A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

04/06/2014 06:34

Confeitaria artesanal vende de bolacha antiga de nata à legitima cuca alemã

Elverson Cardozo
Receita da cuca é tipicamente alemã. (Foto: Divulgação)Receita da cuca é tipicamente alemã. (Foto: Divulgação)

Foi da família, pais, avós e bisavós, que Aldo Lothár Stenzler, 65, herdou o gosto por cozinhar. Descendente de alemão, catarinense de nascimento e campo-grandense de coração, o senhor que escolheu Mato Grosso do Sul para morar é dono de uma confeitaria artesanal, a Schnee-Troffen que, em português, significa Gotas de Neve.

Veja Mais
Mistura de peruana com oriental, tendência para 2017 é cozinha que une 2 países
Cremosa e saborosa: aprenda a fazer Tilápia à moda da casa

O espaço funciona na casa dele, no bairro Monte Castelo, e não é aberto ao público, mas é de lá que saem algumas das delícias típicas do Sul, feitas a partir de receitas originais da Alemanha.

Tem pão integral, de fubá, bolos de banana, milho verde, cenoura com cobertura de chocolate e côco, além das bolachas coloridas de nata, “daquelas antigas”, que não se encontra mais nas padarias. “São receitas típicas, sabe-se lá se não são milenares, mas centenárias com certeza”, garante.

Bolacha colorida de nata. (Foto: Divulgação)Bolacha colorida de nata. (Foto: Divulgação)

A produção é completamente artesanal. Hoje, Aldo fica mais no comando da empresa. Na produção, quem bota a mão na massa é a esposa, Sonia Stentzler, 55, paranaense de Palotina.

Foi com o marido que ela aprendeu os segredinhos de cada prato, cujas receitas foram repassadas de geração em geração e que, ainda hoje, são guardadas a sete chaves.

Além dos bolos para consumo rápido – já que não levam conservantes – tem as cucas, que fazem o maior sucesso porque, são diferentes das que os brasileiros conhecem.

“É com recheio típico alemão, que vai por cima. A massa é superfina”, explica Aldo, ao dizer que, nos mercados, geralmente o doce vem no meio.

As cucas da Schnee-troffen são feitas nos sabores goiaba, doce de leite, abacaxi, creme de chocolate, uva, entre outras frutas. É tão procurada que os clientes pedem até para casamentos.

Cuca na forma. Encomenda para casamento. (Foto: Divulgação)Cuca na forma. Encomenda para casamento. (Foto: Divulgação)

Os noivos, geralmente gaúchos ou descendentes, encomendam formas inteiras porque querem servir algo diferente e típico na festa. Quem prova a verdadeira cuca alemã, diz Aldo, aprova e faz propaganda.

Na confeitaria dele, a delícia é vendida por R$ 18,00, em bandeja de alumínio descartável (daquelas que suportam até 1,5 kg de lasanha), ou por R$ 150,00, na forma grande (corresponde a 8 cucas pequenas).

Encomendas podem ser feitas pelos telefones (67) 3029-2293/9921-8808 ou no local de fabricação, que fica na rua das Paineiras, 235 (esquina com a 13 de junho), Monte Castelo, em Campo Grande.




Tive hoje a oportunidade de experimentar produtos da Confeitaria, graças a notícia veiculada pelo Lado B. Comprei um pão integral e um pacote das bolachas... muitos bons! Recomendo!
 
Larissa Sandim de Andrade em 10/06/2014 18:52:23
Comprei uma cuca de doce de leite e uma bolacha, meu deusssss!!!!! São maravilhosassss!!!!! Parabénss Sr. Aldo!!!!!!
 
Silvana Perrupato Antunes em 06/06/2014 08:59:00
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.