ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Sabor

Frutos do cerrado, encontrados em MS, entram para lista da Arca do Gosto

Elverson Cardozo | 12/07/2014 07:45
Castanha de cumbaru é um dos produtos da lista. (Foto: Cleber Gellio)
Castanha de cumbaru é um dos produtos da lista. (Foto: Cleber Gellio)

Pelo menos cinco alimentos típicos do Cerrado, comuns em Mato Grosso do Sul e encontrados com certa facilidade, inclusive em Campo Grande, estão na Arca do Gosto do Slow Food, organização internacional, sem fins lucrativos, que luta para que todos possam conhecer e desfrutar da boa comida.

"Trata-se de um catálogo mundial, disponível a quem tiver interesse, que identifica, localiza, descreve e divulga sabores quase esquecidos de produtos ameaçados de extinção, mas ainda vivos, com potenciais produtivos e comerciais reais”, resume a publicação.

A iniciativa existe desde 1996. Desse tempo para cá, mais de 1 mil itens, de dezenas de países, foram integrados à Arca. Do Brasil, até agora, são 28. Cinco deles são comuns no Estado. A bocaiúva é um exemplo.

O “coquinho” foi indicado pela chef de cozinha Magda Alves e recém adicionado à lista. Também conhecida como chiclete pantaneiro, chiclete de bugre, de boi, macaúba, coco-baboso, mucujá, mocujá, mocajá, macaíba, macaiúva, umbocaiúva, imbocaiá ou côco-de-espinhos, a fruta, que pode ser consumida in natura, na forma de polpa ou farinha, tem, segundo a pesquisa, “significativo valor energético, grande concentração de carboidratos e alto teor de betacaroneto, precursor da vitamina “A”.

Bocaiúva. (Foto: Divulgação)
Bocaiúva. (Foto: Divulgação)

A bocaiuva é comum em Campo Grande, mas pode ser encontrada desde o Pará até São Paulo, passando por Mato Grosso e Rio de Janeiro. Além do Brasil, ocorre na Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Venezuela, nas três Guianas, no México e em toda a América Central.

A castanha de cumbaru, cuja área de produção aparece em Pirenópolis, Goiás e na região Centro-Oeste, também é tipico do cerrado sul-mato-grossense. O produto tem alto valor nutricional e, segundo a Arca, contém cerca de 26% de proteínas. Pode ser consumido inteiro ou para o preparo de receitas de doces típicos. Tem gente que mistura, inclusive, no brigadeiro .

O Arroz Nativo do Pantanal, também conhecido como Arroz do Campo, é outro alimento que faz parte da lista. Segundo o estudo, o produto - que além do Mato Grosso do Sul, pode ser encontrado no Mato Grosso, Argentina, Paraguai e Bolívia - era tradicionalmente colhido e utilizado na alimentação dos índios Guató, canoeiros do Pantanal, que vivem às margens do Rio Paraguai e não usam mais os grãos para o consumo. Eles chamavam o arroz de Machamo. Não havia plantio, somente a colheita.

Arroz do Pantanal é outro produto cujo hábito está ameaçado de extinção. (Foto: Miriam Arazine)
Arroz do Pantanal é outro produto cujo hábito está ameaçado de extinção. (Foto: Miriam Arazine)

Atualmente, a população que colhe é de não indígenas que moram ao longo do rio Paraguai, nas comunidades da Barra do São Lourenço e do Castelo. Das espécies silvestres Oryza latifolia Desv e Oryza glumaepatula Steud, o arroz, diz a Slow Food, “é um produto de sabor agradável, tem teor de vitaminas e proteínas mais alto do que as variedades de arroz integral encontradas no mercado”.

Tem, segundo avaliação da entidade, potencial econômico, mas nunca foi comercializado. A pesquisa está à cargo da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em parceria com a ONG ECOA.

O jatobá, que não agrada o paladar e nem o olfato de todo mundo, também foi elencado. A fruta, mais consumida na forma de farinha (para o preparado de bolos e pães, por exemplo) também por ser encontrada no Estado. Trata-se de um alimento tradicional, mas que não é tão consumido pelas gerações atuais.

De acordo com o levantamento da arca, o jatobá, é nutricionalmente relevante. “Contem proteína, vitaminas, cálcio e potássio. Em alguns casos pode-se assumir que ela chega a substituir a farinha de milho, alimento estratégico para a comunidades indígenas do Xingu”.

O pequi, um dos principais alimentos vendidos pelas mulheres indígenas, em frente ao Mercadão Municipal de Campo Grande, completa a lista de sabores regionais. A Arca descreve o produto como um fruto de sabor perfumado e único, altamente calórico, rico em vitamina A e proteínas. Para ver a lista completa, clique aqui.

Nos siga no Google Notícias