ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Sabor

Chef italiano, craque no artesanal, traz queijos premiados a Campo Grande

Naiane Mesquita | 10/12/2015 06:45
O queijo foi o grande ingrediente da noite, aparecendo em todos os pratos, do principal a sobremesa (Foto: Gerson Walber)
O queijo foi o grande ingrediente da noite, aparecendo em todos os pratos, do principal a sobremesa (Foto: Gerson Walber)

O chef italiano Stefano Pollaccia recebeu duas medalhas, de prata e de ouro, da revista especializada em gastronomia Prazeres da Mesa pela fabricação de queijos artesanais em Cuiabá. Morando na capital de Mato Grosso há mais de 2 anos, Stefano esteve pela primeira vez em Campo Grande promovendo um jantar sensorial no ateliê da culinarista Dedê Cesco, com a presença do também chef André Nardo, nas noites de terça e quarta-feira.

Queijo é maturado em 35 dias em produção em Cuiabá (Foto: Gerson Walber)
Queijo é maturado em 35 dias em produção em Cuiabá (Foto: Gerson Walber)

Stefano trouxe cinco queijos produzidos em Cuiabá para o jantar, o Béc Il Delicato, Braz Matogrossense Fresco, Strac Casale, que recebeu a medalha de prata, Braz Matogrossense Mezzano, que recebeu a medalha de ouro e o Cacio dei Monaci Di Bufala. “Todos são produzidos em Cuiabá, por mim. São queijos de vaca, cabra, búfala e estou em busca de um de ovelha”, descreve.

O interesse pela cozinha surgiu aos 18 anos, ainda na Itália. O sotaque ainda carregado do italiano mostra que apesar do convívio com os brasileiros, ainda guarda muitas tradições no cotidiano, principalmente na cozinha. No jantar realizado ao lado dos chefs campo-grandenses, Stefano diz que todos os sentidos são explorados. “O olfato, a textura, o sabor, todos os sentidos”, ressalta.

Dedê Cesco, Stefano e André planejam novos jantares sensoriais
Dedê Cesco, Stefano e André planejam novos jantares sensoriais

Dedê Cesco ressalta que os queijos ainda são harmonizados com vinhos italianos e franceses. “É o despertar dos sentidos, os queijos são harmonizados com os vinhos e isso amplia os sabores, os sentidos de quem participa. Nós orientamos quem está na degustação. Hoje foi servido um Risoto de Queijo Stracc com figos caramelizados e de sobremesa um Sbrisolona”, explica.

Apesar da variedade de sabores do jantar sensorial e dos queijos produzidos por Stefano, o chef frisa que os produtos estão longe da quantidade italiana. “Temos de 400 a 500 tipos de queijo”, afirma.

O propósito do chef é aumentar ainda mais a produção e a variedade de queijos produzidos no País. “Comecei a fabricar queijos por causa da falta de opções no Brasil”, conta.

Para o futuro, Dedê Cesco, André Nardo e Stefano pretendem realizar mais experiências na Capital. “Já estamos pensando no próximo encontro. Com certeza teremos novidades e outros produtos para apresentar”, acredita André.

Queijos premiados do chef
Queijos premiados do chef
Nos siga no Google Notícias