A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

19/09/2013 06:50

Com saudade de Campo Grande, jovem cria evento para curitibanos provarem o sobá

Anny Malagolini
Com roupa de japonesa, Kamila prepara sobá para curitibanos (Foto: Divulgação)Com roupa de japonesa, Kamila prepara sobá para curitibanos (Foto: Divulgação)

Quando a saudade fala alto, qualquer cheiro ou gosto atenuam a distância. Há dois anos e meio morando em Curitiba, a campo-grandense Kamila Queiroz, 24 de anos, ainda tem desses apegos que ficam mais latentes a quilômetros de casa. Ela ainda não se adaptou, por exemplo, a “vina”, a salsicha do tradicional lanche curitibano, e por isso resolveu mostrar aos novos amigos o sobá, uma forma de levar um pouco de Campo Grande para a região Sul.

Veja Mais
Aproveitando época da guavira, chef ensina petit gâteou e brownie da fruta
Hamburgueria K Burguer traz deliciosas novidades

O prato de origem japonesa faz falta na vida da programadora, ainda mais em uma cidade fria como Curitiba. Sem o prato à venda na feira, a saída para matar a vontade foi preparar o sobá em casa. Diferente de Campo Grande, Kamila teve que bater perna para encontrar os ingredientes, que aqui na capital são vendidos em qualquer mercado.

“Aprendi a receita meio que sozinha, me lembrei dos ingredientes e fiz o teste. Tenho poucos recursos, então faço da minha forma e não perde para feira, alias, fica muito bom”, explica. Ela conta que a primeira experiência na cozinha foi para alguns amigos. A experiência rendeu elogios e até sugestão de empreendimento. “Sugeriram para que eu montasse a sobaria da Kamy”, lembra.

Kamila e Gil, proprietário do bar. (Foto: Divulgação)Kamila e Gil, proprietário do bar. (Foto: Divulgação)

A fama de boa cozinheira se espalhou entre os novos amigos curitibanos e foi parar no bar de blues que frequenta, o "Blues Velvet CWB". Curioso, o proprietário do bar, Gil Eanes, pediu a Kamila para experimentar e o sobá acabou ganhando uma noite especial na casa.

A estreia ocorreu na quarta-feira passada e, o combinado é que se a saída fosse boa, a tradição da culinária campo-grandense poderá entrar no cardápio. “Ele queria vender comida no bar que não fosse igual da concorrência, que oferece vina e hambúrguer”, explica.

Na primeira edição da noite do sobá em Curitiba, a porção grande foi vendida a R$ 8,00. Em Campo Grande, o prato do mesmo tamanho tem o preço médio de R$ 15,00.  Segundo Kamila, o evento foi um sucesso. Eram esperadas de 30 a 20 pessoas e a noite fechou com 120 clientes.  “Curitibano é meio desconfiado, mas se renderam fácil”, comenta.




Tem muita gente que desembarca em Campo Grande e vai pra feira comer SOBÁ,é MARA!!!!!!!!!!
 
Noelina em 09/10/2013 20:45:07
Boa ideia , vou fazer aqui em Goiânia também para matar a saudade da nossa terrinha
 
Luiz Antonio em 19/09/2013 22:12:05
Kamila. muito boa a sua idéia. Também sou campo-grandense e moro em outro Estado, e sinto muita saudade da culinária da nossa terra, principalmente do sobá. Parabéns pela idéia. Ah. a sua roupa não importa se é Chinesa ou Japonesa. O que vale é a intenção.
 
Pedro ávila em 19/09/2013 19:16:32
O locooo Kamys hein!!! Deixou de programar comigo pra fazer sucesso em Curitiba hauhaua.. Parabéns!!!!
 
Renato Tozzi em 19/09/2013 18:26:16
Já imaginou se conhecerem também o Yakisoba?...muito bom.
 
Lucia Sales em 19/09/2013 16:45:03
antonio costa, muito obrigado pela informação!
 
Romeu Luitz em 19/09/2013 16:30:53
Nãoooo acredito que agora tem, morei em Curitiba 2 anos...morria de saudades do sobá nas noites frias...boa pedida!
 
Kelly Paes em 19/09/2013 16:02:23
Puxaaa... Que legal tua ideia Kamila, queria ter visto a notícia antes, COM CERTEZA teria ido ao bar. Saudades de casa e das comidas de lá...Também sou de CG, essa história de "vina" não cola e sobá faz uma FALTA! =/
 
Lya Campozano em 19/09/2013 15:51:12
minha pretinha linda sendo famosa nas terras dos branquelos de curitiba.

 
mayara paredes em 19/09/2013 14:02:58
Muito legal a idéia, moro em Curitiba e vou ir experimentar !!!
Na verdade aqui em Curitiba tem sim sobá, é vendido em restaurantes conhecido como "casa de lamem" fica ali no bairro agua verde.
 
Monica Rodrigues em 19/09/2013 12:56:08
Aí prima... gostei de ver!!! O soba pode ter ficado bom, mas o vestido veio d china!!kkkk. Saudades de ti prima.
 
MARCIO SIMABUCO em 19/09/2013 12:34:53
Que legal Kamila, você é um sucesso!
 
Andreia Moura em 19/09/2013 12:26:25
Já ouvi a Kamy falar, mas ainda não comi!! Vou experimentar!!
Gostei da ideia do Daniel, vamos fazer um sobá ici.. =)
Parabéns!!
 
Luciane Carvalho dos Santos em 19/09/2013 12:17:55
Puxa, quanto orgulho de você amiga.... Kamila uma garota que tem uma história incrível... uma excelente profissional e além de tudo muito criativa..... t admiro pacas... Sucesso sempre
 
Gláucia Araújo de Oliveira em 19/09/2013 11:44:47
Parabéns! Também quanto a vestimenta, chinesa mas o sobá tem raízes na região de Okinawa, de forte influencia da China.
 
josé airton recalde em 19/09/2013 10:49:02
Romeu, as maiores colônias de japonenses no Brasil são pela ordem: SP,PR e MS, porém fiquei sabendo que o prato sobá, é originário da ilha japonesa de Okinawua,donde são a maioria dos japonenses que vieram para Campo Grande,vai daí que cada região seja japonesa ou brasileira tem seus hábitos diferentes.Abc!
 
antonio costa em 19/09/2013 10:39:13
Oi pessoal, pra quem quiser experimentar o Blues Velvet CWB fica na rua Trajano Reis, 314 - São Francisco.
Serão muito bem vindos!!!
 
Thaís Zawadzki em 19/09/2013 10:35:14
Qual o nome do bar e endereço .... com certeza muitas pessoas daqui querem matar a saudade de um sobá.
 
Regina Sartor em 19/09/2013 10:11:25
Que legal, e o clima de Curitiba é propicio ao sobá que é um prato quente, boa idéia Kamila quem sabe abrir uma sobaria em Curitiba.
Boa sorte!!!!!
 
Regina da Silva em 19/09/2013 09:45:55
Parabéns Kamila, e quando vai rolar o sobá ici? srs
 
Daniel Luis Camargo em 19/09/2013 09:29:00
Nem te conheço, mas também estou com saudades de vc. Desejo sorte no seu novo empreendimento e na sua formação acadêmica, mas vai ai uma dica, essa roupa que vc esta usando é chinesa e o sobá é da culinária japonesa.
 
jose da silva em 19/09/2013 09:05:19
Não compareci ao evento no blues mas conheço bem a fama do sobá da kamy ! É gostoso só de pensar ! Sucesso
 
Guilherme Kindreich em 19/09/2013 08:59:16
No Paraná tem muitos japoneses, creio que mais do que MS, porque será que la não tem Sobá?
 
Romeu Luitz em 19/09/2013 08:53:23
Menina esperta...gostei. Sobá é uma delícia.
 
LUCIANA VILLAMAINA CENTENO em 19/09/2013 08:18:57
Aonde fica esse bar aqui em Curitiba e qual é o dia do sobá nesse bar???
 
Ivo Gamarra em 19/09/2013 07:36:17
passe o endereço, assim eu como bom campo grandensse posso também matar a saudade da culinária da minha saudosa cidade morena, pois faz mais de 3 anos que não como um bom sobá