A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

18/09/2012 15:51

Prestes a ser reinaugurada, praça Ary Coelho é tema de livro

Helton Verão

Livro relembra momentos históricos e biblioteca da década de 50

Obras na Praça Ary Coelho nos últimos detalhes (Foto: Minamar Junior)Obras na Praça Ary Coelho nos últimos detalhes (Foto: Minamar Junior)

Exatamente na semana de reabertura da Praça Ary Coelho, será lançado o livro “No banco da praça – As histórias da Praça Ary Coelho”, escrito pela jornalista Adriana Queiroz. O lançamento acontece na Morada dos Baís, às 19h30, desta quarta-feira.

Mais de 40 pessoas foram entrevistadas e muitas histórias descobertas através de pesquisas em livros e jornais. A Praça Ary Coelho foi criada em 1909 com o Primeiro Plano de Arruamento de Campo Grande. O famoso coreto, que voltou a existir na praça com a revitalização deste ano, foi construído pela primeira vez em 1922, pelo engenheiro municipal Camilo Boni. A demolição ocorreu em 1957, na gestão do prefeito Marcílio de Oliveira. No lugar do coreto, foi construído o chafariz central, que por muitos anos funcionou com luzes e sons, era a “fonte luminosa”.

“A obra traz registros históricos como os comícios, os passeios de domingo e as visitas à Biblioteca Municipal, que funcionou na praça entre os anos 50 e 70”, conta a autora do livro, a jornalista Adriana Queiroz.

O lançamento do livro foi viabilizado pelo FIC/MS (Fundo de Investimentos Culturais), da Fundação de Cultura do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

“Além desse resgate histórico, a obra traz relatos de pessoas que, em algum momento da vida, usaram a praça como espaço de lazer, de trabalho ou de refúgio, revelando histórias de personagens, que são simples, mas surpreendentes”, revela a autora.

Nelsinho admira a nova placa da Ary Coelho (Foto: Helton Verão)Nelsinho admira a nova placa da Ary Coelho (Foto: Helton Verão)

Reinauguração - O Prefeito Nelson Trad Filho espera reinaugurar a Praça Ary Coelho neste sábado (22), às 18 horas.

Trad visitou as obras na última semana e gostou do que viu. “Está ficando excelente, a obra está dentro do prazo previsto e no dia do início da primavera será reinaugurada”, contou.

A solenidade está marcada para o início da noite para que seja apresentado o show pirotécnico previsto no cronograma.

Mudanças - Palco de protesto e apresentações culturais, o coreto recebeu telhas japonesas, pintura nova, rampas de acessibilidade, 9 pontos de iluminação, grama nas laterais e até um jardim de azaléias.

Embaixo, os banheiros – masculino e feminino – estão em fase de finalização. Os azulejos e os pisos já foram instalados. São quatro repartições, sendo uma, em ambos, destinado aos portadores de necessidades especiais. Em cada entrada haverá uma catraca. O mecanismo já foi instalado.




Parabéns minha amiga Adriana! Com certeza estaremos lá celebrando esta vitória com você.
 
Elizângela Lemes em 18/09/2012 05:34:14
Parabéns Adriana! Você merece muito sucesso!
 
Andréia Menezes em 18/09/2012 04:50:40
Espero que a prefeitura cuide melhor do espaço desta vez. É fácil culpar o vandalismo pela degradação das áreas de lazer da cidade, mas esses espaços precisam de manutenção - que nada tem a ver com vandalismo - para serem preservados. Nas revitalizações anteriores a fonte deixou de ser ligada pouco tempo depois da inauguração, ficando abandonada. E agora, quanto tempo antes de abandonarem a fonte?
 
Murilo Delmondes em 18/09/2012 04:49:15
Espero que tenha novidades e nao seja apenas um banho de tinta e trocas de pisos
 
marcia santos em 18/09/2012 04:46:24
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.