ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Lado B

Pela segunda vez, anão que sonha em ficar famoso é o Rei Momo de Campo Grande

Elverson Cardozo | 27/01/2013 01:33
Anão foi aplaudido pela platéia e bem avaliado pelos jurados. (Foto: João Garrigó)
Anão foi aplaudido pela platéia e bem avaliado pelos jurados. (Foto: João Garrigó)
Messias não chegou a devolver a coroa que conquistou em 2012. (Foto: João Garrigó)
Messias não chegou a devolver a coroa que conquistou em 2012. (Foto: João Garrigó)

Pelo segundo ano consecutivo, a chave da cidade, a coroa e faixa de Rei Momo foram entregues a Messias de Lima, de 32 anos, o anão que conquistou Campo Grande no Carnaval do ano passado. A nova Rainha, que vai entrar na avenida ao lado dele, é a educadora física Helen Ferrari, de 29 anos. A escolha e coroação aconteceu na noite deste sábado (27), na Praça do Rádio Clube.

Do alto de seu 1,30 metro, Messias estava confiante, antes mesmo de pisar no palco. Disse que resolveu se candidatar novamente por incentivo dos amigos, porque gosta da folia e tem samba no pé.

Não é mentira. Fantasiado de Batman, de máscara e tudo, o anão arrancou aplausos da galera e sorrisos dos jurados assim que entrou no palco da concha acústica.

Simpático, mostrou a que veio e não se sentiu rogado na hora de sambar e rebolar até o chão, deixando o primeiro e único concorrente, Joacir Santana Faustino, de 38 anos, em ligeira desvantagem.

Na hora de cumprir o protocolo e de responder à pergunta sobre o que faria para ter um mundo melhor, o anão preferiu apelar para uma história já conhecida, contada na maioria de suas entrevistas.

Desta vez, veio seguida de um questionamento direcionado ao público: "Meu sonho é ir para o BBB [Big Brother Brasil]. Tem 13 anos que eu luto. Queria fazer uma pergunta para todos aqui: Porque as pessoas tem discriminação com anãozinhos?"

Valeu a resposta. O esforço também. Messias recebeu 82 pontos, contra 70 do segundo colocado. No final, coroado - ainda vestido de Batman - ele sambou glorioso, ao lado de Helen Ferrari, que se tornou uma gigante ao lado dele.

Helen conquistou o título de Rainha pela terceira vez. (Foto: João Garrigó)
Helen conquistou o título de Rainha pela terceira vez. (Foto: João Garrigó)

A educadora física, inscrita pela Unidos do Cruzeiro, foi a primeira a se apresentar e, desde o início, mostrou preparo, simpatia e beleza.

Segunda colocada no carnaval do ano passado, ela conquistou o título de Rainha com 237 votos, diferença de 13 da primeira princesa, Luana Cristina de Oliveira, de 24 anos, a candidata que tinha até torcida organizada.

A segunda posição do mesmo título foi para Rosiane Ribeiro, de 28 anos, que participou da competição pela Catedráticos do Samba. Rainha de 2011, Evelise Silva Lima, de 20 anos, foi quem entregou a faixa, o manto e a coroa a Helen e ao pequeno Momo. Por fim, se despediu do reinado como começou: sambando.

A nova mulata do Carnaval prometeu dedicação, empenho e muito samba no pé para representar a cidade ao lado de Messias, o anão que conquistou, novamente, o posto de Rei.

"Estou muito feliz por representar Campo Grande. Me preparei bastante", disse, ao comentar que, desta vez, na avaliação dela, os jurados souberam enxergar o trabalho e o esforço.

A comissão definida pela Lienca (Liga das Entidades Carnavalescas) reuniu cinco jurados: a jornalista Ângela Kempfer, o bailarino e coreógrafo Chico Neller, o empresário Fernando Azevedo Barbosa, a cerimonialista da Câmara Municipal Mercia Chaves e a bailarina e coreógrafa Mônica Mougenot.

Os candidatos inscritos foram avaliados nos quesitos simpatia, samba no pé e beleza.

Cinco escolas divulgaram seus sambas-enredo. (Foto: João Garrigó)
Cinco escolas divulgaram seus sambas-enredo. (Foto: João Garrigó)

Sambas-enredo - O lançamento do carnaval reuniu cerca de 1,5 mil pessoas na Praça do Rádio Clube, segundo estimativa da organização do evento. A festa começou com as apresentações dos sambas-enredo das escolas que vão desfilar esse ano.

Todas, segundo a Lienca, deveriam ter participado, mas apenas 5 divulgaram suas letras: Unidos do Cruzeiro, Unidos do São Francisco, Deixa Falar, Os Catedráticos do Samba e a Vila Carvalho.

Unidos do Aero Rancho, Estação Primeira do Taquarussu e a Cinderela Tradição do José Abraão não participaram. Para o presidente da Liga, Eduardo de Souza Neto, as escolas deixaram a desejar. "Se já definiram o enredo, o samba-enredo deveria estar pronto", afirmou.

Eduardo também criticou a falta de mobilização das escolas que não indicaram candidatos para Rei Momo e Rainha. "Não é possível que eles não tenham gente com esse perfil", resumiu.

Fantasias - Como este ano não vai haver o tradicional concurso de fantasia, por conta da troca de comando na Prefeitura, o que teria inviabilizado o cronograma, de acordo com a Liga, os carnavalescos aproveitaram o lançamento para apresentar suas criações.

Valdir Gomes e a fantasia em homenagem à Corumbá. (Foto: João Garrigó)
Valdir Gomes e a fantasia em homenagem à Corumbá. (Foto: João Garrigó)

Apostando na originalidade, Decos Vanderlei, 8 vezes campeão, entrou com a fantasia "Butterfly",que leva as cores vermelho, verde e amarelo. Na categoria luxo masculino, Adãozinho, 7 vezes campeão no carnaval de Corumbá, fez uma aposta futurística com "Viagem mecatrônica através dos planetas". O figurino inclui até um capacete.

O luxo feminino foi representando por Rebeca, que usava um longo vestido coberto de pedrarias, criado por Francis Fabian, carnavalesco da Deixa Falar. A fantasia, intitulada "Salve Oxum, senhora do ouro, do amor e da beleza, salve todos os orixás", é um louvor aos "seres de luz".

Valdir Gomes, o mais premiado, fez uma homenagem a cidade branca. A inspiração, que recebe o nome de "um canto à Corumbá, a cidade branca do Pantanal", foi um tributo ao município. O luxuoso adereço tem aplicações de cristais e diversas pedrarias. A plumagem nobre inclui penas de faisão albino e de pavão.

Nos siga no Google Notícias