A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

31/12/2015 06:56

Costelinha de porco com lentilha e bacon é dica para fazer uma ceia tradicional

Naiane Mesquita
Para finalizar, Fernanda decorou o prato com cebolinhas (Foto: Fernando Antunes)Para finalizar, Fernanda decorou o prato com cebolinhas (Foto: Fernando Antunes)

Diz a tradição que durante a passagem para um novo ano alguns alimentos não podem faltar na ceia. Um dos pratos mais queridos nessa época é a costelinha de porco, que ainda é fortalecida com a lenda de que carne no réveillon, apenas de animais que “fuçam” para frente, indicando a passagem para o futuro.

Veja Mais
Bar serve comida alemã e cliente ainda pode conhecer fábrica de cerveja
Mistura de peruana com oriental, tendência para 2017 é cozinha que une 2 países

Chef Fernanda Veiga ensina a preparar itens básicos da ceia de ano novo (Foto: Fernando Antunes)Chef Fernanda Veiga ensina a preparar itens básicos da ceia de ano novo (Foto: Fernando Antunes)

O Lado B aproveitou para pedir a chefs de Campo Grande que ensinem receitas práticas de pratos tradicionais da mesa brasileira. Foi pensando nessa proposta que a chef Fernanda Veiga, do Le Petit Gourmet, elaborou a Costelinha de Porco com Molho Barbecue, acompanhada de Lentilha com Bacon.

As duas receitas são simples e ainda tem dicas de produtos que podem ser comprados prontos, facilitando a vida de quem está na correria para deixar a ceia em dia. A costelinha, acompanha de barbecue e temperada com páprica doce valoriza a carne de porco e deixa com um sabor bem distante dos típicos da época do ano.

Enquanto a lentilha faz uma dobradinha com o bacon, o que torna o prato bem menos sem graça de quando vemos o ingrediente sozinho. É preciso ter cuidado com o tempo de cozimento da lentilha, que na panela de pressão, não passad e 15 minutos. Uma dica é que o pacote de 500 gramas rende quase o dobro de lentilha cozida, então, nada de desperdício.

Tempere a costelinha com sal e pimenta do reino (Foto: Fernando Antunes)Tempere a costelinha com sal e pimenta do reino (Foto: Fernando Antunes)
Em seguida faça uma camada de páprica doce (Foto: Fernando Antunes)Em seguida faça uma camada de páprica doce (Foto: Fernando Antunes)

Costelinha de Porco com molho barbecue

Ingredientes:

1,5 kg de costelinha de porco inteira
2 dentes de alho ralados
pimenta do reino moída na hora e a gosto
páprica doce a gosto
1 colher de sobremesa rasa de sal fino
molho barbecue pronto

 

Para finalizar a camada de páprica, rale alho por cima (Foto: Fernando Antunes)Para finalizar a camada de páprica, rale alho por cima (Foto: Fernando Antunes)
Depois de 40 minutos, abra o papel alumínio e passe o molho barbecue por cima (Foto: Fernando Antunes)Depois de 40 minutos, abra o papel alumínio e passe o molho barbecue por cima (Foto: Fernando Antunes)

Modo de Fazer:

Deixe o forno pré-aquecido em 200 graus. Tempere a carne com sal e pimenta. Em seguida faça uma cama utilizando uma fina camada de páprica doce, deixando a carne bem vermelha. Para completar, rale o alho por cima. Embale a carne em papel alumínio com o lado de brilho para dentro e o fosco para fora. Na hora de embrulhar a carne, deixe a abertura para cima, facilitando a abertura posteriormente. Deixe assar por 40 minutos.

Retire a carne do forno. Para facilitar a vida de quem está em casa, a chef utilizou um molho pronto de barbecue, aquele famoso com ketchup, típico de churrascos. Após abrir o papel alumínio, passe com a ajuda de um pincel o molho pronto. Para a receita, Fernanda Veiga indica o molho da marca Master Foods ou Heinz. Em seguida, deixe a carne terminar o cozimento por mais 40 minutos. O ideal é que a carne saia desmanchando e soltando do osso.

Rendimento: 6 a 8 porções.

A lentilha deve ser cozinhada por no máximo 15 minutos na panela de pressão (Foto: Fernando Antunes)A lentilha deve ser cozinhada por no máximo 15 minutos na panela de pressão (Foto: Fernando Antunes)
Corte os tomates cerejas com alho em lâminas e frite no azeite com bacon (Foto: Fernando Antunes)Corte os tomates cerejas com alho em lâminas e frite no azeite com bacon (Foto: Fernando Antunes)

Lentilha com bacon

Ingredientes:

1 pacote de lentilha – 500 gramas
100 gramas de bacon frito separadamente
1 tablete de caldo de bacon
sal a gosto
azeite
alho
10 tomates cereja
Modo de preparo:

Em uma panela de pressão, despeje a lentilha com o caldo de bacon e deixe por 15 minutos, após começar a ferver. Separadamente, em uma panela, frite com o azeite a lentilha, com o alho em lâminas, bacon e tomate cereja.

Rendimento: 6 porções




imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.