de encontrar alguém aqui. Decidi aceitar.”

Na mesa ao lado, Claudinei Aquino já ocupa há 18 anos o posto de estilista, primeiro na antiga Rakan, loja de tecidos famosa que fechou na década de 90.

A prática continua igual. É só chegar, conversar uns 10 ou 15 minutos, sobre preferências, estilos, e em pouco tempo o modelo está estampado na folha de papel.

Para ajudar a avó, Claudinei, fez um curso no SENAC e aos 18 anos começou com os croquis.

“Agora tenho uma clientela imensa, do Estado inteiro. Tenho clientes em Corumbá, em Três Lagoas. É gente que vem pra cá só porque tem o estilista”, comenta Claudinei.

Lecler veio de Rondônia para trabalhar na Riviera. (Foto: Minamar Junior)Lecler veio de Rondônia para trabalhar na Riviera. (Foto: Minamar Junior)

O estilista garante que é mais fácil arrumar cliente que costureira, por exemplo. “Tem muitas indústrias e elas acabam aprendendo a fazer só uma coisa na linha de produção”.

É preciso fazer de tudo um pouco para sobreviver em uma profissão que já não rende tanto. “Tenho de me virar... Faço fantasia de Carnaval e trabalho muito em concursos de Miss”.

Ele já fez fantasias para Escola de Samba Igrejinha e neste ano ornamentou a comissão de frente de agremiação de Corumbá.

Mas a passarela das misses é a melhor propaganda para Claudinei, que adora falar de glamour. “Temos tecidos aqui baratos, renda por R$ 39,00, mas também temos peças de R$ 1,5 mil. Adoro ter tantas opções para tanto tipo de gente”.

O que irrita na relação com a clientela é justamente não poder criar. “Tem gente que chega aqui e pede para desenhar uma regatinha, por exemplo, sem nenhum detalhe. Tenha dó, eu tenho de usar a minha criatividade”.

Modelos de festa são maioria.Modelos de festa são maioria.



Acho q toda loja de tecidos devem ter Estilistas para atendimento a as clientes,pois muitas delas encontram-se em duvidas nos vestidos apropriados de festas e noivas.
Sou também Estilista e amo criar para lojas de tecidos.Quem trabalha com tecidos e diretamente com o publico jamais fará outra coisa(risos),também tenho anos de experiencia na área da Moda,mais de 25 anos criando e aconselhando minhas clientes.
Por isso hoje vejo que as lojas de tecidos estão acabando e nós profissionais do Desenho e Criação estamos deixados de lado,uma pena isso...isso é glamour...
Busco algum Empresário da área a me contatar e me contratar...
Parabéns a dona deste blog,muito legal de você dar essa oportunidade pra nós!!!
Obrigado
meu e-mail é:andre.aurelio@yahoo.com.br
 
André Aurélio em 20/11/2013 16:05:53
Sou fã do Jorge Afonso que desenhou meu vestido, me ajudou a escolher o tecido, me encaminhou à costureira e bordou meu vestido que ficou maravilhoso!!
Profissional competente e de muito bom gosto, ele consegue captar a essência da cliente e colocar no papel exatamente o que imaginávamos vestir. Parabéns Afonso e obrigada.
 
Dirce Castro em 24/05/2012 12:48:01
Parabéns Jorge!!!! Você com toda certeza é o melhor profissional do estado. É atencioso, carismático e da excelentes toques, transforma qualquer visual que poderia ser extravagante, em elegante. Sempre que tenho algum evento importante, recorro ao Afonso e sempre sou muito elogiada nos lugares e eventos que participo graças a Ele.
 
Ivete Nunes em 23/05/2012 12:31:59
Amo tudo que o Afonso da Triana cria...faz....com dedicação....criatividade...muito bom gosto...e sempre antenado com as últimas tendências da Moda mundial...sempre faço minhas roupas de festa com ele...nos atende sempre com educação....cordialidade...atenção e sorriso no rosto...aliás....amigas minhas também já fizeram vestidos de noivas....madrinhas....e festas com ele...grande profissional.
 
Geórgia de Fátima Borges em 23/05/2012 11:50:27
Não entendo muito de moda, mas passei a conhecer o talento desse profissional no dia do meu casamento, no momento em que minha noiva entrou na igreja. Ela estava linda e todos os presentes queriam saber quem tinha desenhado o vestido e ela disse que foi ele. Ele é um excelente profissional. Parabéns Jorge Afonso.
 
Tarcilio Brito em 23/05/2012 02:31:29
O Jorge Afonso Me vestiu em meu casamento, a minha mãe, minha sogra, minhas madrinhas e 6 damas. Todas ficaram lindíssimas e exclusivas. Ele é perfeito, tem um estilo único e com certeza é o Melhor estilista do Estado. Parabéns Afonso fiquei muito feliz por reconhecerem seu talento.
 
Grayce de Santana em 23/05/2012 02:20:35
Que bom ver este talento único no Campo Grande NEWS, Afonso, que sempre desenhou e bordou meus vestidos maravilhosos. Deus te ilumine.
 
Dalva Bonfim em 22/05/2012 08:30:11
Que alegria poder falar desse querido amigo e um otimo profissional: Jorge Afonso.
Se é raro estilistas em lojas hoje em dia, como ele então é muito mais. Como ele é querido, atencioso e sabe bem o que fala, é de uma classe inconfundivel. Parabéns voce merece todos os reconhecimentos sobre seu profissionalismo. Meu vestido de noiva foi um sucesso o bordado ficou maravilhoso. Voce e demais.
 
Paola Bucciotti em 22/05/2012 08:03:47
Ah, esqueci de falar Afonso é pra vc! Um grande beijo
 
Fernanda Almeida em 22/05/2012 07:37:55
Estou achando ótimo este espaço assim posso deixar público o quanto admiro o excelentíssimo trabalho deste profissional, sempre atento as modernidades do mundo fashion!
É isso que faz a diferença de um bom profissional, está sempre reciclando, buscando novidades.
Tudo que você faz, faz com carinho e muita atenção, visando o bem do próximo que é um retorno para sim mesmo!
 
Fernanda Almeida em 22/05/2012 07:36:28
Trabalhei com os dois estilistas (Jorge Afonso e Claudinei), na Rakan, e foi com muito prazer que descobri que ainda estão na ativa, com disposição e criatividade.
Parabéns pela reportagem.
 
claudio bravo em 22/05/2012 07:36:18
O Afonso da Triana é maravilhoso, desenhou meu vestido de noiva, foi comigo comprar a pedraria e bordou o vestido, me indicou a costureira maravilhosa, enfim ele é o cara. Acredito que o diferencial além de toda competência tecnica é o feeling que ele possui, ele te dá uma olhada e já saca o que ficará melhor ou o q vc prefere..ele é o máximo!!
 
Clarice Mesquita em 22/05/2012 06:32:50
A Riviera Tecidos fica na Rua Maracaju - 1569 - bem em frente ao Banco do Brasil, telefone 3324-2201
 
Catia Vicentini em 22/05/2012 05:45:17
Lecler um ótimo profissional. Foi ele quem desenhou meu vestido de formatura há uns dois meses.
Talentoso e gentil. Sem dúvida um ótimo profissional e uma pessoa encantadora.
Triana e Riviera são ótimas opções para quem quer sair do convencional. São os estilistas e estas lojas que nos salvam. Parabéns aos profissionais, estilistas. Para Lecler só elogios!
 
Aline Peixoto em 22/05/2012 05:33:15
Afonso quem faz as minhas roupas de festa, os da minha sogra, os das minhas filhas e agora da minha netinha que foi daminha. Na familia veste as geraçoes das mulheres, nao é apenas um excelente profissional, mas tambem acabou se tornando um grande amigo da familia, porque sempre dispos do seu tempo para nos arrumar e tornar nossos eventos festivos repletos de beleza e classe. parabens pelo talento
 
Fatima Rezende em 22/05/2012 04:20:32
Conheço o Afonso a bastante tempo e só ele faz meus vestidos de festas com bordados maravilhosos.
Parabenizo todos esses profissionais porque sei que são eles que fazem roupas lindas e únicas
 
Sandra Barbosa em 22/05/2012 03:43:28
Sempre fizemos nossos vestidos de festa com Jorge Afonso, e o sucesso é garantido. Muito atencioso e sempre simpatico seu grande diferencial é assessoria que nos dá na escolha tecidos e na compra das pedrarias. Também é ele quem borda todos as roupas de festa da minha familia nao existe melhor é perfeito, para mim é o melhor estilista sul matogrossense, eu assino em baixo.
 
MARCIA GIAVAROTTI em 22/05/2012 03:41:00
Jorge Afonso é encantador,e tem idéias iluminadas.Parece que advinha o que a gente quer.Parabens
 
Jussara Cassiano em 22/05/2012 03:30:58
Adorei a reportagem, porque tem poucas pessoas que sabem que esses profissionais existem, eu descobri a Riviera e o Claudinei há 8 anos, quando ele desenhou meu primeiro vestido, para a formatura, depois disso, foram vários, inclusive os uniformes da empresa em que trabalho. Adoro as criações do Claudinei e o atendimento da Riviera. Estão de parabéns!!!
 
Elaine Padilha em 22/05/2012 03:26:12
Jorge Afonso é um excelente estilista. Já tive um vestido de noiva desenhado por ele.
Uma pessoa muito atenciosa e um amigo que oferece suas opniões em suas escolhas de muito bom gosto.
Gostei muito desta materia.
 
Lia Rocha em 22/05/2012 03:09:26
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.