ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Sabor

Ingrediente para surpreender, carne de jacaré fica pronta em 20 minutos

Sabor regional ganha toque gourmet com receita de chef de cozinha que pode ser feita em casa

Kimberly Teodoro | 02/12/2018 08:16
Com sabor suave, o toque especial do prato é tempero (Foto: Kimberly Teo
Com sabor suave, o toque especial do prato é tempero (Foto: Kimberly Teo

Carne de jacaré ao vapor no papelote pode até parecer complicada, mas leva só 20 minutos para ficar pronta. O filé de jacaré tem pouca gordura e gosto suave, muito próximo ao do peixe, inclusive, na aparência. Ideal para quem quer um jantar especial ou simplesmente experimentar algo novo.

O Labo B foi até a cozinha do curso de gastronomia da Uniderp aprender com o chef Marcos Vinícius Martins uma receita prática, com toque gourmet, para quem gosta de sofisticação e de aventurar pelos sabores da culinária regional.

Os ingredientes são fáceis de achar e a carne de jacaré pode ser encontrada congelada no Mercadão Municipal, mas sob encomenda.

Para cada filé você vai precisar de: vinho branco, 2 batatas cortadas, 1 cenoura, meia cebola, 1 colher de manteiga, azeite, 2 dentes de alho inteiros, 1 laranja, sal e açúcar.

Sirva com os vegetais como acompanhamento e acresce sal, pimenta e azeite a gosto (Foto: Kimberly Teodoro)
Sirva com os vegetais como acompanhamento e acresce sal, pimenta e azeite a gosto (Foto: Kimberly Teodoro)

Comece fazendo cortes verticais no filé descongelado. Em seguida, descasque a cebola e corte ao meio e faça uma das metades em rodelas. Recorte um pedaço de papel manteiga de aproximadamente 30 cm de comprimento, o suficiente para "empacotar" o filé.

Use a cebola para fazer uma "cama", forrando o centro do papel com as rodelas, adicione o sal e a pimenta do reino, raspe a superfície da casca laranja, sem a parte branca e coloque por cima cebola, tomilho fresco e coloque o filé. Adicione um pouco mais de sal à carne, um fio de azeite, pimenta biquinho e uma colher de vinho branco.

Feche as bordas do papel manteiga com cuidado, apertando bem as dobras para que não abra durante o cozimento. Leve ao forno pré-aquecido à 180ºC, entre e 15 a 20 minutos. Cada filé deve ser colocado em um papelote individual para garantir o cozimento, que é feito a vapor.

Enquanto a carne está no forno, prepare os vegetais. Descasque as batatas e corte ao meio, repita o mesmo com a cenoura e cozinhe por cerca de 10 minutos. Em uma frigideira, coloque 2 colheres de sopa de azeite, 1 colher de sopa de manteiga, uma pitada de açúcar e doure o alho nessa mistura.

O próximo passo é colocar os vegetais. Primeiro a cenoura e depois a batata, retire quando estiver "al dente". A dica é esperar que a batata crie consciência antes de virar na frigideira, para evitar que ela se torne um purê.

Abra o papelote e sirva com o acompanhamento.

Veja o passo a passo completo no vídeo:

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

Nos siga no Google Notícias