ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Sabor

Da Dom Aquino para a Zahran, confeiteiro de esfiha está na ativa há 45 anos

Anny Malagolini | 04/01/2014 07:49
Esfihas custam R$ 0,30 (Foto: Cleber Gellio)
Esfihas custam R$ 0,30 (Foto: Cleber Gellio)

Por 40 anos, o confeiteiro Lindolfo dos Santos, de 79 anos, manteve em um corredor a lanchonete “Só esfiha”, que vendia o prato e pão d’água, na rua Dom Aquino, entre as ruas 14 de julho e 13 de maio. A receita é de origem árabe, mas é uma das favoritas do campo-grandense, a ponto de não deixar Lindolfo esquecer o dia que vendeu mais de três mil esfihas.

Todos os dias, a partir das 4 da manhã, o confeiteiro dá continuidade à rotina iniciada há 45 anos. Nascido em Santa Catarina, o destino o levou para Corumbá e foi na Cidade Branca que o talento para a culinária tomou forma e também onde ele conheceu a comida árabe.

Por problemas com o locatário, Lindolfo teve que fechar o tão conhecido ponto e há cinco anos se mudou para o salão em frente à sua casa, na avenida Eduardo Elias Zahran, 547.

Lindolfo faz esfihas há 45 anos (Foto: Cleber Gellio)
Lindolfo faz esfihas há 45 anos (Foto: Cleber Gellio)

O que chama atenção, além de ser uma das esfihas mais tradicionais da cidade, é o preço do salgado. Tanto a esfiha como o pão d'água é vendido pelo mesmo preço. “Foi o jeito que encontrei para chamar a clientela” justifica.

A receita permanece guardada a sete chaves e só foi compartilhada entre a família. Mas Lindolfo conta um dos segredos, ao apontar o amor como o principal ingrediente. “É sempre assim, se não faz com amor, não presta”.

De geração em geração, ainda criança, a Aieska dos Santos, de 26 anos, aprendeu a fazer os salgados. Pela família ser conhecida pela culinária árabe, ela ouve até hoje se eles têm na linhagem qualquer descendência.

Lindolfo ensinou ao Lado B a fazer a receita do pão. Anote a receita:

3 ovos
1 kg de farinha de trigo (+ ou -)
500 ml de água morna (+ ou -)
150 ml de óleo
1 colher (sobremesa) de sal
30 g fermento biológico

Bata todos os ingrediente no liquidificador exceto a farinha. Despeje numa bacia e acrescente farinha aos poucos e sove. Deixe descansar até dobrar de volume. Divida a massa. Dê o formato que quiser (hamburguer, baguetinho, forma de bolo inglês). Coloque em assadeira untada e enfarinhada. Deixe descansar novamente e leve ao forno quente pré-aquecido por 40 min.

A lanchonete funciona de segunda a sexta, das 6h40 às 19h30. E aos sábados abre no mesmo horário e fecha ao meio-dia.

Nos siga no Google Notícias