A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

02/01/2014 06:27

Após 26 anos separados, bares irmãos voltam a funcionar num "Paulão" só

Paula Maciulevicius
O bar não tem nome e nem fachada e era mais conhecido como Paulão 2 ou Paulão do Luisão.  (Fotos: Marcos Ermínio)O bar não tem nome e nem fachada e era mais conhecido como Paulão 2 ou Paulão do Luisão. (Fotos: Marcos Ermínio)

Um dos bares mais tradicionais de Campo Grande encerrou as atividades no último sábado. Na rua Cândido Mariano, do lado do Hospital do Coração, Luisão fechou as portas do boteco para se aposentar. O que chama de aposentadoria é dividir o balcão com o irmão, Paulão, na Dom Aquino. Depois de 26 anos trabalhando com bandejas separadas, os irmãos voltam a atender numa mesma calçada.

Veja Mais
Manga Park comemora 1 ano com descontos, música ao vivo e atrações para crianças
Bar serve comida alemã e cliente ainda pode conhecer fábrica de cerveja

O bar não tem nome e nem fachada e era mais conhecido como Paulão 2 ou Paulão do Luisão. Isso por ter aberto, na Cândido Mariano, dois anos depois do boteco da Dom Aquino. Irmãos, Luisão e Paulão, tem a profissão de donos de bar no sangue. O pai deles, hoje com 83 anos, comprou um bar quando Luisão tinha 1 ano.

Luisão na verdade se chama Luís Paulo Melo Borini e tem 56 anos. Sempre sorridente, neste último sábado de funcionamento a expressão já era de saudades. O bom atendimento dessa vez estava diferente. Os bares não costumam vender os vasilhames sem que os clientes tragam outro para a troca. Quando perguntei se não dava mesmo para levar a tubaína de garrafa mais gostosa da cidade, ele respondeu “sabe por que você vai poder levar? Porque hoje é meu último dia aqui”.

Ele contou que a ideia era de trabalharem juntos novamente. Os planos começaram há cinco anos numa conversa que foi esquecida, mas retomada nos últimos seis meses. 

Luisão na verdade se chama Luís Paulo Melo Borini e neste sábado já sentia saudades do bar.Luisão na verdade se chama Luís Paulo Melo Borini e neste sábado já sentia saudades do bar.

“Vamos dividir as atividades nossas num só, uma espécie de aposentadoria. Nossos pais moram com a gente e estão velhos já e a gente vai ficar perto deles”, explica. Os motivos estão baseados no cansaço mesmo. Ele assegura que os dois têm lucros, mas a disposição agora é para manter um só.

“Já bateu, são 55 anos de bar”, brinca. O boteco “Paulão” existe desde 1972, ainda em Fátima do Sul, cidade natal dos irmãos que depois vieram para Dourados até chegar à Capital.

Pergunto se do bar da Cândido Mariano vão ficar saudades. Ouço a resposta acompanhada de um sorriso de dever cumprido. “Muita. Aqui tenho grandes amigos, sabe aquela de cliente amigo? A pessoa vinha, daí casou e hoje vem com os filhos. É uma vida toda”, define.

A partir do dia 2 de janeiro, Luisão vai tocar o bar de dia, com café da manhã, salgados, sanduíches, refeição e Paulão, fica responsável pela noite. “Vai ter do cafezinho, até a pizza”, comenta. Além, claro, da feijoada de todo sábado.

Da clientela dali, ele acredita que 30, 40 % acompanhe a transição. “Teve gente que até ficou brava, eles sentem um pouco também”, diz.

E onde até este sábado funcionou o bar, em 2014 será uma casa de joias. Luisão repassou o ponto à uma joalheria, o imóvel em si, também já havia sido vendido e transformado em apartamento para os filhos.

O bar do Paulão será tocado pelo irmão, Paulo, durante as noites.O bar do Paulão será tocado pelo irmão, Paulo, durante as noites.



LOCAL sAUDAVEL, AONDE SE REUNIA A NATA DA SOCIEDADE cAMPO-gRANDENSE TODOS QUE ALI COMPARECIAM O aMIGO lUISÃO OS cHAMAVAM DE cORINTIANOS SENDO OU NÃO SENDO CORINTIHAINOS TODOS SENTIAM FELIZES, SENTIAM-SE EM CASA, MUITO OBRIGADO AMIGO-luisÃO
 
Moacyr Martins Filho(Corintiano+Corumbaense) em 19/01/2014 19:02:38
"oh meu querido, fala o que tu queres hoje????" é pra levar agora, ou comer já?....obrigado Luis...eu lembro dos dois bares, quando meu padrinho, trabalhava no antigo bncc, levava a gente para tomar sorvete...e quando meu pai me levava pra cortar o cabelo, sábado de manhã, e depois a gente passava no Paulão pra tomar guaraná...o melhor torresmo de campo grande, o melhor pão italiano, a melhor feijoada...SIMPLESMENTE OBRIGADO SENHORES BORINE!
 
hudson terencio em 03/01/2014 19:18:38
Sou suspeita para falar por ser prima, mas exemplo de persistência, dedicação, profissionalismo está nessa família e quero destacar aqui o maravilhoso, inigualável, incomparável pastel da tia Landa. Ainda bem que é tradição e vai continuar agora com ela e a Gorete a comandar a cozinha com todas as delícias que sabem fazer. Um abraço, sorte e saúde a todos eles.
 
Denise Maria Calazans Tavares Parreiras em 03/01/2014 09:04:12
Feliz 2014, meninos, Luizão e Paulão!!!
Saudades de quando levava meus pequenos pra fazer bagunça na sua mesa!! Mas é só esperar mais um pouquinho e já vou levar o netinho que está chegando...rsrsrsrs...
Parabéns pelo profissionalismo e perseverança! Vocês são exemplos de cidadãos Sul mato grossenses!
 
Clecy Lopes em 02/01/2014 23:44:02
Olha só conheço paulão e o luis desde que chegaram em campo grande quando abriram um bar em campo grande na dom aquino em um ponto alugado do SR ADIB ANACHE que ótimo eles terem se unido novamente que o bar continue cada vez melhor
 
marcos bastos em 02/01/2014 19:18:46
COMO O LU DISSE: TENHO CLIENTES QUE SE CASARAM AQUI E HOJE TRAZEM OS FILHOS, EU E MEU MARIDO SOMOS UMA DESSAS FAMÍLIAS!SEMPRE MUITO BEM ATENDIDOS, ENORME CARINHO COM MEUS FILHOS, ADORO ESSE LOCAL!!!!!QUANTO A ESTAREM JUNTOS, OS DOIS SÃO SUPER BACANAS E, COM CERTEZA CONTINUARÁ O MESMO CARINHO E ATENÇÃO COM OS CLIENTES!!DESEJO QUE DÊ TUDO SUPER CERTO, DEUS ABENÇOE E UM ABRAÇO DE DANI, GILMAR, LUCAS, LEONARDO E LEANDRO!!!!!!!!
 
DANIELLI PONTES em 02/01/2014 18:50:49
Bar onde nos conhecemos, frequentamos os dois,mais esse faz parte da nossa historia, sempre que passamos em frente, lembramos daquela noite. Sucesso sempre.
 
Kelly Cri & Pico em 02/01/2014 18:46:15
Minha mãe trabalhou com o Paulão quando eu tinha uns 6 anos e me fazia ser um frequentador assíduo. Hoje, 20 anos depois, ainda vejo a mesma arquitetura, os mesmos frequentadores...
 
Lucas Andrade em 02/01/2014 16:15:15
Paulão e Luizão, vida que segue, bola pra frente, conhecemos os dois locais, vai dar tudo certo, feliz 2014.
 
Darli Friozi em 02/01/2014 15:32:17
Conheço a família Borini desde 68/69 quando ainda residiam em Fátima do Sul, sempre no mesmo ramo. A presteza no atendimento e a qualidade das iguarias ali preparados fizeram toda a diferença. Parabéns e sucesso em 2014.
 
Reginaldo Mendes em 02/01/2014 14:51:21
Nem pensar! Não passo mais naquele trecho da Cândido Mariano.Ali eu fui muito feliz!
Amo vc meu irmão LUIZÃO. Saúde e Paz em 2014.
Abraços.(Nascimento)
 
ramão r nascimento em 02/01/2014 14:16:21
Olha é com orgulho que posso falar dos irmãos, porque eu e mnha esposa já frequentava deste a cidade de Fátima do Sul, ai foi pra Dourados e depois pra nossa capital, meus filho cresceram indo lá almoçar , para pra vcs que juntos vão tacarem na Dom Aquino
 
Carlos Gomes da Silva em 02/01/2014 13:41:42
LEGAL,O PAULÃO É MEU VIZINHO DE COMERCIO E É UMA PESSOA MUITO LEGAL,DESEJO-LHES TODAS SORTE NESTA NOVA E ANTIGA EMPREITADA
 
iza mara em 02/01/2014 13:31:21
Há Luis, já que vai descansar um pouco descansa desse seu Corinthians também que vai fazer bem...KKKKKKKKKK
 
Cleyton Neves em 02/01/2014 11:34:57
Ai estão dois exemplos de profissionais a serem seguidos em C. Grande, abertos a décadas nunca foram o bar da modinha e sempre com um publico invejável chegaram a onde estão e agora podem desfrutar da semente plantada e descansar um pouco. Parabéns Luiz e Paulo e um 2014 com muita saúde e paz!!!
 
Cleyton Neves em 02/01/2014 11:31:43
Conheço a mais de vinte anos o bar do Luisão e posso dizer q sentirei muitas saudades das reuniões q faziamos primeiro com a turma do IBAMA e depois como cliente amigo, lá eu fui solteiro e depois me casei e logo em seguida fui com minhas filhas! Um abraço a turma do IBAMA e q Deus abençoe vc Luisão e teu irmão, serei cliente com certeza do outro local!!
 
valdo emerson em 02/01/2014 11:19:24
Parabéns ao novo empreendimento, agora com dupla atenção e simpatia. Deixa saudades o bar do Luizão na Candido Mariano. Boas recordações dos fins de tarde no Paulão da Dom Aquino. Com os dois irmãos quem ganha somos nós. Espero estar por aí, quando as férias chegarem e poder voltar a Campo Grande.
 
Humberto de Alencar em 02/01/2014 10:57:42
Melhor Bife A Cavalo da Cidade.
 
Rinaldo Buytendorp em 02/01/2014 10:36:36
Valeu Luizão, vamos sentir saudades, mas chega uma hora que devemos pensar mais em nós, curtir um pouco mais de tudo que a vida nos tem a oferecer, curtir a família...com mais intensidade....
 
waldemar oviedo aguero em 02/01/2014 10:28:00
Bar de grandes lembranças como a comemoração do 40 anos do meu véio em 2004, desde criança indo com meu pai e aprendi a chama-lo de Paulão, até que um dia eu pedindo outro chopp ele vem e fala "Pô corintiano meu nome é Luisão, Paulão é meu irmão..." e eu falei "Paulão desde que te conheço chamo de Paulão, agora Luisão você já é Paulão". Boas lembranças.
Felicidades, saúde e sucesso sempre Paulão e Luisão.
 
Luiz Felipe Oliveira em 02/01/2014 10:17:43
Descanso merecido dessa parceria e amizade entre dois irmãos. Sou cliente desde o primeiro Paulão, que ficava na Dom Aquino entre a Rui Barbosa e 13 de Maio. Muito sucesso a vocês.
 
Fernando Leiria em 02/01/2014 09:51:23
Parabéns aos irmãos Paulão e Luisão! Desejamos muito sucesso à vocês, e podem ter certeza que continuaremos prestigiando, como sempre! Felicidades aos dois.Abraços, Tereza e Herbert.
 
tereza freire em 02/01/2014 09:47:39
Sem medo de errar! Depois do Paulão e do Luís Paulo fecharem o bar e pizzaria da Marcelino Pires em Dourados a cidade nunca mais teve um local igual de atendimento como o era o Bar do Paulão.
 
Cicero Costa em 02/01/2014 09:40:50
qdo o luisão aboliu o chopp escuro começamos a frequentar cada vez menos. Tem que voltar o chopp escuro hem luisao e paulao!
 
gilson pereira fernandes em 02/01/2014 09:22:01
Parabéns ao dois irmãos amigos Luisão e Paulão, os dois bares fazem partes da minha história de vida, sinto-me parte dessa familia, ' É HORA DE DESCANSAR, VAI AI AS MINHAS SAUDAÇÕES CORINTIANAS.
 
FRANCISCA PEREIRA DA SILVA em 02/01/2014 08:43:56
Parabéns ao dois irmãos que sempre nos atenderam com um sorriso no rosto ! Apoio 100 % esta decisão. Ja trabalharam bastante. Agora o que importa é usufruir um pouco do que conquistaram e curtir a velhice dos pais junto com a familia.
 
Adelino Vera Neto em 02/01/2014 08:16:22
imagem transparente

Compartilhe

Classificados