A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 19 de Abril de 2014

28/08/2013 06:37

Em Paranhos, costela no tambor é churrasco com a fama de sabor "imbatível"

Ângela Kempfer
Depois de 5, 6 horas, a carne sai do tambor. (Fotos: João Garrigó)Depois de 5, 6 horas, a carne sai do tambor. (Fotos: João Garrigó)

Só depois de cinco horas, a primeira lasca chega ao prato. Mas quem comeu jura que vale esperar o tempo que for pelo "churrasco de tambor". Em Paranhos, na fronteira com o Paraguai, a cidade praticamente toda conhece o fama, diz o inventor da técnica, Marcelo Mathias.

Veja Mais
Festa do Peixe na Feira Central coloca no cardápio até linguiça de pintado
Casas especializadas indicam melhores peixes para pedir ou fazer na Semana Santa

“Quando não é em família, sempre tem um amigo ou gente que convida para assar em casa”, conta o “especialista”.
Com dois tambores de 200 litros cada, um sobre o outro, ele criou um “defumador” único. No recipiente de cima, tampado, uma grande peça de costela é pendurada, para que a fumaça e o calor vindos de baixo assem a carne aos poucos.

No segundo tambor, a lenha vai queimando, e por um orifício do tamanho de um punho o calor chega à costela. Quando atinge o ponto, a carne chega a se desprender do osso com apenas uma garfada. “Fica com um gosto diferente, incrível, porque o suco da carne continua ali. Não fica aquela costela seca, continua molhada”, comenta Marcelo.

A ideia surgiu com a defumação normal, de linguiça de porco, até que o desafio foi descobrir como ficaria o churrasco feito em um sistema semelhante. “Aumentamos o fogo e assamos de uma só vez um carneiro inteiro. Daí, partimos para a costela.”

Invento de Marcelo para um churrasco diferente.Invento de Marcelo para um churrasco diferente.

Hoje, na hora de escolher o produto no açougue, a peça é comprada completa, com a fraldinha e a ponta de peito. Depois, é pendurada por ganchos no tambor, como em frigoríficos. O espeto não é usado.

O tempero também não é o convencional. Os ingredientes são: 1 litro de mostarda, 2 cebolas grandes, 1 cabeça de alho, cheiro ver e tempero completo a gosto, meio copo de óleo de soja e um copo de vinagre de hortelã. “Depois tem de bater tudo no liquidificador e injetar na carne. Não é para passar, tem de injetar mesmo”.

Marcelo explica que é preciso deixar a costela temperada por mais 12 horas, na geladeira. “No meu caso, desligo o freezer e deixo lá”.

Uma dica importante é sobre a madeira usada como lenha. “Nunca use madeira que tenha cheiro, como o ipê. Isso amarga a carne de tal forma que não dá para comer. Tem de usar angico, peroba ou até eucalipto”. Também não é aceito carvão.

O tempo ali, ao lado do fogo, não é problema garante. “O chato é que fica um monte de gente ‘namorando’ o churrasqueiro e pedindo para abrir o tambor e ver a costela. Cada vez que é aberto, tenho de ajustar de novo a temperatura e o tempo vai aumentando”, conta.

Um churrascão desses de tambor produz cerca de 20 quilos de carne, o que alimenta “umas 45 pessoas” diz Marcelo.

Marcelo e a costela pronta para ir ao prato.Marcelo e a costela pronta para ir ao prato.


Ideia prática. Tb é possível defumar e assar carnes em geladeira/freezer antigos. Meu cunhado faz isso há tempos e tem boa aprovação dos degustadores....fica a sugestão p Campo Grande News fazer uma matéria com ele.
 
derci rezende em 28/08/2013 20:18:24
Claro que a ideia é genial, porém não se esqueçam de que dependendo do resíduo do tambor, com a queima, pode vir a gerar gases tóxicos. Fica aí a dica.
 
ESLAINE QUEIROZ DE LIMA em 28/08/2013 17:36:47
Deu agua na boca, parece bom d++++++++, mas poderia realmente ensinar como fazer essa churrasqueira, pra poder fazer em casa.
 
Liliane Moreira em 28/08/2013 17:06:40
O MARCELÃO, ME CHAMA CARA, AINDA NÃO ALMOÇEI
 
adrielle pereira em 28/08/2013 14:47:45
Estava uma delícia...vocês tem que provar...
 
Ana Paula Lubas em 28/08/2013 12:56:16
ha vinte anos atrás eu ja conhecia isto, e oriunda da Alemanha, existe muito em SC,
 
JOSE DE SOUZA MENEZES em 28/08/2013 11:35:26
Parece deliciosa, mas poderia colocar mais fotos dessa churrasqueira defumadora para agente tentar fazer uma igual.
 
Marcos Lima em 28/08/2013 10:26:16
MARCELO MEU AMIGO CONVIDA EU...
 
maria helena ferreira em 28/08/2013 08:29:29
muito bom mas poderia publicar um projeto mais detalhado desta assadeira para que divulgassemos mais
 
nilton fernandes da silva em 28/08/2013 08:25:21
Nota 10!!!
Muito bom o costelão Dr Marcelo
Parabens
 
Thiago Portantt em 28/08/2013 07:31:30

Compartilhe



Copyright © 2014 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.