ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Sabor

Chef mostra que comida tem alma e se pode viajar o mundo através dela

Paula Maciulevicius | 01/02/2016 06:56
Wrap de frango, uma das opções da Soul Deli. (Foto: Vaca Azul/ Helton Perez)
Wrap de frango, uma das opções da Soul Deli. (Foto: Vaca Azul/ Helton Perez)

Foram 12 anos de experiência em restaurantes na Inglaterra e uma vivência na Europa que foi além dos pratos. Desde que voltou a Campo Grande, o chef de cozinha Maurício Lucchese estudou o mercado para entender o perfil do consumidor e vender o que ele chama de experiência: de que comida tem alma e você precisa senti-la.

Nascido em São Paulo, mas criado aqui, Maurício deixou o trabalho de bancário para se aventurar pela Europa no final do ano 2000. Foram dois meses na Itália e o restante do tempo em Londres. Sem falar inglês, caiu de ‘paraquedas’ na cozinha, ponto de partida da carreira na Gastronomia.

“Passei por todos os setores, todas as áreas da cozinha até ser chef e chegar à gerência de restaurante”, conta Maurício, de 36 anos. Foram cinco restaurantes na carteira dele e três empresas diferentes, de coffee shop até casas mais finas.

Maurício trouxe da Europa a experiência de sabores para as entregas em Campo Grande. (Foto: Vaca Azul/ Helton Perez)
Maurício trouxe da Europa a experiência de sabores para as entregas em Campo Grande. (Foto: Vaca Azul/ Helton Perez)

De volta a Campo Grande em 2012, Maurício conta que viu a oportunidade de mercado na necessidade das pessoas. A mudança de perfil também chegou aqui e ninguém mais tem tempo nem para se alimentar. “As pessoas se esqueceram que na hora em que você está comendo, está se alimentando e isso é um momento muito especial, por mais que sejam 5, 10 minutos ou 1 hora, é um momento seu”, afirma.

A rotina levou a gente a comer por necessidade e não por prazer. “E comida tem alma e alimenta a alma”, completa Maurício.

A proposta trazida por ele a Campo Grande tem exato um ano e surgiu a partir do processos inverso. Ao invés de abrir um espaço físico, onde os clientes vão até ele, ele quem vai até a clientela. “Fiz o inverso, montei uma estrutura, operação e um cardápio baseado na experiência que eu trouxe de fora, no que eu já vivenciei e experimentei e que tem a ver com o mercado daqui, focando na qualidade dos produtos e na pontualidade de entrega”, explica Maurício.

A empresa chama Soul Deli, uma brincadeira proposta desde o nome. Soul é alma em inglês e Deli vem de delicatessen. “Me ensinaram na cozinha que comida é um produto muito peculiar, você não vende apenas o produto. Você vende a experiência. A comida tem alma e você tem que vendê-la desde a hora que o prato chega, a pessoa tem que comer com os olhos, escutar, sentir o cheiro. Viver uma experiência completa”, descreve.

Pedidos são entregues nessas embalagens. (Foto: Vaca Azul/ Helton Perez)
Pedidos são entregues nessas embalagens. (Foto: Vaca Azul/ Helton Perez)
Iogurte grego de banana toffee, um dos queridinhos dos clientes.  (Foto: Vaca Azul/ Helton Perez)
Iogurte grego de banana toffee, um dos queridinhos dos clientes. (Foto: Vaca Azul/ Helton Perez)
Salada de macarrão quer fazer o campo-grandense provar o prato frio. (Foto: Vaca Azul/ Helton Perez)
Salada de macarrão quer fazer o campo-grandense provar o prato frio. (Foto: Vaca Azul/ Helton Perez)

A experiência ele tem comercializado a partir do site. A ferramenta criada possibilita os clientes de fazerem os pedidos, escolhendo horário, local e o dia em que quer receber, de segunda a sexta, das 9h15 às 18h15, pedindo com 1h de antecedência.

Cardápio – Maurício trabalha numa linha mais enxuta de menu. Ao longo desse um ano de funcionamento, foram vários testes e produtos que entraram e também saíram do cardápio. Smothies, wraps, iogurtes e pastas. “Pensei em produtos saborosos e que saciam a sua fome”, resume.

Entre os wraps, fatias de pão com ingredientes selecionados, estão os sabores que já te levam a fazer uma viagem gastronômica. Do frango grelhado, ao salmão wasabi, passando pelo mediterrâneo, que mescla queijo branco, orégano, tomate e azeitonas, até o Nova Deli, de molho curry e por fim o rosbife.

“Tenho um parceiro que faz as tortilhas para mim diariamente. Uma coisa que prezamos muito são as parcerias locais, fomentar o mercado local”, explica Maurício.

Uma das novidades mais quentinhas, o brownie.  (Foto: Vaca Azul/ Helton Perez)
Uma das novidades mais quentinhas, o brownie. (Foto: Vaca Azul/ Helton Perez)

Entre os smothies, são várias as combinações que misturam desde suco de laranja e frutas vermelhas até abacaxi, laranja, leite de coco e manga numa só garrafinha. “São sucos 100% naturais, sem nada de açúcar mesmo, só a fruta. Minha matéria-prima é de qualidade”, frisa.

Entre as pastas, Maurício quer introduzir no paladar campo-grandense o macarrão frio, ou a salada de macarrão, com pesto de manjericão caseiro, tomate cereja e queijo. Nos iogurtes gregos, as combinações vão desde as frutas da estação, ao “banana toffee”, que leva doce de leite e passando pelo baunilha com Mel do Cerrado, produto pantaneiro exclusivo da Soul Deli.

“É um mel do Pantanal, uma produção pequena, de agricultura familiar. Fechei um acordo e compro praticamente a produção anual toda”, completa Maurício. Novas linhas estão sendo incrementadas ao cardápio, como o brownie, que entrou na semana passada.

“As pessoas precisam comer e pensar no que estão comendo. Aí entra a parte sensorial, os sabores que a gente te proporcional é uma viagem gastronômica com todos do mundo. Tem Nova Deli, tem o Mediterrâneo, é uma brincadeira de explorar sabores”.

Os produtos são a partir de R$ 6,00, mas a entrega se dá para encomendas acima de R$ 15,00. Não há cobrança para a taxa de entrega e o site é o www.souldeli.com.br.

Curta o Lado B no Facebook.

Sucos são os "smoothies" que misturam frutas sem nenhuma adição de açúcar.  (Foto: Vaca Azul/ Helton Perez)
Sucos são os "smoothies" que misturam frutas sem nenhuma adição de açúcar. (Foto: Vaca Azul/ Helton Perez)
Nos siga no Google Notícias