ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Sabor

A caça ao "miojo milagroso" nas lojas de Campo Grande

Ângela Kempfer | 16/05/2012 12:32
"Miojo milagroso" (Foto: Minamar Júnior)
"Miojo milagroso" (Foto: Minamar Júnior)

Foram semanas procurando o tal “miojo milagroso” nas lojas de produtos orientais de Campo Grande. Ontem, finalmente o produto chegou, mas em alguns minutos tudo já havia sido vendido.

A curiosidade ocorre diante da fama propagada pela mídia mundial, depois que a chef e apresentadora de TV Nigella Lawson apareceu magra e garantiu que o “culpado” foi o tal macarrão itokonhaku (Ito = fio+ konhaku = batata gelatinosa).

Na loja Kigohan, a remessa de São Paulo foi desempacotada por volta das 15h e às 17h já não havia o produto. Na Itiban, o macarrão deveria ter sido entregue ontem, mas não chegou e agora só deve ser entregue na próxima quinta-feira.

Por R$ 7,90, comprei o produto na Kigohan para experimentar e a primeira impressão foi “terrível”. O cheiro é forte, o gosto não existe e o aspecto é ... melhor não comentar.

O macarrão é vendido já pré-cozido, boiando em um líquido de odor forte, depois que se tira do pacote, o aspecto fica melhorzinho.

Mas é verdade, o “miojo milagroso” tem apenas 10 calorias por pacote de 200 gramas e “forra” o estômago.

Ele é composto por 97% de água e 3% de glucomannan - um tipo de fibra que dobra de volume depois de ingerida.

Comi como adoro na versão original do miojo, com sardinha, mas nem assim a experiência foi boa. “Tem de ser muito temperado”, ensina o dono da loja Kigohan, Mário Oshiro.

Os orientais já consumiam o itokonnyaku há séculos, mas ensinam que o bom é acrescentar a massa à sopa ou comer junto com legumes bem temperados, ou peixe grelhado.

Os nutricionistas dizem que consumir apenas o macarrão pode ser perigoso, pela falta de nutrientes. Mas os profissionais indicam uma série de receitas saudáveis via internet, com espinafre, tomate e manjericão, toffu..

A que achei mais interessante tem 81 calorias a porção e faz bem o gosto do sul-mato-grossense. Boa sorte.

Receita:

1 xíc. (chá) de macarrão itokonnyaku (cru)

2 col. (sopa) de brócolis cozidos

2 ramos de couve-flor cozida

2 col. (sopa) de cenoura cozida

1 porção pequena de acelga crua

1 dente de alho

1 col. (chá) de sal light

1 col. (chá) de azeite de oliva extravirgem

1 col. (sobremesa) de semente de gergelim

Modo de fazer:

Higienize adequadamente os vegetais. Lave rapidamente o macarrão em água corrente, coloque-o em uma panela com água fervente e mantenha por alguns minutos. Desligue, escorra e reserve. Corte os vegetais já cozidos em pedacinhos. Pique a acelga e o alho. Coloque-os para refogar em fogo baixo em uma panela. Junte os vegetais já cozidos e o sal. Misture bem e deixe apurar. Junte o macarrão e mexa bem. Desligue o fogo, junte o azeite e polvilhe o gergelim. Sirva a seguir

Nos siga no Google Notícias