ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Sabor

Confeitaria artesanal vende de bolacha antiga de nata à legitima cuca alemã

Elverson Cardozo | 04/06/2014 06:34
Receita da cuca é tipicamente alemã. (Foto: Divulgação)
Receita da cuca é tipicamente alemã. (Foto: Divulgação)

Foi da família, pais, avós e bisavós, que Aldo Lothár Stenzler, 65, herdou o gosto por cozinhar. Descendente de alemão, catarinense de nascimento e campo-grandense de coração, o senhor que escolheu Mato Grosso do Sul para morar é dono de uma confeitaria artesanal, a Schnee-Troffen que, em português, significa Gotas de Neve.

O espaço funciona na casa dele, no bairro Monte Castelo, e não é aberto ao público, mas é de lá que saem algumas das delícias típicas do Sul, feitas a partir de receitas originais da Alemanha.

Tem pão integral, de fubá, bolos de banana, milho verde, cenoura com cobertura de chocolate e côco, além das bolachas coloridas de nata, “daquelas antigas”, que não se encontra mais nas padarias. “São receitas típicas, sabe-se lá se não são milenares, mas centenárias com certeza”, garante.

Bolacha colorida de nata. (Foto: Divulgação)
Bolacha colorida de nata. (Foto: Divulgação)

A produção é completamente artesanal. Hoje, Aldo fica mais no comando da empresa. Na produção, quem bota a mão na massa é a esposa, Sonia Stentzler, 55, paranaense de Palotina.

Foi com o marido que ela aprendeu os segredinhos de cada prato, cujas receitas foram repassadas de geração em geração e que, ainda hoje, são guardadas a sete chaves.

Além dos bolos para consumo rápido – já que não levam conservantes – tem as cucas, que fazem o maior sucesso porque, são diferentes das que os brasileiros conhecem.

“É com recheio típico alemão, que vai por cima. A massa é superfina”, explica Aldo, ao dizer que, nos mercados, geralmente o doce vem no meio.

As cucas da Schnee-troffen são feitas nos sabores goiaba, doce de leite, abacaxi, creme de chocolate, uva, entre outras frutas. É tão procurada que os clientes pedem até para casamentos.

Cuca na forma. Encomenda para casamento. (Foto: Divulgação)
Cuca na forma. Encomenda para casamento. (Foto: Divulgação)

Os noivos, geralmente gaúchos ou descendentes, encomendam formas inteiras porque querem servir algo diferente e típico na festa. Quem prova a verdadeira cuca alemã, diz Aldo, aprova e faz propaganda.

Na confeitaria dele, a delícia é vendida por R$ 18,00, em bandeja de alumínio descartável (daquelas que suportam até 1,5 kg de lasanha), ou por R$ 150,00, na forma grande (corresponde a 8 cucas pequenas).

Encomendas podem ser feitas pelos telefones (67) 3029-2293/9921-8808 ou no local de fabricação, que fica na rua das Paineiras, 235 (esquina com a 13 de junho), Monte Castelo, em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias