A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

16/04/2013 06:12

Casal que diz ter "fugido" por amor abre lanchonete com tempero da Tunísia

Ângela Kempfer e Anny Malagolini
Inês da Costa e Yassine Yahyaoui, na porta da lanchonete. (Foto: João Garrigó)Inês da Costa e Yassine Yahyaoui, na porta da lanchonete. (Foto: João Garrigó)

O casal Inês da Costa e Yassine Yahyaoui abriu em Campo Grande uma lanchonete há dois meses. Normal, não fosse o chamariz no nome da casa “Lanches da Tunísia”.

Veja Mais
Batata de frigideira recheada é carro-chefe de truck que percorre feiras
Ex-gerente de fast food vende Nakedtone, além de pizza que é jantar e sobremesa

Ao lado da coxinha brasileira, o cardápio tem algumas “amostras” da gastronomia tunisiana, graças a Yassine. Por lá, um país do tamanho do Acre, a língua oficial é o árabe, assim como boa parte do tempero.

O cliente pode escolher chipa, pão de batata...ou experimentar a kafta, o tajin e o sanduíche de Merguez, linguiça picante, feita com carne bovina ou de carneiro, depois frita. Um lanche de tamanho generoso, por R$ 4,00.

O prédio é simples, como tantos outros na avenida Mato Grosso, em Campo Grande. As diferenças nas paredes são algumas fotos da beleza tunisiana.

Como é recente, o cardápio ainda não está fechado. O casal pretende, aos poucos, ir oferecendo o que é servido na Tunísia, culinária também com forte influência francesa, graças a ocupação do país que durou mais de 70 anos.

 

Yassine Yahyaoui e seu sanduíche de Merguez.  (Foto: João Garrigó)Yassine Yahyaoui e seu sanduíche de Merguez. (Foto: João Garrigó)

Os donos gostam de falar da cultura de longe e também de como chegaram aqui. Inês é conhecida pelo trabalho de marchand. Mas apesar de descolada, graças ao contato com a arte, a cuiabana de 58 anos garante que teve de enfrentar toda a família para casar de papel passado com Yassine, quase 30 anos mais novo.

Os dois dizem que se conheceram em 2009, pelo Facebook e de lá pra cá, seguir o caminho escolhido não foi tarefa fácil. Como um não entendia o idioma do outro, todas as conversas eram traduzidas no Google. Até a proposta de casamento ocorreu pela internet, sempre sob rejeição dos filhos.

“Eles não aceitavam que o casamento acontecesse”, lembra Inês. O jeito então foi bancar a adolescente e “fugir”, conta.

Como medo de ir para o Oriente Médio, por conta das advertências de risco feitas pelos amigos, ela diz que então propôs a mudança do noivo para o Brasil. Bastaram 3 meses para ele desembarcar aqui.

Os dois combinaram de se encontrar em Campo Grande, onde estão reconstruindo a vida já há um ano.

Em 2014, os planos incluem uma viagem à Tunísia, para Inês enfim conhecer a família dele e "realizar o casamento conforme as tradições mulçumanas", comenta.

Ainda sem falar muito bem o português, Yassine consegue resumir como foi tomar a decisão de encarar o Brasil. “Vim sem conhecer, li algumas coisa na internet que me assustaram, mas meu amor por ela é maior”.

O Lanches da Tunísia fica na avenida Mato Grosso, 1333 A.

Ao fundo, as imagens da Tunísia.  (Foto: João Garrigó)Ao fundo, as imagens da Tunísia. (Foto: João Garrigó)



Foi legal ler a história de sucesso do casal. Caso os dois quiserem "realizar o casamento conforme as tradições mulçumanas" como está mencionado na reportagem, podem fazer este casamento aqui em Campo Grande na Mesquita que fica na Avenida America 657, Vila Planalto. Ve o nosso site www.mesquitadecampogrande.org, pode me mandar um e-mail nassimjd(arroba) gmail . com
 
Nassim Dhaher em 02/05/2013 09:06:48
Parabéns!!! Tah mto lindo o estabelecimento... Que Deus os abençoe com mto sucesso, tenho certeza que vai dar certo e quero provar... Boa sorte!!!
 
Juraci Masiero em 16/04/2013 21:26:59
Parabéns pelo estabelecimento, tah lindo! Que deus os abençoe sempre com mto sucesso, quero provar!!!
 
Juraci Masiero em 16/04/2013 21:22:22
muito bom o sanduiche...
 
mario botelho em 16/04/2013 17:01:05
Que DEUS, sempre abencoe e ilumine a vida deles. e tb parabens mais uma vez , lado B pq sempre mostra os lugares diferentes de CG.
 
carlos gomes em 16/04/2013 12:01:48
Nossa, que coragem de sair do país p/ encontrar um amor, LINDO!!! O preconceito de idade sempre vai ter na visão dos outros, mas o amor não tem idade e muito menos a diferenças entre um e o outro. Se o amor aconteceu, lute, vibre e sejam muito Felizes, e com certeza vou aparecer p/ conhecer esse novo sabor. Parabéns e muitos anos de amor p/ vocês!!!
 
Ly Souza em 16/04/2013 11:47:20
só tenho algo a dizer parabéns ao "LADO B",como sempre otimo matérias...
GRATOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
 
waldecy b. rocha em 16/04/2013 10:49:37
Parabéns ao casal, que Deus abençoe e ilumine esse amor. Boa sorte no comercio.
 
Liliane Moreira em 16/04/2013 10:30:14
Fica em frente da floricultura Marrocos, entre a Arthur Jorge e a 13 de junho. Muito bom!
 
EDMARA ANIZ em 16/04/2013 09:17:45
Esses dias passei lá na frente e fiquei curiosa para saber do que se tratava. Parabéns, mais uma vez...Lado B está arrasando!!
 
Sandra moreira em 16/04/2013 09:00:38
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.