ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Sabor

Assado em churrasqueira, bacalhau é marinado 3h no azeite com alecrim

Naiane Mesquita | 24/03/2016 06:56
Bacalhoada é feita com azeitonas pretas, batata e tomate (Foto: Divulgação)
Bacalhoada é feita com azeitonas pretas, batata e tomate (Foto: Divulgação)

Feriado da Semana Santa está chegando e com ele aquele velho desejo de cozinhar pratos a base de peixe. Um queridinho quase obrigatório da época é o bacalhau, que nesta receita é deixado marinando por três horas e em seguida assado na churrasqueira.

A culinarista Bibiane Ibrahim, da Bibi Esfihas é quem ensina a receita para o Lado B. “Essa bacalhoada é uma parceria minha com minha amiga de infância Adriana Torres. Há oito anos fazemos esse prato, mas era mais em casa. Agora, estou aceitando encomendas para a semana santa e dos pratos oferecidos é sempre o mais pedido”, afirma.

A receita é feita com lombo de bacalhau, sendo que o peixe fica marinando no azeite de oliva, alho e alecrim por cerca de 3 horas em refrigeração. Um dos detalhes é a forma como o bacalhau é assado, na churrasqueira. “Esse ano quis dar uma inovada na bacalhoada e ela ficou com o sabor mais suave do que nós estamos acostumados a fazer”, acredita.

Para as encomendas, a bacalhoada sai por R$ 125,00, servindo até três pessoas. “O quilo do bacalhau equivale de dois a três lombos bem grandes”, diz.

Confira a receita:

Bacalhau Confit

Ingredientes:
1kg de lombo de bacalhau
600 gramas de cebolas médias
2kg de tomate
1kg de azeitonas pretas
3 pimentões vermelhos
3 dentes de alho e alecrim
1 maço de couve
sal e pimenta do reino moída na hora e a gosto
azeite de oliva extra virgem

Modo de preparo:
Primeiramente ferva por 40 segundos o lombo e em seguida deixe marinando no azeite de oliva juntamente com as cabeças de alho e o alecrim por três horas em refrigeração. Logo após retire o lombo da marinada e descasque as batatas cruas e corte-as em rodelas de 1 centímetro, fazer o mesmo com os tomates. Em uma assadeira distribua as batatas no fundo e por cima os tomates. Coloque o lombo do bacalhau e regue com azeite de oliva até cobrir mais da metade o lombo. Corte rodelas de cebola, pimentão vermelho e acrescente as azeitonas na assadeira. Cubra toda a assadeira com a couve e embale bem com papel alumínio. Leve a churrasqueira por aproximadamente 45 minutos. Retire e sirva em seguida em porções individuais com as batatas, tomate, cebola e pimentão.

Nos siga no Google Notícias