ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Lado B

Prefeitura de Curitiba compartilha post no Facebook e irrita corumbaenses

Daniel Machado | 05/03/2015 21:51
Post da discórdia estabelece comparação entre corumbaenses e curitibanos. Após pedido de desculpas, prefeitura de Corumbá aceita e sela a paz entre as partes. (Foto: Reprodução/Facebook)
Post da discórdia estabelece comparação entre corumbaenses e curitibanos. Após pedido de desculpas, prefeitura de Corumbá aceita e sela a paz entre as partes. (Foto: Reprodução/Facebook)

Um comentário envolvendo o nome do município de Corumbá causou grande polêmica e deu o que falar nas redes sociais nesta quinta-feira (5).

Tudo começou pela manhã, com um post na página do Facebook do grupo ‘Humans of Curitiba’, com 17 mil seguidores, divulgando o depoimento de um curitibano que visitou Corumbá e comparou o comportamento dos corumbaenses com o dos seus concidadãos:

"Uma vez em Corumbá - MS vi uma senhorinha de idade cair no meio da rua, nisso dois moleques passaram, roubaram a bolsa dela e saíram correndo. A educação das pessoas aqui me agrada muito".

Mas o pomo da discórdia atingiu seu ápice e ganhou caráter institucional quando o post foi compartilhado pela página oficial da Prefeitura de Curitiba, que é diariamente seguida no Facebook por cerca de meio milhão de pessoas.

Interpretando a comparação como depreciativa a Corumbá e sentindo-se ofendidos, internautas corumbaenses passaram a criticar o post, que totalizou centenas de comentários de parte a parte.

“Preconceituoso”, “xenófobo”, “maldoso” foram alguns adjetivos utilizados por internautas de ambos os municípios para (des)qualificar o post. Com vários leitores indignados, a confusão estava armada e o conflito de ideias generalizou-se.

A Prefeitura de Corumbá utilizou sua página oficial no Facebook para defender os corumbaenses e minutos depois o post da discórdia foi apagado pelo “Humans of Curitiba” e pela página oficial da Prefeitura de Curitiba.

Em sequência, ambas as páginas publicaram notas de retificação, alegando que o “objetivo era o de ressaltar o amor dos curitibanos por Curitiba”, “admitindo o erro e deixando um sincero pedido de desculpas”.

Em seu post de justificativa, a página Humans of Curitiba chegou a pedir desculpas à Prefeitura de Corumbá alegando que “por aqui se escuta mais coisas positivas do que negativas sobre a cidade e o estado de vocês”, esperando “logo poder conhecê-la. No entanto, defenderam a liberdade de expressão e disseram “seguir à risca o que é relatado nas ruas”.

De maneira espirituosa e bem-humorada, no final da manhã a página oficial da Prefeitura de Corumbá elogiou o reconhecimento do erro por parte de ambas as páginas curitibanas e postou uma imagem com os dizeres “Curitiba ama Corumbá” sob a campanha “Menos treta e mais amor” e a hashtag “somos todos educados”. “Encerrando a discussão, fortalecendo a amizade, respeito e admiração por Curitiba e convidando os curitibanos a conhecerem o Pantanal de Corumbá.

Nos siga no Google Notícias