A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

16/01/2014 06:50

Há 3 décadas churrascaria serve kibe cru com mandioca e farofa com tabule

Paula Maciulevicius
Do kibe cru à picanha. Churrascaria mistura Líbano e Brasil à mesa. (Fotos: Cleber Gellio)Do kibe cru à picanha. Churrascaria mistura Líbano e Brasil à mesa. (Fotos: Cleber Gellio)

O cheiro do churrasco a gente sente antes mesmo de chegar ao endereço. Há quase três décadas, a combinação Brasil-Líbano chegou à mesa do Manura, na avenida Mato Grosso. De início era para ser apenas a comida árabe, mas para manter o movimento em alta, o jeito foi acrescentar a picanha ao cardápio.Do

Veja Mais
Mistura de peruana com oriental, tendência para 2017 é cozinha que une 2 países
Cremosa e saborosa: aprenda a fazer Tilápia à moda da casa

O restaurante mantém a tradição de servir em família. Tapetes à venda na parede e um cardápio com o melhor da comida árabe e o churrasco gaúcho, além de manter a mesma equipe de funcionários há mais de 10 anos. O dono, Munir Saad, aquele senhor que hoje tem os cabelos totalmente brancos não parece, mas chegou aos 70 anos, cumprimento a clientela de mesa em mesa e perguntando se está tudo bem.

A fachada antiga era com letreiro em vermelho e azul, hoje substituída por uma faixa com o nome Manura churrascaria e comida árabe. A decoração por dentro anda simples, os tapetes que sempre ocuparam as paredes ainda não chegaram do Bazar Irã. Mas em breve voltam a ser ofertados ali. “Aqui já vendeu mais do que na loja que eles tiveram no shopping”, recorda Munir.

O restaurante abriu as portas em março de 1987. Como fogo de palha, já era daquela época o costume de lotar o que é novo na cidade. Mas passado um mês, a cunhada alertou Munir, de que se não colocasse churrasco, ia ter que fechar.

Munir pai e Munir filho. Churrascaria mantém tradição do trabalho em família desde o início.Munir pai e Munir filho. Churrascaria mantém tradição do trabalho em família desde o início.

“Fiquei pensando como é que eu vou servir kibe cru com mandioca? E tabule com farofa? Mas graças a Deus, passaram 27 anos do Manura, que eu acredito que tenha bastante sucesso”, conta Munir.

Os clientes não acharam tão estranho quanto o dono. Tem quem cometa, talvez um crime, de juntar mijadra com picanha, coração de frango e coalhada. O buffet é tão variado de kibes, esfihas, charutos, que é difícil escolher se vai de comida árabe, ou de churrasco.

Nascido no Líbano, preparar a carne não foi o mais complicado. “O churrasco não é o difícil, você tem que gostar daquilo que faz, ter aptidão e conhecimento de causa, para que na falta de um funcionário, você faça sabendo mais do que ele”, completa Munir.

De restaurante ele só conhecia do portão para fora. Mas o dia-a-dia foi o melhor mestre. Quando se fala na culinária árabe, a relação é de trabalho artesanal, que no Manura sempre foi desenvolvido pelas mãos da esposa e da sogra de Munir.

O lugar também é um dos poucos que preserva os mesmos funcionários há tanto tempo. Os garçons mais antigos são xarás, José Antônio e José Leite, que entre idas e vindas somam mais 18 e 14 anos respectivamente. Eles podem até não saber o nome de todos os clientes, mas quem senta à cadeira do Manura sabe o nome deles.

Um dos pontos do lugar é manter a mesma equipe por décadas, como os garçons José e José Leite.Um dos pontos do lugar é manter a mesma equipe por décadas, como os garçons José e José Leite.

O garçom mais velho, ‘seo’ Adão, se aposentou em 2013, aos 70 anos devido a problemas de saúde. Trabalhou na casa por duas décadas. O montador dos pratos, é o mesmo de o início. Então, não estranhe a coincidência de ser exatamente igual a sequência e os detalhes dos pratos no buffet.

“Às vezes aparece gente que se mudou de Campo Grande, mas vem e fala está do mesmo jeito. A gente responde que quem prepara está aqui há 27 anos”, explica o filho do dono, Munir Saad Junior, de 30 anos.

O rapaz que foi criado no restaurante hoje toma parte da administração. Depois de 10 anos trabalhando numa multinacional, deixou o emprego para se dedicar ao que aprendeu a fazer desde cedo, gerenciar a churrascaria. “Fomos criados aqui dentro, a família toda. Sempre gostei muito e chegou o momento oportuno”, avalia.

Mas a entrada do filho não significa aposentadoria para o Munir pai. “Eu saio de casa e o carro vem direto para a porta do Manura”, o comentário soa como justificativa de quem toca a vida, no automático, naquele endereço.

Munir veio de Francisco Alves, cidade do interior do Paraná. Comprou o terreno onde ergueu o restaurante em 1986. Antes era um botequim ao ar livre. O sinal de que devia abrir espaço para a culinária árabe veio de uma visita à lanchonete de Elias Dibo. Era um domingo e ele chegou às 19h, mas só conseguiu comer perto das 23h. “De tanta gente que tinha, e aquilo me entusiasmou”.

Se não tivesse aberto a churrascaria, provavelmente teria entrado para a política, não por ter vocação ou querer, mas por ser, à época, considerado um nome de consenso e a chave para a resolução das questões políticas de Francisco Alves.

Por sorte, ou por destino, quem agradece hoje é o paladar campo-grandense. Num só lugar, Munir juntou a dedicação do trabalho em família, com kibe cru, mandioca, farofa e vinagrete. Tudo de primeira e feito com gosto de quem quer servir bem.

O nome “Manura”, vem do apelido carinhoso que Munir tem. Na cultura popular árabe, é como se este fosse um diminutivo, mas o mais carinhoso possível, pronunciado apenas por familiares e amigos íntimos.

Para que não conhece, a churrascaria fica na avenida Mato Grosso, entre a Rui Barbosa e a Pedro Celestino e funciona de segunda a segunda, no horário do almoço.

e mesa em mesa e perguntando se está tudo bem.A fachada antiga era com letreiro em vermelho e azul, hoje substituída por uma faixa com o nome Manura churrascaria e comida árabe.e mesa em mesa e perguntando se está tudo bem.A fachada antiga era com letreiro em vermelho e azul, hoje substituída por uma faixa com o nome Manura churrascaria e comida árabe.



Em breve vou conhecer a churrascaria MANURA. Fiquei com vontade de saborear os pratos
 
JAIR APARECIDO ZANIN em 17/01/2014 20:04:18
Pra mim é a melhor churrascaria de Campo Grande, o tratamento ao cliente é o melhor!
 
Gabriel Porto em 17/01/2014 17:08:42
Fui inúmeras vezes ao Manura agradar minha esposa, hoje falecida. Ela adorava a picanha no alho e óleo, e dizia que somente lá fazia a seu gosto. Hoje me resta a saudade, dela e daqueles dias que hoje vejo como era feliz e sabia.
 
claudio dias em 17/01/2014 04:25:50
É a casa dos Despachantes Documentalistas do Estado de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande...
Parabéns pelo atendimento.
 
Antonio Seabra em 16/01/2014 20:39:07
Comida e atendimento excelente. E a costela de carneiro? Bom demais!
 
Lineu Marcio em 16/01/2014 17:25:46
O Manura é exatamente isso...comida árabe da melhor qualidade, mesclada com iguarias tipicamente nossas...sempre sob o olhar atento do amigo Munir Saad, esposa e filhos que esbanjam carinho e cordialidade aos seus clientes...parabéns "brimo"...aqui vai meu abraço chamamezeiro desde Corrientes - Argentina, onde estou passando uns dias de férias, curtindo um bom chamamé, visitando amigos e, logicamente, desfrutando da boa gastronomia local...
 
Janio Fagundes Borges em 16/01/2014 17:02:11
Parabenizo este veiculo de comunicação por homenagear essa familia que contribui muito para a culinária Sulmatogrossense, somos clientes desde sua inauguração e nós sentimos privilegiados por fazer parte do sucesso que lhes é merecido.
 
João Abib Mansur em 16/01/2014 16:22:23
Tudo que é feito com amor, carinho e dedicação só pode resultar em sucesso. O clima família presente na churrascaria é mais uma comprovação disso. Parabéns à família do Senhor Munir e Neusa e seus funcionários. Gostei de ler a matéria e faço votos que o empreendimento cresça cada vez mais. Um grande abraço. Luiza
 
Luiza Yoshie em 16/01/2014 15:09:34
Excelente matéria, escolheram o melhor restaurante de Campo Grande. Frenquento há muitos anos e sempre manteve a excelência em atendimento e padrão das comidas. Tem um belo buffet com muitas comidas árabes sem falar que oferece o melhor rodízio de carnes do Centro-Oeste. Vale a pena experimentar o cordeiro, carne de sol e cupim mexicano, além é claro daquela picanha suculenta. Parabéns pelo sucesso!!!1
 
Rafael Martins em 16/01/2014 13:44:04
Manura é show. Comida e atendimento muita bom. Churrasco com libe e coalhada combina bem demais...e aquele cupim assado é bom demais da conta.
 
André Stuart em 16/01/2014 13:15:56
Toda vez que estou em Campo Grande sempre dou um jeito de almoçar no MANURA. Eles servem a melhor kafta do Brasil, além do atendimento ser ótimo. Parabéns pela matéria que retrata a magnitude desse restaurante.
 
Artur Saldanha em 16/01/2014 12:54:42
No Manura, serve-se uma carne de sol assada na brasa, que é um espetáculo... de falar, a boca já enche d'água...
 
Luiz Aanache em 16/01/2014 11:26:21
Ah esqueci ´de dizer q como nem tudo é perfeito, o montador de pratos citado nesta matéria tem um grande defeito É PALMEIRENSE. Em compensação o garçon Zé é CORINTHIANO ROXO. kkkkkkkkkk
 
Magali Santana em 16/01/2014 11:16:59
Que delicia ver esta matéria, a muitos anos eu e meu marido Evando almoçamos todas as semanas neste maravilhoso restaurante. Os garçons são nossos amigos. Tanto é q qdo veem a gente chegando eles correm e sentam exatamente no lugar q costumamos sentar. Qto aos donos Sr. Munir, Sra. Neuza, e os filhos, nossa são de uma receptividade sem igual. Aproveito para deixar meus cumprimentos a esta familia incluindo todos os funcionários os nossos mais sinceros desejo de um 2014 cheio de paz, amor e principalmente muitos clientes. Bjus a todos.
 
MAGALI SANTANA em 16/01/2014 11:13:49
Otimo restaurante PARABÉNS pela materia....PARABÉNS sr. Munir.
 
Marcelo Horta em 16/01/2014 11:03:46
Um dos personagens do meu trabalho de conclusão de curso, ótima pessoa senhor Munir muito gentil e receptivo.
 
Rosália Prata em 16/01/2014 10:24:13
Bela matéria, já tive oportunidade de de almoçar no manura por diversas vezes e com certeza sai dali muito satisfeito com o atendimento e pelo buffet bem servido, quem ainda não conhece esta perdendo tempo, minha gente vamos prestigiar este belo local.
 
marcio benites em 16/01/2014 09:39:35
Realmente o Manura e um Restaurante Extraordinário eu Adoro desde pequenina que conheço o espaço e a comida, a qualidade sempre a mesma, como já não vivo em CG nas minhas visitas tenho sempre de ir Almoçar por lá...
Quem ainda não conhece vá conhecer e comer as iguarias que lá são servidas que são de comer e pedir BIS.
 
Alessandra Macedo em 16/01/2014 09:01:34
Moro no interior e vou poucas vezes em Campo Grande, mas quando vou se eu não almoçar no Manura é como se não tivesse ido... adoro a comida de lá... a mistura... atendimento nota dez....
 
Ana Eliza em 16/01/2014 08:32:50
Na minha opinião, um dos melhores restaurantes de Campo Grande, simples, comida boa, atendimento excelente, proprietário simpático que passa de mesa em mesa cumprimentando os clientes até hoje, Parabens ao Manura.
 
maximiliano nahas em 16/01/2014 08:19:24
manura sempre foi referencia em Campo Grande as festa de fim de ano dos funcionarios do PREVISUL eram feitas lá era uma delicia e depois já frequentei muito mais esta na hora de voltar a frequentar, parabens para os proprietários o atendimento é excelente e agente se sente bem, está aí divulgue mais a nossa Campo Grande merece
 
angelica miranda em 16/01/2014 08:09:28
Almocei pela primeira vez no sabado pp, e gostei muito principalmente da esfiha, exelente em atendimento. parabéns a toda equipe.
 
Adriana de Menezes em 16/01/2014 08:09:20
O que é bom....já nasce feito. Ninguém fica tanto tempo disputando o dificílimo mercado de restaurantes à toa e continua com a mesma qualidade, educação, bons modos que todo cliente encontra no Manura. Como sou gaúcho e apreciador, também, da comida em geral, achei o meu "canto" especial para a hora da gula....rsrsr. Parabéns, Manura.
 
Paulo Roberto em 16/01/2014 08:06:20
Já almocei muito na MANURA e realmente é muito bom, o respeito e o tratamento recebido, sem falar nos pratos deliciosos.
 
esmeraldo pitaluga em 16/01/2014 07:24:00
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.