ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Sabor

Com doce de leite do Uruguai, chef faz o "verdadeiro bolo de churros"

Elverson Cardozo | 26/01/2015 06:28
Bolo de churros com doce de leite uruguaio. (Foto: Paulo Francis)
Bolo de churros com doce de leite uruguaio. (Foto: Paulo Francis)

É com um doce de leite importado do Uruguai, país onde nasceu, que o chef de cozinha internacional Gerald Umpierrez, de 33 anos, faz o que chama de “verdadeiro bolo de churros”. Há dias ele vem oferecendo o produto no Facebook, em vários classificados, e arrancando elogios de quem compra. O Lado B foi conhecer e experimentar a delícia de perto.

Jean Umpierrez fala do bolo, seu mais novo produto, com a propriedade de quem entende do assunto e trabalhou por anos com confeitaria e panificação, no próprio Uruguai, em restaurantes e hotéis, além do México, Argentina e Paris.

Gerald fez vários testes para a encontrar a receita ideal, que é exclusiva. (Foto: Paulo Francis)
Gerald fez vários testes para a encontrar a receita ideal, que é exclusiva. (Foto: Paulo Francis)

No Brasil, ele chegou há um ano e três meses. Escolheu Campo Grande depois de conhecer uma cuiabana, que o “arrastou” para cá. Aqui, chefiou um restaurante argentino por aproximadamente 9 meses. Saiu porque o dono vendeu o estabelecimento.

Sem emprego, resolveu apostar no bolo de churros, que está virando febre por aí, mas, de olho na concorrência, tratou de fazer um diferente, que pudesse levar o título de “verdadeiro”. A preocupação era fazer uma massa própria de churros e não um de pão-de-ló decorado com churros e recheado, como a maioria anda vendendo.

Depois de três testes, Gerald diz que conseguiu. “A minha vai leite, ovo, canela, farinha e fermento. O da clássica é só com água, farinha e fermento”, explica. Mas isso não é o único diferencial, prossegue. A massa, que fica fofa e dispensa líquidos para molhá-la, é recheada com generosas camadas de doce de leite uruguaio

“É o melhor do mundo, 100% pasteurizado, com pouca gordura. Tem a textura mais dura e gosto mais acentuado”, valoriza. A diferença, de fato, é perceptível. O doce, para se dizer o mínimo, não é tão doce e, por isso, não chega a ficar enjoativo.

Recheio é feito em pelo menos três camadas. (Foto: Paulo Francis)
Recheio é feito em pelo menos três camadas. (Foto: Paulo Francis)
Massa é fofa e doce não chega a ser enjoativo. (Foto: Paulo Francis)
Massa é fofa e doce não chega a ser enjoativo. (Foto: Paulo Francis)

Para montar e decorar, o chef utiliza churros fritos e os coloca nas laterais. O bolo de 2 quilos, apresentando ao Lado B, tinha dois andares e pelo menos 60 churros. A finalização foi com doce de leite e canela em pó salpicada com açúcar refinada. Laços garantem a apresentação final do produto.

Gerald faz o bolo com até 7 quilos e com três sabores: doce de leite, chocolate ou o misto. Os clientes gostam tanto, afirma, que estão fazendo encomendas até para casamentos. O quilo custa R$ 45,00.

O chef também faz outras delícias. Na lista, nakedcakes, cheesecakes, cupcakes, tortas, mousses, entre outros. O contato pode ser feito pelo celular (67) 9694-3797.

Nos siga no Google Notícias