ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Sabor

Dê outra chance à dobradinha, com dicas de especialista na receita

Anny Malagolini | 05/02/2013 07:33
(Foto: João Garrigó)
(Foto: João Garrigó)

Quem torceu o nariz na primeira tentativa precisa dar uma nova chance à dobradinha. Cada "casa" é um caso e os especialistas no prato garantem que quando bem feita, a dobradinha é imbatível.

A barraca da Tia Maria é referencia na Feira Central de Campo Grande quando o assunto é dobradinha. A indicação vem dos próprios feirantes que trabalham ali.

A responsável pelo sucesso é uma das proprietárias da banca, Patrícia kawamoto, 35 anos. A preparação começa em casa. “Tem pratos que ninguém sabe fazer, ou se sabe não faz muito bem, tem coisas que são difíceis, assim como a dobradinha”, explica.

A barraca leva o nome da sogra “Tia Maria”, e foi ela quem ensinou Patrícia a preparar a dobradinha, há pelo menos 10 anos.

Conhecido pelo cheiro forte, o prato típico do nordeste do Brasil é feito com bucho bovino. Os segredos são simples, diz Patrícia. “É o tempero e a lavagem da carne, porque a carne é forte, e o tempero ameniza o sabor”. A carne é lavada três vezes e cozida pelo menos duas. Para o preparo são gastos no mínimo 3 horas.

Por semana são preparados de 15 a 20 quilos, o prato é uma combinação perfeita para o inverno, mas mesmo no verão a receita é bastante pedida.

Para acompanhar, adaptações sul-mato-grossenses. Além do arroz branco e do cheiro-verde, a mandioca vem junto.

Com as dicas da especilista, veja os ingredientes para fazer em casa:

1 kg de bucho limpo cortado em tirinhas
2 litros e meio de água
2 colheres (sopa) de óleo
4 dentes de alho
2 tomates sem pele e sem sementes
1 cebola
Sal, pimenta-do-reino, colorau a gosto ou molho de tomate.

O bucho dever ser lavado por três vezes e cozido duas vezes, intercalando essas duas ações. Coloque o bucho de molho em água fria com o suco do limão por duas horas. Em uma panela de pressão, refogue no óleo o alho, os tomates e a cebola. Junte o bucho e tempere com o sal e a pimenta.

Cozinhe por 20 minutos ou até que o caldo tenha engrossado. Rendimento: 4 porções.

Nos siga no Google Notícias