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Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

01/12/2015 17:04

Bar comemora 10 anos com cardápio que reproduz tradicionais receitas de Sampa

Ângela Kempfer
Bauru tradicional, uma homenagem ao Ponto Chic de São Paulo.Bauru tradicional, uma homenagem ao Ponto Chic de São Paulo.

A partir de hoje, o cardápio em um dos bares mais tradicionais de Campo Grande será em homenagem a São Paulo, cidade que inspirou a criação do lugar em 2005. O incremento no menu do Mercearia é uma das surpresas para comemorar os 10 anos de portas abertas na Rua 15 de Novembro.

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A data do aniversário é 15 de dezembro, quando a festa será com clientes antigos e algumas surpresas, avisa o proprietário João Marcelo Cunha. “Não vou dizer o que é, mas temos uma surpresa grande para anunciar”, afirma.

O menu inspirado em São Paulo fica em cartaz até o fim do mês, com 6 pratos e valores entre R$ 15,00 e R$ 40,00. As homenagens são a alguns pontos que João conheceu ao lado do pai, paradas obrigatórias no roteiro gastronômico de lá. “Nasci em São Paulo e quando era criança meu pai me levava para comer no Mercadão, no restaurante Moraes...”, conta.

As receitas são respeitadas à risca, garante João Marcelo. Uma delas é o Bauru do Ponto Chic (R$ 20,00), a original, criada por um cliente da Lanchonete Ponto Chic, que era nascido na cidade de Bauru. Tem rosbife, queijos prato, estepe e gouda, derretidos e fundidos em manteiga, tomate e pepino em conserva, tudo no pão francês.

Ainda entraram no cardápio o Sanduíche de Pernil da Lanchonete Estadão (R$ 15,00); o Pastel de Bacalhau do Mercadão (R$ 15,00); o Filé do Moraes, com alho com agrião ou brócolis (R$ 40,00); o Virado à Paulista (R$ 35,00), tradicionalmente servido no centro da cidade e conhecido pela mistura de feijão carioquinha e farinha de milho.

A única sobremesa especial é a Banana Split (R$ 18,00), “que virou febre nas Leiterias (antigas sorveterias) de São Paulo”, explica o material de divulgação do Mercearia.

Virado Paulista é outra novidade este mês no menu.Virado Paulista é outra novidade este mês no menu.

E dezembro começa com outra novidade. Além do cardápio, a logomarca também mudou, para colocar o endereço como um dos clássicos da cidade, onde no fim de semana passam cerca de 2 mil pessoas.

João lembra que quando começou, ficou 6 meses “empatando dinheiro”, mas o apego ao ponto comercial com jeito de lugar histórico fez com que ele e a esposa resistissem bravamente. “Eu tinha também o Péssimos na Afonso Pena, e com o dinheiro de lá eu pagava os custos daqui. Depois, comprei o imóvel aqui do lado e trouxe toda a estrutura de lá para cá”.

O pulo do gato ocorreu já no primeiro ano do bar, com a venda de cervejas especiais. Primeiro eram 10 marcas e uma confraria que movimentava a venda. Hoje são mais de 200 rótulos e alguns clientes já produzindo as próprias cervejas. “Modéstia a parte, muitos aprenderam a gostar da cerveja artesanal aqui. A Moagem, por exemplo, agora é parceira nossa e foi criada por um cliente. A Casa do Chef, o Mestre Cervejeiro, todas são lojas de caras que começaram a tomar cerveja especiais aqui”, diz João.

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