ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Sabor

Com 60 rótulos de cerveja, loja prega “beba menos, beba melhor”

Fabiano Arruda | 11/06/2012 12:10
Proprietários da Casa do Chef discursam pela degustação das cervejas e a combinação com a gastronomia. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Proprietários da Casa do Chef discursam pela degustação das cervejas e a combinação com a gastronomia. (Foto: Rodrigo Pazinato)

De paixão nacional ao status de produto para degustação, a diversidade dos estilos de cerveja começa a ganhar corpo e ser opção para os campo-grandenses.

A Casa do Chef, que fica na Euclides da Cunha, trabalha com uma carta de 60 rótulos para agradar os mais exigentes paladares e prega beber menos, mas beber melhor, quebrando a mística de que só vinho pode ser degustado.

Tanto que a orientação para degustar a cerveja é a mesma: o movimento no copo para liberar o aroma da bebida, o primeiro gosto que fica na língua e um segundo que é o final.

Segundo os irmãos Renan e Renato Heimbach, proprietários da loja, a maioria dos consumidores brasileiros conhecem apenas as cervejas pilsen. “Mas o mercado começou a mudar. As cervejas diferentes começaram a ser encontradas até nas prateleiras de supermercados”, diz Renan, afirmando que a maior parte dos clientes vai até a loja para experimentar novos estilos.

Com preços que variam de R$ 5 a R$ 63, o estabelecimento criou um clube em que o cliente paga uma taxa mensal e recebe todo mês um kit com uma cerveja para apreciação.

Cerveja alemã é apontada como uma das mais vendidas do mundo.
Cerveja alemã é apontada como uma das mais vendidas do mundo.

Esta é uma das formas de aproximar o consumidor de estilos pouco conhecidos. A partir de provar, os clientes passam a comprar sem se importar tanto com o preço. “O clube aumentou as vendas das cervejas mais caras”, comenta Renato.

Além disto, os jovens proprietários da Casa do Chef destacam o “casamento” entre cerveja e gastronomia. “Cada bebida tem um tipo de comida recomendado”, complementa.

Trabalhando com os estilos de cerveja alemão, inglês e belga, os irmãos explicam sobre os diferenciais de cada uma e dizem que é preciso cada consumidor identificar o sabor mais agradável ao seu paladar.

A alemã é a mais tradicional no mundo pela lei da pureza, fabricada com água, malte, lúpulo e cevada. Em Munique há até a cervejaria municipal. As inglesas, por sua vez, são mais encorpadas, fortes e amargas. Já as belgas têm como diferenciais a utilização de tempero e o tom adocicado.

Mas as brasileiras são os carros chefes da loja, garantem, citando como exemplo a cerveja Moagem, de fabricação artesanal, feita em Campo Grande.

De fabricação artesanal e produzida em Campo Grande, Moagem segue estilo belga e cai no gosto dos apreciadores.
De fabricação artesanal e produzida em Campo Grande, Moagem segue estilo belga e cai no gosto dos apreciadores.

Passada a aula sobre os estilos, a loja ofereceu uma degustação de quatro cervejas de gostos totalmente diferentes para a reportagem do Campo Grande News. A parte mais interessante do trabalho, vale destacar. Todas fogem do gosto convencional da cerveja tanto amado pelos brasileiros, mas servem como atrativos os apaixonados por desbravar sabores.

Karavelle Keller: - Cerveja pilsen, não é filtrada e tem tempo de maturação maior, deixando-a mais encorpada e até uma um aspecto de “sujeira” no fundo da garrafa.

Bamberg Alt: - Cerveja brasileira que ganhou prêmios na Europa. Segue a escola alemã e é mais maltada, tendo como uma das características o cheiro de cereal e a mistura de amargor, acidez e doce.

Köstriber: - É apontada como uma das cervejas mais vendidas no mundo. Fabricada apenas na Alemanha, é até difícil de encontrar no Brasil. Cerveja preta, mistura os sabores de café e chocolate.

Moagem Dubbel: - Cerveja de fabricação artesanal e produzida em Campo Grande, é apontada como um dos principais destaques da loja. Tem 11 sabores e segue o estilo belga. A cor é marrom e o gosto é mais complexo de identificar, por conta dos temperos, mas é possível sentir tons de acidez e doce.

Nos siga no Google Notícias