ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Sabor

Já é hora de colocar para assar e depois pintar as bolachas para Páscoa

Ângela Kempfer | 26/03/2013 07:00
Encomendas de bolacha pintada do Cucas Finas.
Encomendas de bolacha pintada do Cucas Finas.

Lá na Alemanha são “plätzchen”, uma tradição de Natal. Mas para quem é gringo, nascido no Rio Grande do Sul, são bolachas pintadas a mão pela mãe ou pela avó em dias de festa, como a Páscoa.

Cresci assim, vendo minha mãe fazer a massa, tirar formas cheias do forno para depois passar o glacê branco nos biscoitos, um a um, e então polvilhar com granulado colorido. Vieram os netos e tudo continua igual, porém, só para a família.

Mas a tradição também pode vir por encomenda. Em Campo Grande, a empresa Cucas Finas é super familiar e também gaúcha, daquelas de tomar chimarrão todos os dias. Por isso, as datas mais especiais do ano têm bolacha pintada.

“Todo ano, a tradição se repete e reunimos a família para fazer as bolachinhas pintadas. Tão tradicionais e gostosas resolvemos dividir mais este sabor da culinária com nossos clientes”, diz Melissa Schmidt.

Para o Lado B, as meninas da família Schmidt aceitaram dividir uma receita de família. “Da nossa queria tia Léia (in memoria) lá de Coronel Bicaco, nossa cidade Natal e que fizemos este ano aqui”, comenta Melissa.

Antes de colocar a mão na massa, ela avisa: “Há muitas receitas disponíveis na internet, mas as bolachas são realmente trabalhosas e precisam de tempo e dedicação, com doses de paciência para fazer todo o processo, o que as torna bem mais caras que outras do mercado”, lembra uma das proprietárias do Cucas Finas.

Então vamos à receita de “Bolacha Pintada da Léia”.

Bolachas na forma, em formato de Páscoa.
Bolachas na forma, em formato de Páscoa.

Ingredientes:

6 gemas – (Reserve as claras para pintar)
2 xíc. de açúcar
1 xíc. de leite
1 xíc. de manteiga
1 xíc. maisena
2 colheres (sopa) de sal amoníaco
1 pitada de sal
1 pitada de baunilha se quiser
Mais ou menos 1 kg de farinha

Modo de preparo

1- Bata as gemas e acrescente a manteiga e o açúcar. Reserve.
2- Em um recipiente coloque o sal, a maisena e a baunilha. Reserve.
3- Amorne o leite, tire do fogo e acrescente o sal amoníaco mexendo bem.
Em uma bacia grande, misture tudo e acrescente a farinha aos poucos até a massa soltar das mãos é ponto de abrir no rolo. Faça pequenas porções de massa e abra na mesa com o rolo.
Vocês escolhe se quer a massa mais fina ou mais grossa. Corte as bolachas com cortadores de temas diferente, conforme a data especial (aqui usamos coelhos e ovos por causa da Páscoa).

Dica: Vá colocando as bolachas cortadas numa mesa sempre intercaladas por panos de pratos limpos e secos. Nunca deixe a massa descoberta, pois ela pode ficar ressecada.
Asse e reserve os biscoitos em bacias, espere esfriar e parta para a pintura.

Pintando as bolachas:

Bata as claras que sobraram e faça um merengue bem firme. Espalhe as bolachas da mesa ou em formas e pinte uma a uma, você pode usar corantes comestíveis para dar
aquele colorido bacana, ou usar os açucares coloridos bem tradicionais, tudo você encontra em casa de doces, confeiteiros ou mercados. Deixe que elas sequem naturalmente. Há quem goste de usar calda de açúcar de confeiteiro, também ficam ótimas e bem bonitas.

Depois de tudo pronto, guarde as bolachas em latas decoradas ou em vidros, o colorido fica lindo.

Decore sua mesa e sirva as bolachas em travessas. Encomendas pelo www.facebook.com/cucasfinas . Ou pelo fone 9959.1270, com Marcia ou Melissa.

Nos siga no Google Notícias